Chá de Arruda: Como Fazer, Como Tomar + CUIDADOS!

Publicidade

Veja quais são os benefícios e quais cuidados tomar com o chá de arruda

A arruda é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas tanto na medicina natural quanto para fins religiosos. Seu odor e seu formato característicos tornam uma planta tão popular quanto poderosa, sendo repleta de propriedades e características únicas. Com isso, não é de se estranhar que o chá de arruda seja uma opção ingerida por muitas pessoas que estão em busca de uma vida mais saudável, mas a verdade é que seu uso descuidado traz riscos para a saúde que devem ser considerados. Assim, confira a seguir os benefícios e quais os cuidados que você deve ter com esse chá.

Os benefícios do chá de arruda

Conhecida como uma bebida secular, o chá de arruda apresenta algumas características importantes para quem está em busca de mais qualidade de vida e mais saúde. Assim, os principais benefícios incluem questões como:

· Tem efeito calmante

Uma das características mais conhecidas do chá de arruda é o fato de que ele possui um efeito calmante bastante pronunciado, em parte devido às suas propriedades antiespamódicas e analgésicas.

Apesar de não ser o chá mais calmante que existe disponível, essa bebida consegue fornecer a quem a ingere uma leve sensação de relaxamento, principalmente em relação aos músculos. Com isso, quem sofre com dores e contrações pode ingerir o chá como uma forma de aliviar esses sintomas e, com isso, conseguir uma sensação de relaxamento.

· Melhora a circulação

Esse chá também é conhecido por melhorar a circulação por dois motivos principais. O primeiro deles diz respeito às suas propriedades adstringentes, o que significa que ele faz com que o sangue flua melhor e de maneira mais fácil. Isso, inclusive, impede o acúmulo de gordura em placas nas paredes internas dos vasos.

O outro fator que faz com que a circulação seja melhorada é a presença de rutina, conhecida como vitamina P, e que é responsável por fortalecer os vasos sanguíneos. Com isso, existem menos riscos de ruptura de vasos, assim como a coagulação também é facilitada.

· Alivia dores menstruais

Por ajudar na circulação e por conter propriedades antiespamódicas e analgésicas, esse chá é muito utilizado por quem encontra problemas na menstruação. Normalmente o uso mais comum é por quem sofre com cólicas muito severas que são resultantes da contração do útero de maneira intensa.

Quem tem menstruação escassa também costuma fazer uso desse chá já que ele é conhecido por “descer” a menstruação. Isso não tem nada a ver com o fato de ser um chá hemorrágico e, sim, apenas com o fato de facilitar que a menstruação que já existe aconteça de maneira menos dolorosa.

· Ajuda o sistema urinário

Esse chá também é muito conhecido por ajudar o sistema urinário como um todo. Quanto aos rins, o chá permite que os rins filtrem o sangue de maneira mais eficiente e facilitam a expulsão dos líquidos. Com isso, existe uma redução no inchaço, principalmente nos membros inferiores.

As propriedades anti-inflamatórias também ajudam no combate de infecções urinárias diversas e que podem causar desconforto, dores e incômodos em geral. Já quanto à incontinência urinária esse chá também demonstra ação efetiva em ajudar a conter o problema.

· Evita crises de asma

Outra propriedade do chá de arruda é a que previne a asma e ajuda a evitar que as crises aconteçam. Basicamente isso se deve ao fato de que ingerir esse chá ajuda a evitar a contração dos alvéolos pulmonares. Como esse movimento é responsável pela crise de asma, ingerir o chá ajuda a evitar as crises.

Esse chá também é importante nesse sentido porque ajuda a aliviar ou corrigir inflamações nas vias respiratórias e que agravam ainda mais os quadros de asma, que podem chegar a quadros de obstrução total da respiração.

· Alivia dores reumáticas e nevrálgicas

Quem sofre com dores pelo corpo normalmente também se beneficia da ingestão dessa bebida. Isso acontece porque as propriedades antiespamódicas e anti-inflamatórias do chá fazem com que as dores reumáticas e nevrálgicas sejam aliviadas.

Com isso, o resultado é de efeitos menos intensos referentes à inflamação dos nervos, por exemplo, o que ajuda na mobilidade e na qualidade de vida como um todo. Embora esse chá não trate a causa do problema, é sem dúvidas um importante aliado no tratamento e alívio dos sintomas.

· Ajuda o trânsito intestinal

Por ajudar o sistema digestivo como um todo, especialmente em caso de úlceras e infecções, esse chá também é responsável por ajudar o trânsito intestinal. Isso se deve principalmente à facilitação da passagem da comida do estômago para o intestino, o que faz com que todo o trânsito funcione melhor.

Por isso, é um chá muito utilizado por quem sofre com constipação e outras doenças referentes à dificuldade de fazer o intestino funcionar. Mesmo assim, entretanto, não é o chá mais potente para esse quadro.

· Elimina parasitas

Não menos importante, o chá de arruda também leva a uma eliminação de parasitas em geral, desde os internos até os externos. No geral, vermes são repelidos pela ingestão desse chá, inclusive devido à sua ação no intestino. Já parasitas externos, como os piolhos, também tendem a deixar o organismo após a ingestão constante dessa bebida.

O uso tópico

Uma das características desse chá é que ele pode ser usado topicamente sendo essa, na verdade, a sua recomendação principal.

Assim, quem está apresentando um quadro de conjuntivite pode fazer compressas com gazes e aplicar sobre os olhos fechados para diminuir a inflamação. Em quantidades extremamente pequenas esse chá também pode ser usado como colírio para melhorar a acuidade visual.

Já quanto à pele, a aplicação desse chá funciona muito bem como repelente especialmente devido ao odor tão característico da arruda.

Cuidados, Precauções, Alertas e Dicas

Por mais que pareça inofensivo, entretanto, esse chá pode trazer sérios problemas para rins e fígado e até mesmo ter uma ação venenosa. Para gestantes, essa bebida é terminantemente proibida por ser abortiva, especialmente devido à sua ação no útero.

Além disso, a recomendação mais comum é que esse chá não seja ingerido e, sim, utilizado de maneira externa. Por isso, antes de pensar em preparar e tomar esse chá uma consulta a um médico ou especialista é absolutamente indispensável, mais do que em outras opções de chá.

O chá de arruda é uma bebida muito potente e que fornece uma série de propriedades e benefícios para o organismo. Sua potência, entretanto, também se deve ao fato de que vem de uma planta potencialmente perigosa e tóxica e, por isso, todo o cuidado é necessário. Por isso, invista em conversar com o seu médico antes de ingerir esse chá e, assim, você cuidará da sua saúde da maneira certa.

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

39 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)