Chá de Arruda: Como Fazer, Como Tomar + CUIDADOS!

Veja quais são os benefícios e quais cuidados tomar com o chá de arruda

A arruda é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas tanto na medicina natural quanto para fins religiosos. Seu odor e seu formato característicos tornam uma planta tão popular quanto poderosa, sendo repleta de propriedades e características únicas. Com isso, não é de se estranhar que o chá de arruda seja uma opção ingerida por muitas pessoas que estão em busca de uma vida mais saudável, mas a verdade é que seu uso descuidado traz riscos para a saúde que devem ser considerados. Assim, confira a seguir os benefícios e quais os cuidados que você deve ter com esse chá.

poder dos chas

Os benefícios do chá de arruda

Conhecida como uma bebida secular, o chá de arruda apresenta algumas características importantes para quem está em busca de mais qualidade de vida e mais saúde. Assim, os principais benefícios incluem questões como:

· Tem efeito calmante

Uma das características mais conhecidas do chá de arruda é o fato de que ele possui um efeito calmante bastante pronunciado, em parte devido às suas propriedades antiespamódicas e analgésicas.

efeito calmante

Apesar de não ser o chá mais calmante que existe disponível, essa bebida consegue fornecer a quem a ingere uma leve sensação de relaxamento, principalmente em relação aos músculos. Com isso, quem sofre com dores e contrações pode ingerir o chá como uma forma de aliviar esses sintomas e, com isso, conseguir uma sensação de relaxamento.

· Melhora a circulação

Esse chá também é conhecido por melhorar a circulação por dois motivos principais. O primeiro deles diz respeito às suas propriedades adstringentes, o que significa que ele faz com que o sangue flua melhor e de maneira mais fácil. Isso, inclusive, impede o acúmulo de gordura em placas nas paredes internas dos vasos.

melhor circulação

O outro fator que faz com que a circulação seja melhorada é a presença de rutina, conhecida como vitamina P, e que é responsável por fortalecer os vasos sanguíneos. Com isso, existem menos riscos de ruptura de vasos, assim como a coagulação também é facilitada.

· Alivia dores menstruais

Por ajudar na circulação e por conter propriedades antiespamódicas e analgésicas, esse chá é muito utilizado por quem encontra problemas na menstruação. Normalmente o uso mais comum é por quem sofre com cólicas muito severas que são resultantes da contração do útero de maneira intensa.

chá de arruda

Quem tem menstruação escassa também costuma fazer uso desse chá já que ele é conhecido por “descer” a menstruação. Isso não tem nada a ver com o fato de ser um chá hemorrágico e, sim, apenas com o fato de facilitar que a menstruação que já existe aconteça de maneira menos dolorosa.

· Ajuda o sistema urinário

Esse chá também é muito conhecido por ajudar o sistema urinário como um todo. Quanto aos rins, o chá permite que os rins filtrem o sangue de maneira mais eficiente e facilitam a expulsão dos líquidos. Com isso, existe uma redução no inchaço, principalmente nos membros inferiores.

no jardim

As propriedades anti-inflamatórias também ajudam no combate de infecções urinárias diversas e que podem causar desconforto, dores e incômodos em geral. Já quanto à incontinência urinária esse chá também demonstra ação efetiva em ajudar a conter o problema.

· Evita crises de asma

Outra propriedade do chá de arruda é a que previne a asma e ajuda a evitar que as crises aconteçam. Basicamente isso se deve ao fato de que ingerir esse chá ajuda a evitar a contração dos alvéolos pulmonares. Como esse movimento é responsável pela crise de asma, ingerir o chá ajuda a evitar as crises.

jardinismo

Esse chá também é importante nesse sentido porque ajuda a aliviar ou corrigir inflamações nas vias respiratórias e que agravam ainda mais os quadros de asma, que podem chegar a quadros de obstrução total da respiração.

· Alivia dores reumáticas e nevrálgicas

Quem sofre com dores pelo corpo normalmente também se beneficia da ingestão dessa bebida. Isso acontece porque as propriedades antiespamódicas e anti-inflamatórias do chá fazem com que as dores reumáticas e nevrálgicas sejam aliviadas.

para dores

Com isso, o resultado é de efeitos menos intensos referentes à inflamação dos nervos, por exemplo, o que ajuda na mobilidade e na qualidade de vida como um todo. Embora esse chá não trate a causa do problema, é sem dúvidas um importante aliado no tratamento e alívio dos sintomas.

