Chá de Urtiga Serve Pra Quê? Benefícios, Propriedades e Receita!

Aprenda como preparar e ingerir o chá de urtiga

A urtiga, na maioria das vezes, é uma planta que pode ser irritante — literalmente. O contato direto com suas folhas gera coceiras, alergias e até mesmo problemas de pele, dependendo da extensão do contato.

Uma planta desse jeito nunca poderia ser usada de maneira medicinal, certo? Não é bem assim! Utilizada da maneira certa, a urtiga pode trazer vários benefícios para o seu organismo e se tornar uma aliada por meio do chá de urtiga.

A seguir, veja mais sobre essa bebida e aprenda a utilizá-la do jeito certo!

Quais são os benefícios do chá de urtiga? Propriedades!

O chá de urtiga, usado dentro das doses recomendadas, traz diversos benefícios para o organismo e ajuda, inclusive, a curar diversas doenças. Dentre as principais vantagens, estão:

Combate a anemia

A urtiga é uma planta rica em dois elementos que merecem especial destaque: ferro e ácido fólico. Ambos são componentes importantes para a absorção de nutrientes e para a manutenção da saúde em geral. A sua deficiência, principalmente de ferro, faz com que o corpo entre em um estado anêmico.

Portanto, o consumo dessa bebida, de maneira moderada e aliada a um tratamento convencional, ajuda a combater a anemia. As células vermelhas voltam a ficar fortalecidas e dentro da contagem adequada, de modo a garantir que o corpo esteja sempre nutrido de maneira adequada.

Fortalece as unhas e os cabelos

Se o sangue “trabalha” melhor e se o corpo absorve mais nutrientes, todo o organismo fica favorecido, certo? Por isso, o consumo dessa bebida ajuda a fortalecer as unhas e os cabelos. Como há mais nutrientes sendo absorvidos, a composição da matriz desses elementos é favorecida. Assim, evitam-se quebras das unhas e queda dos fios.

A bebida também ajuda na formação da queratina, elemento de composição das unhas e dos cabelos. Sendo assim, ambos ficam mais fortalecidos com o consumo regular e responsável dessa bebida.

Conheça o Chá de Tília!

Tem ação anti-histamínica

Outro fator que joga a favor dessa bebida é o fato de que ela possui propriedade anti-histamínica. Isso significa que ela diminui e contém as reações alérgicas, de modo a proteger quem sempre com o problema.

De quebra, ele diminui a liberação de substâncias inflamatórias, evitando a sensação de inchaço e/ou de coceira. Embora ele não possa ser usado com muita frequência para esse fim, é uma maneira importante de diminuir os efeitos de crises alérgicas comuns, aumentando a qualidade de vida.

Favorece a respiração

Quem tem problemas respiratórios também se beneficia do consumo dessa bebida. Em primeiro lugar, sua ação anti-histamínica ajuda a diminuir possíveis inflamações de alvéolos pulmonares de artérias respiratórias. Com isso, a troca gasosa acontece mais facilmente e a respiração, também.

Quem tem asma e bronquite, por exemplo, consegue lidar melhor com quadros de crise e consegue ter mais facilidade para respirar em geral.

De quebra, quem está com tosse e catarro também é auxiliado pelo consumo dessa bebida. O chá ajuda a limpar e eliminar o muco dos pulmões, evitando a sensação de peito cheio e de tosse forte e incômoda.

Conta com propriedades antioxidantes

A bebida, ainda, tem propriedades antioxidantes. Graças a isso, é possível “capturar” os radicais livres e, a partir daí, evitar a degeneração das células. Isso é muito importante porque, em primeiro lugar, garante que as células funcionem melhor e por mais tempo. Como os radicais livres contribuem para a sua “destruição”, a bebida prolonga o tempo útil das células.

De quebra, ela também evita que uma dessas unidades se modifique de maneira anormal, o que poderia levar ao câncer. Especialmente entre quem tem predisposição à doença e/ou fatores de risco, esse é um importante aliado da saúde.

Tem boas concentrações de vitamina C

A urtiga contém bons níveis de vitamina C. O consumo do chá de urtiga, portanto, ajuda a aumentar o nível desta vitamina no sangue, de modo a colaborar para aumentar o fortalecimento do sistema imunológico. Assim, o corpo fica menos suscetível a doenças e infecções em geral.

Outro ponto é que a vitamina C é uma das matérias-primas do colágeno, responsável pela firmeza da pele. Associando isso às propriedades antioxidantes, é possível prevenir o envelhecimento precoce, garantindo uma pele mais bonita.

Regula o nível de glicose no sangue

Uma das maiores e mais importantes propriedades dessa bebida é que ela ajuda a regular o nível de glicose no sangue. Seu consumo adequado em doses recomendadas permite que as células absorvam melhor a insulina, diminuindo o nível de açúcar.

Para quem sofre com diabetes, essa é uma propriedade muito importante e que garante qualidade de vida. Em parte, isso se deve ao melhor funcionamento do pâncreas, de modo que a insulina liberada é absorvida mais facilmente. Dependendo do caso, seu consumo associado a um tratamento convencional pode controlar totalmente a doença.

Conheça o chá de trombeta!

Como preparar esse chá? Receita Passo a Passo

Para preparar o chá, não tem mistério. Em uma panela, ferva um litro de água filtrada e desligue logo após a ebulição. Em seguida, adicione uma colher de sopa de folhas secas de urtiga. Tampe o recipiente e deixe descansar por, no mínimo, 10 minutos.

Coe e consuma ainda morno. Com o restante, consuma outras duas xícaras ao longo do dia. Se achar muito amargo, misture um pouco de mel ou então de adoçante diet ou stévia.

Caso queira aumentar a quantidade preparada, mantenha a proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. O mesmo vale para se você quiser fazer apenas uma xícara de cada vez, por exemplo.

Veja o chá de tanchagem!

Quais são as contraindicações?

As contraindicações para essa bebida precisam ser respeitadas se o objetivo é proteger a saúde. Em primeiro lugar, grávidas e lactantes não devem consumir a bebida em nenhuma hipótese.

Além disso, as folhas frescas devem ser evitadas, já que elas podem gerar problemas de pele e reações alérgicas que podem, inclusive, se tornar mais graves.

Também é importante que a temperatura da água esteja bem elevada e o tempo de descanso é fundamental, de modo a evitar que as folhas fiquem “cruas” durante a preparação desta bebida.

Ela não deve ser consumida mais do que três vezes ao dia e nem por muito tempo seguido. De quebra, deve ser evitada por cardiopatas e pessoas com problemas renais.

O chá de urtiga tem diversas propriedades e uma delas, inclusive, é a capacidade de ajudar a diminuir alergias de maneira geral. Para tanto, sua preparação e seu consumo devem ser adequados e nunca abra mão de consultar um médico antes!

Tem alguma dúvida? Já experimentou essa bebida? Conte para a gente nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)