Como Fazer/Preparar Chá de Hibisco: Receita Fácil Passo a Passo

O chá é uma das bebidas preferidas dos orientais. Por muitos anos os brasileiros realmente ignoraram seus poderes milagrosos, mas de dois anos para cá, a busca pelo corpo perfeito e mais saúde sem uso de medicamentos tornou as ervas as preferidas para compras. O chá de hibisco é um dos mais populares da modernidade e se você o conhecer melhor, deve incluí-lo na sua dieta também.

uma delícia
Tome quentinho!

O sabor do chá de hibisco lembra a framboesa, não sendo doce e nem salgado e até um dos mais gostosos para incluir na apreciação de bebidas no dia a dia. Originalmente vermelho quando feito da planta de verdade, é um dos mais populares do mercado por seus poderes acima de tudo para emagrecer. E é verdade: chá de hibisco emagrece, mas este é um dos muitos benefícios da planta.

Benefícios do chá de hibisco

uma delícia de chá
Muito benefícios para sua saúde!

A maior riqueza do hibisco (Hibiscus sabdariffa) está em ter uma grande quantidade de antocianina, uma substância altamente oxidante. Tomar o chá ajuda, portanto, a manter o seu organismo limpo e livre de radicais livres dos mais diversos tipos. Também possui poder anti inflamatório, ajudando com isso a curar doenças dos mais diversos tipos e em especial manter seu sistema imunológico forte.

dica de receita
Flores de hibisco!

As enzimas e mucilagens presentes na planta são excelentes auxiliares na digestão e manter os sucos gástricos em quantidade adequada, evitando também a azia. Rico em vitamina C, também combate a gripe, ajuda a nutrir o corpo e melhorar a pressão arterial, uma ótima dica para quem anda com a pressão elevada apenas por uma dieta não regulada.

tutorial passo a passo
Para alegrar sua tarde!

E o que todo mundo quer saber: como o hibisco ajuda a emagrecer? Ele ajuda a desintoxicar o organismo. Todos os dias comemos alimentos não saudáveis e repletos de gorduras e carboidratos. O hibisco ajuda a eliminar o que não é necessário ao nosso corpo enquanto elimina de uma forma saudável. E com tanta atividade intestinal nosso organismo acaba acelerando, queimando ainda mais gordura de forma saudável e natural.

Como fazer um chá de hibisco

Chá de hisbico quente – A versão em erva é super fácil de preparar. Com as folhagens frescas e bem lavadas, coloque a água para ferver e quando bolhas começarem a sair, coloque as folhas e deixe por cinco minutos ainda fervendo. Deixe esfriar um pouco e beba ainda quente.

chá de hibisco
Quentinho!

Outra forma ainda comum de preparar a bebida é esquentando a água já com as folhas já na panela enquanto a fervura começa. É uma forma de aproveitar também o aroma. A água quente deste e outros chás também é útil para nutrir a pele e uma limpeza profunda. Segure um pano limpo no vapor da água e aguarde enquanto ele esquenta um pouco. Com o rosto lavado, é só deixar alguns instante na pele e depois partir para uma limpeza mais profunda. Funciona bastante.

para dias quentes
Gelado também é gostoso!

Chá de hisbico gelado – deixe a água ferver por um tempo com as folhas, coloque em um copo e acrescente cubos de gelo. A temperatura do líquido vai ficar agradável e o melhor: uma excelente dica de bebida para o calor.

chá de hibisco
Veja a receita!

Mesmo sendo um chá, é importante manter-se atento a uma super dosagem. Os rins trabalham sempre e devem ser regrados quanto a quantidade de itens ingeridos por dia na filtragem, ou podem trabalhar mais do que o necessário e causar problemas. Uma deita com chás ideal não pode superar

Como aumentar os efeitos do hibisco para emagrecer

chá de hibisco
Emagrece!

Algumas receitas naturais ajudam a potencializar o poder da erva no emagrecimento. As dicas mais conhecidas são a cavalinha e alfafa na fervura do chá, acrescentando todas juntas. Você estará preparando um super suco detox, ótimo para desinchar, acabar com a retenção de líquido e ajuda a controlar a dieta. Também é uma dica legal para manter o sistema digestivo bem regulado e queimar calorias.

receita do chá de hibisco
Folhas secas!

Todos os chás podem ser incrementados com algo para o sabor ficar melhor, mas sem exageros. Use poucas gotas de adoçante, talvez uma colher de chá de mel e rodelas de limão. Mas não exagere, ou ao invés de se nutrir, vai acabar engordando.

Chá de hibisco em pó é bom?

chá de hibisco
Em pó!

A versão em pó do chá de hibisco pode ser encontrada em diversas farmácias e drogarias por preços bem em conta. Mas será que é boa mesmo? Os nutricionistas não indicam substituir o natural pelo industrializado. Nos processos de preparo do pó são perdidas diversas substâncias essenciais como vitaminas e deixa de ser uma bebida nutritiva para se tornar até nocivo ao organismo. Há ainda o acréscimo de conservantes, substâncias para o produto durar mais e o torna mais distante ainda do seu valor nutricional adequado.

Parece ser igual, mas não é a mesma coisa. O ideal sempre será a erva, mesmo havendo a praticidade da bebida ser ingerida com alguns instantes após o preparo.

O que você achou das receitas passo a passo? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)