· Ajuda o trânsito intestinal

Por ajudar o sistema digestivo como um todo, especialmente em caso de úlceras e infecções, esse chá também é responsável por ajudar o trânsito intestinal. Isso se deve principalmente à facilitação da passagem da comida do estômago para o intestino, o que faz com que todo o trânsito funcione melhor.

Por isso, é um chá muito utilizado por quem sofre com constipação e outras doenças referentes à dificuldade de fazer o intestino funcionar. Mesmo assim, entretanto, não é o chá mais potente para esse quadro.

· Elimina parasitas

Não menos importante, o chá de arruda também leva a uma eliminação de parasitas em geral, desde os internos até os externos. No geral, vermes são repelidos pela ingestão desse chá, inclusive devido à sua ação no intestino. Já parasitas externos, como os piolhos, também tendem a deixar o organismo após a ingestão constante dessa bebida.

uso tópico da erva

O uso tópico

Uma das características desse chá é que ele pode ser usado topicamente sendo essa, na verdade, a sua recomendação principal.

Assim, quem está apresentando um quadro de conjuntivite pode fazer compressas com gazes e aplicar sobre os olhos fechados para diminuir a inflamação. Em quantidades extremamente pequenas esse chá também pode ser usado como colírio para melhorar a acuidade visual.

Já quanto à pele, a aplicação desse chá funciona muito bem como repelente especialmente devido ao odor tão característico da arruda.

Cuidados, Precauções, Alertas e Dicas

Por mais que pareça inofensivo, entretanto, esse chá pode trazer sérios problemas para rins e fígado e até mesmo ter uma ação venenosa. Para gestantes, essa bebida é terminantemente proibida por ser abortiva, especialmente devido à sua ação no útero.

Além disso, a recomendação mais comum é que esse chá não seja ingerido e, sim, utilizado de maneira externa. Por isso, antes de pensar em preparar e tomar esse chá uma consulta a um médico ou especialista é absolutamente indispensável, mais do que em outras opções de chá.

O chá de arruda é uma bebida muito potente e que fornece uma série de propriedades e benefícios para o organismo. Sua potência, entretanto, também se deve ao fato de que vem de uma planta potencialmente perigosa e tóxica e, por isso, todo o cuidado é necessário. Por isso, invista em conversar com o seu médico antes de ingerir esse chá e, assim, você cuidará da sua saúde da maneira certa.

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Chá de Arruda: Como Fazer, Como Tomar + CUIDADOS!. O Poder dos Chás estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

67 comentários em “Chá de Arruda: Como Fazer, Como Tomar + CUIDADOS!”

  1. Na verde gostaria de perguntar: o cha de arruda como sendo abortivo, age em td tipo de organismo? Conheço pessoas que o usaram para abortar e nao houve efeito e outras que conseguiram tal efeito. Como isso funciona??

  2. boa noite estou atrasada 3 dias eu e meu esposo fizemos sem protecao acho que foi aos uns oito dias atras antes de engravidar era desrregulada e depois que dei a luz vinha dia 21 e depois mudou para o 16 ou 17 mes passado veio dia 17/05/16 minha bebe tem 7meses tomei cha de arruda hoje para descer gostaria de saber quanto tempo e sintomas depois de tomado

  3. Eu parei de tomar minha pílula terça hoje já tá com 6 dias e ainda não desceu e eu fiz um teste de gravidez o da farmácia e deu negativo então eu fiz o chá de arruda para descer e até agora não desceu eu fiz assim o chá coloquei a água no fogo quando estava fervendo eu apaguei o fogo e coloquei as folhas de arruda e tapei mais ainda não tive o resultado que eu quero mesmo que é descer a menstruação me responder ae estou aguardando a resposta

  4. Eu parei de tomar minha pílula terça hoje já tá com 6 dias e ainda não desceu e eu fiz um teste de gravidez o da farmácia e deu negativo então eu fiz o chá de arruda para descer e até agora não desceu eu fiz assim o chá coloquei a água no fogo quando estava fervendo eu apaguei o fogo e coloquei as folhas de arruda e tapei mais ainda não tive o resultado que eu quero mesmo que é descer a menstruação me responder ae estou aguardando a resposta

  5. Transei uma semana apos minha menstruação (com camisinha) mas msm assim minha menstruação está atrasada há 4dias. Entao gostaria de saber se posso tomar o chá de arruda para descer. Obrigada.

      1. Eduarda Bastos

        eu tomei dois dias bem quente, um dia só arruda e no outro com canela, mas bem forte pra agua ficar verde.. e desceu no terceiro dia de manhã!
        eu ñ estava grávida, pois fiz varios teste, mas já estava atrasada a 3 meses, e como eu tinha um bebe pequeno, tomei pra poder regular logo meu ciclo e começar o uso da injeção!

