Ervas Naturais para Chás: Tipos, Nomes, Receitas, Dicas

Publicidade

Os chás estão na cultura brasileira desde os tempos da vinda da Família Real ao Brasil, lá nos anos de Brasil Colônica. Mas demos aos orientais o uso de tal bebida tanto para apreciação do sabor como para seu uso medicinal. Foram os europeus que acrescentaram o refino à bebida e a tornaram clássica, como o conhecido Chá das 5h inglês, mas há outras formas de apreciar ervas naturais para o chá, como curar doenças, tratamentos naturais para emagrecer, dentre outros. E como são muitas, com certeza você vai encontrar um para apreciar ou suas necessidades biológicas.

Ervas Naturais para Chás
Ervas Naturais
uma delícia

Ervas naturais para chá que curam doenças

Chá de Boldoacalma a flora intestinal
Chá materegula o colesterol ruim
Chá de erva docetem propriedades relaxantes
Chá de capim cidreiradiurético forte e natural
Chá de carquejatrata problemas estomacais
Chá de Aroeiramelhora o sistema imunológico
  • Chá de boldo – já conhecido de muita gente quando vem aquele mal estar desagradável no estômago. O boldo ajuda a acalmar a flora intestinal, por isso funciona com quem sente azia, está sofrendo com má digestão ou quem não está com enjoos e vômitos na ressaca. O aroma é agradável e pode ser adoçado para o sabor ficar melhor.
  • Chá mate – ótima reguladora do colesterol, por isso pessoas com o problema nas taxas sanguíneas podem tomar de duas as três xícaras por dia. Mas para não sobrecarregar os rins, o ideal é ingerir ao menos dois litros de água por dia. O sabor é forte, então usar adoçante é bem comum. Esta também é uma das ervas mais usadas para chá da tarde pelo seu sabor diferenciado.
  • Chá de erva doce – a erva natural já é muito usada em receitas para apurar o sabor e é um ótimo chá relaxante. Medicinalmente é utilizada para problemas digestivos, em especial quando se está de ressaca ou algum alimento mais pesado deixou os ácidos em maior produção. Pode ser ingerido tanto de dia como de noite e não altera o sono.
  • Chá de capim cidreira – a sua riqueza em óleo essencial torna esta erva muito indicada até pelos médicos como diurético natural, também podendo ser usado para emagrecimento. Também tem ação analgésica, com indicação para febres e uma leve gripe.
  • Carqueja – uma das ervas medicinais mais conhecidas para quem quer tratar os problemas estomacais. Não deve ser tomada com limão e o indicado é sem açúcar, mesmo o sabor sendo bem amargo. Vale a pena porque os benefícios para o sistema digestivo são enormes e de ação rápida.
  • Aroeira – é muito usada em banho termal ginecológico, mas como erva para chá é ótima para ajudar a melhorar o sistema imunológico do corpo. Também ajuda a melhorar cicatrizes, podendo ser usada para banho no corpo todo também, mas sempre com água morna para aproveitar ao máximo da planta.

muito gostoso
dicas da natureza

Ervas naturais para chás relaxantes

  • Hortelã – muito usada em sucos detox, o poder refrescante da erva acaba acalmando o sistema nervoso, por isso é uma ótima dica para chá de fim de tarde, depois de um longo dia de estresse. Não há provas científicas sobre como ele possa ajudar na saúde e doenças, mas muitas pessoas tomam chá de hortelã para problemas de estômago e irritação na pele.
  • Chá de camomila – um dos melhores calmantes naturais no mercado, tanto que é usado em comprimidos vendidos amplamente para relaxamento. As substâncias flavonoides e cumarina são as responsáveis tanto por ajudar na cicatrização como acalmar o organismo, ótimo chá para tomar antes de dormir.
  • Valeriana – muito usada em medicamentos naturais para o relaxamento, inclusive comprimidos fitoterápicos. O chá pode ser feito em casa e apenas o aroma já deixa a pessoa mais relaxada, então pode deixar fervendo e sentir a delícia da valeriana, podendo ser adoçado ou não. Ajuda a melhorar a qualidade do sono e o humor, em especial em pessoas estressadas.

para preparar sua bebida
quentinho e doce
erva batida em pó

Ervas naturais para chás que emagrecem

  • Hibisco – anda ficando famoso porque seu poder de inibir a fome antes de cada refeição. Pode ser natural ou sua versão em pó, sendo a erva a mais eficiente. Também é desintoxicante, ajudando em especial quem possui problemas com retenção líquida e por isso o peso elevado.
  • Chá verde – diversas ervas indianas ganharam este nome e nem sempre o chá ingerido tem a mesma erva, podendo até mais de uma. A proposta deste chá é criar uma pasta dentro do organismo demorando a ser diluída, por isso acaba ajudando a eliminar a fome. Além de ser desintoxicante, na dieta a sua principal função é inibir a fome, ajudando na reeducação alimentar. Pode ser ingerido de três a cinco vezes por dia, sempre com muita água para não sobrecarregar os rins.
  • Chá preto – derivado da planta Camellia sinensis, é responsável por acelerar o metabolismo, por isso ajuda no emagrecimento pela queima de gordura. O seu melhor uso é aliando à prática de exercícios, antes e depois das refeições. Não há uma hora certa para tomar, mas cerca de vinte minutos antes de ir à academia anda se mostrando a forma ideal de perder peso sem prejuízos à saúde e com maior aproveitamento do chá.

beba quentinho
vários tipos e espécies

 

O que você achou das ervas? Qual você gosta mais? Comente!

como saber qual chá você deve tomar
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *