Dicas de Ervas Medicinais Naturais para Fazer Chás

Seja quente ou frio, o chá já faz parte da cultura brasileira desde os tempos coloniais. Esta bebida de origem oriental conquistou os brasileiros e tem suas vantagens: são plantas, itens naturais cultivados muitas vezes sem a necessidade de agrotóxicos, baratos e com sabor agradável. Além de ser uma bebida extremamente saudável, tem como vantagem possuir componentes para ajudara saúde.

O uso do chá como auxiliar para uma boa saúde já está sendo aceito pelo corpo médico há mais de uma década. Muito antes dos comprimidos, eram as ervas as responsáveis por curar. Então, por que não continuar com o bom hábito de usar da natureza substâncias agradáveis ao paladar, narinas na cura? Há diversos livros especialistas e alguns médicos até indicam ervas medicinais para uma cura saudável. Medicamentos, por melhores que sejam, agridem aos rins e estômago com muito mais facilidade. E não são tão saborosos, não é mesmo?

Ervas medicinais para chá para emagrecer

  • Boldo do chile – muitas pessoas conhece o chá de boldo para problemas estomacais, mas na verdade ele é um ótimo amigo da quebra de gordura. A erva age na bile, quebrando as moléculas de gordura por isso é desintoxicante, ajudando no processo de emagrecimento e manutenção de um corpo saudável. Seria um chá detox muito mais potente que muitos vendidos em pó em farmácias e lojas de produtos naturais. Também pode ajudar a combater inflamações.
  • Capim limão – parece muito com o capim cidreira no sabor e no aroma, mas são diferentes. O capim limão ajuda a quebrar as moléculas de gordura nos alimentos enquanto ainda estão sendo digeridos, por isso auxilia no processo do emagrecimento. Não é algo que possa queimar quilos por dia, mas tem seu valor, além de ser um excelente anti inflamatório para diversas doenças.
  • Cáscara sagrada – a planta é conhecida como auxiliar da prisão de ventre por diversas pessoas, mas seu maior poder mesmo é ajudar o corpo a desintoxicar, livrando-o de células de gordura no sistema digestivo. O que iria se tornar aquele pneuzinho maligno na cintura acaba por ir embora na digestão, além de combater o acúmulo de gordura no corpo e futuros problemas cardíacos.

Ervas Medicinais para Chá com poder anti-inflamatório

  • Agrião – a planta de nome científico Nasturtium officinalis é uma ótima dica para manter em sua dieta diária, seja ingerindo nos pratos e saladas, seja como chá. Comendo ele já te ajuda a liberar as vias respiratórias, ótima dica para quem sofre com grife crônica. O seu maior poder, contudo, é ser uma erva extremamente anti inflamatória, ajudando em processos cicatrizantes no corpo como um todo, melhorando o sistema imunológico. Outro dos poderes do agrião é ajudar na desintoxicação pulmonar para o ex viciados em cigarro. Claro, os danos causados pela nicotina levam décadas para serem apagados, mas ele ajuda bastante. Não é indicada para grávidas porque é uma planta abortiva.
  • Alcaçus – muita gente curte o chá porque é bem doce, ao contrário de algumas ervas medicinais super amargas e não tão agradáveis para quem não curte chá. Além de ajudar a melhorar a imunidade, seu maior feito é combater inflamações na garganta, em especial coceiras e pigarros desagradáveis. A planta com nome científico Glycyrrhiza glabra é muito usada para combater bronquite e gripe também. Mas atenção: nada de abusar do chá, ele eleva a pressão arterial.
  • Alecrim – além do aroma agradável para manter na cozinha, o alecrim já tem diversos usos em cosméticos e produtos para o cabelo. Especificamente para a sua saúde é um ótimo aliado, ajudando em inflamações no corpo dos mais diversos tipos. Duas xícaras de chá quente por dia podem fazer milagres por sua saúde e ainda possui um sabor super agradável, mas pode adoçar com mel sem qualquer problema. O seu nome científico é Rosmarinus officinalis, mas pode ser encontrado com diversos outros nomes em feiras livres, como erva da graça e libanotis.
  • Alho – chá de alho existe? Sim, mas comer a planta pura na famosa receita chá com mel, limão e alho é ainda melhor. O chá tem sabor forte e adoçado é ótimo para o fim de tarde tanto para combater gripes como curar as vias aéreas de uma congestão forte. Algumas pesquisas ainda indicam o condimento básico da cozinha tradicional como anticancerígeno, mas ainda em fase de testes.
  • Arnica – basta dar uma passadinha na farmácia para encontrar diversas pomadas com base em arnica. Algumas substâncias ajudam a aliviar a dor e deixar aquele frio gostoso na pele, mas o anti inflamatório de verdade é mesmo a arnica. O seu chá tem poder excelente para curar inflamações e aliviar a dor, mas a pasta feita com a planta realmente é muito melhor para contusões e torções, assim como aliviar os sintomas de inflamações crônicas como tendinite. A pomada da planta pode ser usada ainda para curar a acne e furunculose e não tem contra indicação.
  • Calêndula – o sabor não é dos melhores, muito amargo, mas nada que algumas gotas de adoçante ou uma colher de sopa de mel não resolvam. A vantagem desta planta é ajudar a curar feridas quando o sistema imunológico anda fraco, em especial cortes e feridas. Há a receita antiga dos gregos de aplicar as folhas lavadas diretamente na pele, mas o chá já ajuda bastante. Alguns médicos naturalistas ainda indicam a erva para combater furúnculos e varizes. Para as mulheres uma ótima dica: é uma excelente bebida para regular a menstruação e reduzir ou acabar com as cólicas menstruais.
  • Canela – pouco comum no Brasil, o chá de canela é uma bebida típica indicana e tem poderes de combater inflamações dos mais diversos tipos. Mas estamos falando do chá feito com a folha da planta, e não o pó industrializado vendido em farmácias. Há uma grande diferença. O segundo não serve.

Ervas medicinais para chá para relaxar

  • Alfazema – todo mundo conhece o aroma da alfazema, seja natural ou artificial. Muito querido entre os gregos em sua aromatização de ambientes, a planta hoje é um dos aromas mais usados em produtos de limpeza porque além de ser agradável, é relaxante. Como chá, é uma ótima pedida para curar insônia, ajudar a relaxar em dias estressantes, podendo ser adoçado ainda mais com mel. A planta possui mais de 150 óleos essenciais responsáveis tanto por ajudar na digestão, até reduzindo o apetite, até a melhorar o humor. Uma receita simples para massagem relaxante é chá de alfazema com 100 ml de óleo de amêndoas. Vai fazer milagres antes de dormir!
  • Babosa – não é muito comum comentar do chá de babosa porque o óleo já é conhecido para tratamento de cabelos secos, presente em mais de um milhão de produtos para os fios. O chá, contudo, quando bebido quente e com um pouco de mel porque é amargo mesmo, é ótimo para relaxar o corpo e desestressar a mente. Ajuda a fornecer vitaminas essenciais aos fios também com nutrição saudável.
  • Camomila – não é a toa que muitos medicamentos fitoterápicos possuem a camomila como ingrediente. A erva ajuda realmente a relaxar, além de ser super aromática enquanto está sendo feita. Combate o estresse, a insônia e cansaço mental, comum em vidas agitadas de hoje em dia. Seu poder calmante vai muito além da bebida, pois a erva pode ser absorvida pela pele e enviar a sensação de relaxamento, por isso é usado em cosméticos dos mais diversos tipos como sabonetes, shampoos e hidratantes.

Deixe seu comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)