  6. Tenho uma bb d 6meses dia 3ela completa 7meses ja era pra ter descido e ainda n desceu eu uso o método coito interrompido ,pode ser q eu esteja grávida novamente?aguardo a redposta

  7. olha so comecei a tomar pilula mes passado outubro dia 02 tomri ate mais ou menos o dia 15/16dai me perdi como deceu tomei 3pilula pra para de decer e parou so q deu dois dias deceu denovo entao eu retornei a tomar mais 3 dai parou ao tomeei mais e quand o vi deceu novamemte dai deixei viim ate parar por bconta propria mas agora mes de novembro nao dceu ainda sou casada meu marido nao goza dentro ficou muito desrregulada ou posso ta gravida

  8. cibele Rosana madureira

    Se eu tomar chá d Arruda a menstruação pode vir, esta atrasada um mês, acabei d ter uma bb ela tem 1 ano e dois meses não quero mais engravidar

  9. Tô na menopausa. Ele ejaculou e não sei tempo de tirar . faz 2 semanas e tô com dor na barriga. De tomar chá de Arruda pode vir menstruação? Tinha descido uma semana antes. Me ajudem por favor.

  10. Nas preliminares eu e meu namorado começamos sem preservativo,mas rapidamente mandei ele colocar o preservativo , e nenhum momento houve ejaculação,posso está grávida? Por favor me ajudei.Estou quase ficando louca por favor responde alguém??? Sei que fiz foi totalmente errado e irresponsável,e vejo meu erro ,quero ser mãe,mas desde jeito não planejado não é a melhor forma de construir uma família.me ajudei.

    1. Myli vc tomando 3 xícaras durante 2 ou 3 dias no máximo 2 dias para menstruação descer, se não descer acrescente canela em paus .

  11. Olá, queria saber se o chá de arruda aborta mesmo e o efeito faz mesmo, eu e meu namorado faz com o coito interrompido, eu tenho um bebê de 4 meses tem 3 meses que minha mestruaçao não desce, eu quero saber se o chá é tiro e queda mesmo pra menstruação

  12. trasei com meu namorado mas ele só pos a cabecinha posso estar gravida??? será que se eu tomar 1 litro de chá por dia resolve??

  13. Tomei 4 chicaras de chá de arruda, três em um dia e uma no outro, por motivos antiinflamatórios, mas descobri que estou grávida de 4 semanas, será que pode prejudicar meu bebê??!! Estou em pânico!!!

  14. Ola, gostaria de saber como se prepara o chá de arruda! Pq eu transei com uma amiga da facul… e não usamos camisinha, agora ela esta gravida de 4 semanas e queremos aborta! Poderia me aconselha sobre como conseguir esse aborto!?

  15. Como que faço esse chá de arruda?
    Fiz vários alguns teste e todos deram negativo, está atrasado 3 semanas,estou sentindo muita cólica
    Como que faz o chá?
    É bom mesmo?

    1. Olha.. eu amassei num copo as folhas como se fosse em um pirão, coloquei agua e deixei descansar da noite pro dia. Fiz um chá com as folhas tbem, misturei e tomei no outro dia em jejum mesmo.

  16. Gente eu tô com 11 dias a mestruacao atrasada, porém no meu caso faço uso de homônios para ganho de massa magra aí desregula mesmo! Eu tomei chá de boldo que me ensinaram e não desceu, comecei tomar um remédio pra eu voltar a ovular e mestruar porém parei, agora estou tentando o chá de Arruda, sou formada em nutrição e tive uma diciplina na faculdade de fitoterapia e o chá de Arruda e abortivo sim, todo remédio seja caseiro ou fármaco que faz a mestruacao descer e abortivo! Eu comecei tomar o chá de Arruda ontem ainda não desceu! Vou tomar hoje de novo meu receio e pq a arruda e tóxica.

  17. Muitas duvidas em como preparar…. ai a receitinha:
    1 xicara de agua
    1 colher de chá de arruda seca ou fresca
    Bote a agua no fogo, quando começar a ferver acrescente a Arruda e deixe por 3 min. Depois tampe (infusão) por 5 minutos.
    Eu comprei arruda em uma loja de artigos de umbanda e candomblé. Estou tomando e espero que a menstruação desça.

  18. Ola, minha menstruação está atrasada a 4 dias, sou virgem porém nas preliminares com o meu namorado estávamos sem proteção, porém só fomos até aí, posso estar grávida ? Caso não, o chá de arruda ajuda a descer ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *