Chá de Alface: Receita Passo a Passo e Dicas de Benefícios

Quando bem organizado no prato, dá vontade de comer uma folha de alface, não? O seu verde pode ser intenso ou mais escuro e a folha é apetitosa. Em alguns restaurantes é usada como complemento na dieta, mas em outros é uma parte importante da salada e está presente na dieta de muita gente. Se ainda não faz parte da sua, temos alguns bons motivos para te incentivar a comer a folhagem ou tomar o chá de alface, muito rico em nutrientes.

Os benefícios do chá de alface

Alguns sites comentam que a melhor forma de ingerir alguns vegetais é no seu estado puro, natural. A maior parte dos médicos e nutricionistas diz que não tem problema aproveitar os benefícios em salada com fervuras ou chás, desde que não sejam guardados para ingerir depois. Ou seja: se for fazer o chá, necessita beber na hora. E benefícios do chá de alface é que não faltam.

Se você tem medo de engordar, esqueça. A folha de alface é a mais baixa da lista de calorias de sua salada, com apenas 15 calorias por 100 gramas, menos que o tomate ou o pepino. É uma fonte vasta de vitaminas e mineiras, sendo uma das mais importantes a C, responsável por aumentar a imunidade do corpo e com isso ajuda a combater desde resfriados a doenças mais sérias.

O alface é uma fonte importante de nutrientes ao corpo, podendo nutrir organismo de um vegetariano por completo com cálcio, magnésio, potássio, fósforo e o ferro, um dos itens mais importantes para os veganos porque não ingerem nenhum derivado de animal. O cálcio é importante para aumentar a densidade dos ossos, em especial em pessoas com mais de 40 anos.

Outra indicação comum é à problemas estomacais. A planta tem acidez alcalina, e com isso ajuda a neutralizar os ácidos estomacais. Pode estar presente sem problemas na dieta de pessoas com gastrite e outros problemas estomacais sem causar qualquer mal ou necessidade de indicação médica.

Chá de alface emagrece?

E o que a maior parte das pessoas quer saber hoje: alface emagrece? A resposta é sim. Claro, não apenas ele, mas com acompanhamento de uma dieta pobre em calorias ele é extremamente eficaz para quem deseja perder peso. Ele é rico em proteínas e com isso ajuda a saciar a fome enquanto desintoxica o organismo. Essa propriedade desintoxicante faz o alimento ser indicado em dietas para melhorar a pele e também quem deseja se livrar de males como o vício em cigarro e doces.

Chá de alface ajuda a dormir melhor?

Já comer a planta na salada ajuda a um sono mais tranquilo e reduz as chances de insônia em quem problemas crônicos. O chá também ajuda bastante e para isso basta uma xícara antes de dormir. O alface é rico em uma substância chamada letucarium, auxiliar na indução do sono e relaxamento da mente. Também ajuda em dias estressantes como alívio da mente e a quem deseja melhorar o mau humor.

Como fazer chá de alface

Há diversos métodos populares de produzir o chá e não existe um ideal. Com a água quente em uma panela você pode deixar ferver cerca de cinco minutos apenas as folhas, as folhas com os talos e há quem deixe a raiz, aquela parte grossa facilmente visível quando você compra do supermercado. O importante é ingerir a bebida ainda morna para aproveitar o máximo dos seus nutrientes. Não faz mais efeito guardar para tomar depois.

O chá de alface para bebês não tem qualquer contra indicação e há diversos depoimentos de acalmar realmente as crianças. A receita é deixar ferver os talos por apenas 10 minutos e servir quase frio. A criança pode tomar em qualquer idade e pode ser antes da soneca da tarde ou de dormir para um sono mais tranquilo.

O chá de alface gelado é feito da mesma forma. Primeiro é preciso ferver o item e só depois deve-se levar para a geladeira ou colocar pedras de gelo. É a fervura a responsável por soltar o sabor, os nutrientes e deixar a bebida nutritiva. Não adianta apenas colocar as folhas ou talos em água fria, não vai funcionar. Não necessita deixar ferver mais do que 10 minutos.

Quem pode tomar chá de alface?

A menos que você seja alérgico, não há contra indicação de qualquer condição médica do chá ou da fruta. Para saber se você tem alergia uma forma sem necessitar comer ou esperar uma reação é procurar um alergologista e fazer um teste de alergias. Por meio do exame você sabe quais substâncias você é predisposta a ter alergia e pode organizar a sua dieta melhor.

Não existe uma melhor forma de ingerir alface na sua dieta para obter seus benefícios. Pode ser em saladas, em acompanhamentos de pratos ou puro mesmo. O importante é manter o alimento na dieta ainda fresco e bem lavado para evitar a contaminação por microorganismos.

O que você achou do gosto deste chá? Comente!

13 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)