O chá é uma das bebidas preferidas dos orientais. Por muitos anos os brasileiros realmente ignoraram seus poderes milagrosos, mas de dois anos para cá, a busca pelo corpo perfeito e mais saúde sem uso de medicamentos tornou as ervas as preferidas para compras. O chá de hibisco é um dos mais populares da modernidade e se você o conhecer melhor, deve incluí-lo na sua dieta também.

O sabor do chá de hibisco lembra a framboesa, não sendo doce e nem salgado e até um dos mais gostosos para incluir na apreciação de bebidas no dia a dia. Originalmente vermelho quando feito da planta de verdade, é um dos mais populares do mercado por seus poderes acima de tudo para emagrecer. E é verdade: chá de hibisco emagrece, mas este é um dos muitos benefícios da planta.
Benefícios do chá de hibisco

A maior riqueza do hibisco (Hibiscus sabdariffa) está em ter uma grande quantidade de antocianina, uma substância altamente oxidante. Tomar o chá ajuda, portanto, a manter o seu organismo limpo e livre de radicais livres dos mais diversos tipos. Também possui poder anti inflamatório, ajudando com isso a curar doenças dos mais diversos tipos e em especial manter seu sistema imunológico forte.

As enzimas e mucilagens presentes na planta são excelentes auxiliares na digestão e manter os sucos gástricos em quantidade adequada, evitando também a azia. Rico em vitamina C, também combate a gripe, ajuda a nutrir o corpo e melhorar a pressão arterial, uma ótima dica para quem anda com a pressão elevada apenas por uma dieta não regulada.

E o que todo mundo quer saber: como o hibisco ajuda a emagrecer? Ele ajuda a desintoxicar o organismo. Todos os dias comemos alimentos não saudáveis e repletos de gorduras e carboidratos. O hibisco ajuda a eliminar o que não é necessário ao nosso corpo enquanto elimina de uma forma saudável. E com tanta atividade intestinal nosso organismo acaba acelerando, queimando ainda mais gordura de forma saudável e natural.
Como fazer um chá de hibisco
Chá de hisbico quente – A versão em erva é super fácil de preparar. Com as folhagens frescas e bem lavadas, coloque a água para ferver e quando bolhas começarem a sair, coloque as folhas e deixe por cinco minutos ainda fervendo. Deixe esfriar um pouco e beba ainda quente.

Outra forma ainda comum de preparar a bebida é esquentando a água já com as folhas já na panela enquanto a fervura começa. É uma forma de aproveitar também o aroma. A água quente deste e outros chás também é útil para nutrir a pele e uma limpeza profunda. Segure um pano limpo no vapor da água e aguarde enquanto ele esquenta um pouco. Com o rosto lavado, é só deixar alguns instante na pele e depois partir para uma limpeza mais profunda. Funciona bastante.

Chá de hisbico gelado – deixe a água ferver por um tempo com as folhas, coloque em um copo e acrescente cubos de gelo. A temperatura do líquido vai ficar agradável e o melhor: uma excelente dica de bebida para o calor.

Mesmo sendo um chá, é importante manter-se atento a uma super dosagem. Os rins trabalham sempre e devem ser regrados quanto a quantidade de itens ingeridos por dia na filtragem, ou podem trabalhar mais do que o necessário e causar problemas. Uma deita com chás ideal não pode superar
Como aumentar os efeitos do hibisco para emagrecer

Algumas receitas naturais ajudam a potencializar o poder da erva no emagrecimento. As dicas mais conhecidas são a cavalinha e alfafa na fervura do chá, acrescentando todas juntas. Você estará preparando um super suco detox, ótimo para desinchar, acabar com a retenção de líquido e ajuda a controlar a dieta. Também é uma dica legal para manter o sistema digestivo bem regulado e queimar calorias.

Todos os chás podem ser incrementados com algo para o sabor ficar melhor, mas sem exageros. Use poucas gotas de adoçante, talvez uma colher de chá de mel e rodelas de limão. Mas não exagere, ou ao invés de se nutrir, vai acabar engordando.
Chá de hibisco em pó é bom?

A versão em pó do chá de hibisco pode ser encontrada em diversas farmácias e drogarias por preços bem em conta. Mas será que é boa mesmo? Os nutricionistas não indicam substituir o natural pelo industrializado. Nos processos de preparo do pó são perdidas diversas substâncias essenciais como vitaminas e deixa de ser uma bebida nutritiva para se tornar até nocivo ao organismo. Há ainda o acréscimo de conservantes, substâncias para o produto durar mais e o torna mais distante ainda do seu valor nutricional adequado.
Parece ser igual, mas não é a mesma coisa. O ideal sempre será a erva, mesmo havendo a praticidade da bebida ser ingerida com alguns instantes após o preparo.
O que você achou das receitas passo a passo? Comente!

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por chás.
Comprei cha de hibiscus em po mas li que não é tão bom como em folhas mas não posso deixar de fazer pois gasta se dinheiro posso tomar.??obrigada
O em pó faz mal?
Posso passar no liquidificador, a flor do hibisco, para fazer o pó, e tomar