Chá de Unha de Gato é Bom pra Quê? Benefícios e Propriedades!

Conheça todas as propriedades e benefícios do chá de unha de gato

A unha de gato é uma espécie de trepadeira típica da Amazônia e que recebe esse nome por ter algumas áreas que se parecem, realmente, com a unha de um gato. Sendo um dos tesouros da Amazônia, é uma planta medicinal que vem sendo utilizada desde o tempo dos incas.

Cheia de propriedades, ela faz a diferença para quem busca mais saúde em diversos sentidos. Se utilizada corretamente, ela pode fazer a diferença na qualidade de vida e da sua saúde como um todo. Por isso, veja mais sobre a bebida e entenda como ela atua!

Quais são os benefícios do chá de unha de gato?

Um chá assim tão tradicional só poderia passar de geração para geração se tivesse propriedades que justifiquem tudo isso. Por isso, veja a seguir alguns dos benefícios dessa bebida:

Ajuda a diminuir o impacto da artrite e reumatismo

A artrite, o reumatismo e outros problemas ósseos e musculares comprometem a mobilidade e a qualidade de vida em geral. Muitas vezes, são questões degenerativas, ou seja, acontecem e progridem com o tempo.

Uma vez que estejam instaladas, entretanto, funcionam a base de ciclos — ou crises. Dependendo das condições físicas e até mesmo ambientais, como a temperatura, a inflamação pode ficar mais intensa, gerando mais dor e comprometendo mais a mobilidade.

Na maioria dos casos, não há uma cura definitiva para artrite ou reumatismo, mas há formas de aliviar seus sintomas. O chá de unha de gato, por sua vez, é um dos aliados nesse sentido.

Como tem propriedades anti-inflamatórias, ele ajuda a diminuir o “inchaço” das juntas, de modo a garantir menos atrito e mais mobilidade. Assim, a dor diminui na mesma medida em que a qualidade de vida dispara.

Melhora o funcionamento do sistema respiratório

Quem sofre com asma, bronquite, sinusite e outras inflamações, especialmente do sistema respiratório, sabe o quanto é difícil conviver com essas situações. Especialmente durante as crises, a qualidade de vida fica mais comprometida e essas condições influenciam, por exemplo, até mesmo quais atividades uma pessoa realiza em seu cotidiano.

O chá de unha de gato, por sua vez, ajuda a diminuir as inflamações que causam a obstrução de vias aéreas diversas. No caso de sinusite, diminui a inflamação na região e, com isso, alivia sintomas como enxaqueca e dor crônica.

Embora não deva ser usado como tratamento principal, é uma forma de ajudar a saúde a ficar sempre em dia.

Favorece o sistema gastrointestinal

De quebra, essa propriedade anti-inflamatória e antibacteriana também colabora para o funcionamento do sistema gastrointestinal. Quem sofre com gastrite, por exemplo, tem o problema aliviado, ainda que temporariamente. A intensidade das crises diminui, já que a inflamação fica menos intensa,

Outra questão diz respeito a diarreias e problemas intestinais em geral. Evitando inflamações na região e a ação de microrganismos danosos para a saúde, há mais garantia de um funcionamento adequado desses sistemas.

Ajuda a prevenir o câncer

Algumas pesquisas afirmam que as propriedades do chá de unha de gato podem ajudar a prevenir diversos tipos de câncer. Acredita-se que, se ministrado junto a outras plantas medicinais, esse chá tem propriedades que ajudam a evitar o surgimento de tumores em geral.

Para quem já teve algum câncer ou para quem tem alguma forma de predisposição à doença, essa bebida pode diminuir consideravelmente as chances de desenvolvimento do câncer. Ao mesmo tempo, é fundamental seguir outros tratamentos recomendados por médicos.

Veja os benefícios de chá de sabugueiro!

Aumenta a imunidade

Esse chá também é conhecido por aumentar a força do sistema imunológico em geral. Para quem sofre com doenças crônicas e autoimunes, como o lúpus, esse é um importante complemento para deixar o corpo menos suscetível.

Na América Latina, também há relatos de quem usa a bebida como um tratamento auxiliar do HIV, evitando a contração de doenças secundárias e problemas agravados.

De quebra, é uma forma de ajudar o organismo a se fortalecer após e durante um tratamento de quimioterapia, de modo a facilitar ainda mais a vitória contra o câncer.

Essa característica ainda faz com que o chá seja recomendado para casos de herpes simples, que se beneficia de um sistema imunológico mais fraco. Ao fortalecer as células de defesa do organismo, o tratamento convencional fica mais fácil e mais efetivo.

Como preparar esse chá? Receita Passo a Passo

Para fazer o chá, é necessário misturar uma colher de sopa das folhas trituradas dessa erva em um litro de água filtrada. Deixe ferver, em fogo baixo, por cerca de 4 a 5 minutos depois que surgirem as primeiras folhas.

Em seguida, desligue o fogo e deixe o recipiente, sem tampa, repousar por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e beber entre 2 a 3 xícaras por dia.

A grande vantagem é que, além de a planta ser facilmente encontrada, ela também é vendida em compostos já prontos. Assim, basta comprar, medir a colher e preparar o chá.

Caso queira potencializar a sua ação, opte por beber, de maneira intercalada, com o chá de uxi amarelo. A combinação é eficiente para a diminuição de tumores e para a proteção da saúde de maneira geral.

Conheça o chá de rosa branca!

Quais são as contraindicações?

É importante considerar que essa bebida, por mais benéfica que seja, não é indicado para gestantes e lactantes em geral. Da mesma forma, quem tem leucemia e/ou tuberculose deve evitar a bebida.

Quem é transplantado também precisa evitar, já que o fortalecimento do sistema imunológico pode fazer com que o corpo passe a rejeitar o novo órgão.

Outros que devem evitar são os pacientes com úlceras, já que há um estímulo ao suco gástrico ácido no estômago.

De uma maneira geral, o uso exagerado da bebida pode causar diarreias, vômitos, náuseas e diarreias. Por isso, consulte sempre um médico antes.

O chá de unha de gato é uma bebida poderosa e cheia de propriedades e que, inclusive, ajuda a proteger o organismo. Porém, como todo medicamento precisa ser usado com cuidado e para as indicações certas. Não abra mão de falar com um médico e de tirar todas as dúvidas que possuir sobre o assunto.

O que você achou dessa bebida? Tem alguma pergunta? Aproveite e deixe o seu comentário!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)