Como Fazer Chá de Trombeta (Receita) + Benefícios Passo a Passo!

Veja todas as informações sobre o polêmico chá de trombeta

A trombeta é uma espécie de lírio branco que tem o formato do instrumento musical. Branca, ela é muito bonita para ser apreciada, mas, também, é consumida na forma de chá. Reza a lenda que essa bebida fazia parte do ritual indígena e há relatos sobre ela até mesmo na mitologia.

Suas propriedades alucinógenas fazem com que essa bebida se destaque de maneira importante. Ao mesmo tempo, ela tem propriedades que podem ser boas para a saúde, desde que tudo seja consumido com moderação.

Para esclarecer todos esses pontos, veja a seguir tudo o que você deve saber sobre o chá de trombeta.

Quais são os benefícios do chá de trombeta?

Apesar de controverso, o chá de trombeta tem algumas propriedades que ajudam a saúde. Usado da maneira correta e na dose ideal, ele ajuda o corpo a combater uma série de problemas. É por isso, inclusive, que ele faz parte de alguns produtos fitoterápicos, já que é muito poderoso.

Dentre as propriedades estão:

Atua no sistema nervoso

Uma das características mais importantes dessa bebida consiste em sua atuação no sistema nervoso. Ele tem é capaz de mexer com algumas áreas do cérebro e, embora isso possa ser perigoso se ingerido em grandes quantidades, na dose certa pode fazer bem.

Quem sofre com convulsões, por exemplo, vê os números de ocorrências diminuírem com o uso prolongado da bebida. Já quem sofre de Mal de Parkinson ganha uma importante ajuda no controle dos movimentos, já que o cérebro sai do estado degenerado que leva aos tremores.

Da mesma forma, também ajuda quem sofre com diversos tipos de nevralgia. Ao desinflamar os nervos e melhorar a circulação de informações e contato com o cérebro, o corpo experimenta menos dor e incômodo.

Facilita a circulação sanguínea

Essa bebida também tem como propriedade a ação dilatadora nos vasos. Isso ajuda o sangue a correr melhor, garantindo que a circulação seja mais efetiva e mais adequada. Como consequência, há menos riscos de pressão alta, por exemplo.

De quebra, isso também ajuda o coração. Como o sangue circula com menos dificuldade, o esforço que esse músculo faz é consideravelmente menor. Assim, diminuem, também, os riscos de que ocorra um infarto ou cardiopatias em geral.

Auxilia o tratamento de problemas respiratórios

O fato de facilitar a circulação sanguínea e também as suas propriedades e substâncias ajudam no tratamento de doenças respiratórias, principalmente a asma. Consumido com responsabilidade, esse chá ajuda a diminuir a infecção e o inchaço das artérias pulmonares e facilita a troca de gases.

Como relaxa o organismo, também é capaz de diminuir o número de crises, melhorando a qualidade de vida. Embora não substitua um tratamento tradicional, é um bom complemento para colaborar com a qualidade de vida.

Ajuda a relaxar os músculos

Por falar nisso, outro benefício dessa bebida é o relaxamento dos músculos. Justamente por atuar no sistema nervoso é que o chá consegue ajudar no relaxamento do corpo em geral. Em alguns casos, pode levar até mesmo à letargia, mas a quantidade certa impede que isso aconteça.

Quem sente dores musculares tende a tê-las aliviadas com o consumo dessa bebida, além de conseguir dormir melhor devido à sensação de relaxamento e descanso.

Combate problemas gastrointestinais

Os fitoterápicos que mais contêm as substâncias dessa planta são os para problemas gastrointestinais. O chá de trombeta ajuda a aliviar sintomas de distúrbios intestinais, além de favorecer a regulagem de funcionamento dessa área.

Além disso, também ajuda em problemas do estômago e de digestão em geral. Por mais que não faça do sistema gastrointestinal em si, as cólicas menstruais também são aliviadas com o consumo da bebida.

Tem ação contra o reumatismo

Pessoas que sofrem com o reumatismo também se beneficiam dessa bebida. Nesse caso, a bebida pode ser aplicada até mesmo de maneira tópica, de modo a diminuir a inflamação e devolver a mobilidade às articulações.

Associado a um tratamento específico para o problema, esse chá ajuda a garantir mais mobilidade e evita a perda de qualidade de vida, queixa que é tão comum entre quem sofre com esse tipo de problema.

Como preparar esse chá? Receita Passo a Passo

Por mais que o chá de trombeta tenha todas essas indicações e benefícios, ele é, na verdade, uma substância controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso porque a trombeta é considerada uma substância psicotrópica, entrando na categoria de drogas.

Para limitar o acesso, portanto, a venda da planta tende a ser controlado. Porém, não é incomum achar a espécie em locais espalhados pelo país. Ao mesmo tempo, é possível que não se trate da planta certa, o que poderia levar à intoxicação.

Sendo assim, a recomendação é não fazer o chá por conta própria, já que os riscos podem ultrapassar os benefícios.

Quais são as contraindicações?

E, por falar em riscos, é fundamental ter atenção às contraindicações e aos efeitos colaterais. O mais impactante deles é o efeito alucinógeno que essa planta pode causar. Ela ainda pode provocar alucinações, ressecamento das mucosas, visão embaçada, aumento da temperatura corporal e até mesmo perda de consciência. Há relatos que indicam a demora em recuperar totalmente a consciência. Para quem já tem problemas psicológicos, como quadros psicóticos, os efeitos podem ser ainda piores.

Além disso, a planta dá muita sonolência e sensação extrema de fraqueza e relaxamento. Por isso, muitas vezes é utilizada para dopar outros indivíduos, especialmente por criminosos. Quem tem pressão mais baixa, por exemplo, pode colocar a saúde em risco.

Sem a devida observação, a bebida pode levar a delírios, coma e até mesmo a morte, então o melhor é não se arriscar.

O chá de trombeta é uma bebida poderosa, com muitas propriedades e capaz de ajudar a saúde. Ao mesmo tempo, sua ação alucinógena traz perigos para a saúde, tornando essa uma substância controlada pela própria ANVISA. Por isso, é sempre bom consultar um médico de modo a não arriscar a sua saúde e nem se colocar em uma posição incômoda.

Você já conhecia essa bebida? Ficou com alguma outra dúvida? Não deixe de comentar!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)