Chá de Menta: Receita Passo a Passo + Benefícios para a Saúde!

Publicidade

Uma plantinha delicada mas de fácil cuidado, assim é a menta, também conhecida como hortelã e que é facilmente cultivada nos jardins e vasos de muitas residências. Tem sabor refrescante e é muito utilizada na culinária, para dar sabor em gomas de mascar, e em produtos de higiene pessoal, como pasta de dente. Sem dúvida cheiro e gosto agradam a muitas pessoas.

A menta é muito utilizada em diversos produtos comestíveis e é no chá da planta que podemos tirar grandes benefícios. Estudos comprovaram que o chá de menta possui efeitos analgésicos combatendo a dor.

Este chá também é muito utilizado para auxiliar a digestão e quem consome garante que tem grande efeito. O consumo constante do chá de menta também pode ajudar a combater asma e outros problemas respiratórios, além da tosse e até mesmo problemas musculares.

Beber chá de menta também pode auxiliar na saúde bucal e relaxar! São muitos os benefícios atribuídos a esta planta, que tem propriedades que ajudam no combate ao câncer e fungos.

Ele também tem se mostrado excelente aliado na queima de gorduras e no texto de hoje vamos sugerir receitas interessantes para cada uma destas propriedades!

Receita básica de chá de menta

Compre ou colha as folhas frescas ou use as folhas secas. Ferva um litro de água e acrescente a planta, cerca de 50 gramas de folhas frescas é o suficiente. No caso das folhas secas, 25 gramas. O ideal é fazer a infusão, deixando descansar por dez minutos, depois coar as folhas e beber. Pode adoçar, o ideal é usar mel!

Como incrementar a receita básica: Adoce com mel, use açúcar mascavo e uma rodela de limão!

Chá de menta para queimar gordura

E o sabor refrescante da menta também pode ser usado para perder peso e queimar gordura. Existem duas receitas simples, práticas e gostosas. Uma é fria e a outra é quente, quer dizer, não tem desculpa para não usar a menta no verão e no inverno.

Nos dias quentes, prepare a infusão, fervendo água, depois acrescentando a menta e deixando descansar por dez ou quinze minutos. Coloque o líquido em um copo com gelo e acrescente cascas de limão.

Se quiser se aquecer e queimar gordura, a receita é ferver um chá verde por cinco minutos, depois despejá-lo em uma jarra com rodelas de uma laranja e de um limão e acrescentar folhas de menta fresca.

Chá de Menta, gengibre e limão

Esta é mais uma receita que quem provou, garante que ajuda a queimar gordura e emagrecer. Prepare duas xícaras de chá de menta, esprema um limão e coloque uma xícara de gengibre ralado. O ideal é consumir a noite, sem ter comido nada!

Chá de menta com canela

Esta é uma receita simples e bem diferente, além de saborosa! Em uma xícara de água, ferva um pau de canela por três minutos. Desligue o fogo, acrescente três galhos de hortelã, e deixa descansar por dez minutos. Depois é só coar e beber!

Menta no suco

Para quem prefere uma receita mais refrescante para consumir nos dias quentes, experimente suco de abacaxi com hortelã.

Outra receita muito refrescante é o suco de limão com menta. Basta bater no liquidificador um limão com casca em 500 ml de água e acrescentar três ou quatro ramos de hortelã. Coe e beba! Excelente para os dias quentes.

A hortelã também pode ser usada nos sucos detox feitos com couve. Oferece um sabor mais refrescante e faz muito bem!

Algumas dúvidas sobre o chá de menta

Como consumir para ter bom sono?

Para conquistar um sono mais agradável, relaxar e ficar calmo, o ideal é consumir o chá de menta três vezes ao longo do dia, tomando a última xícara num horário próximo ao de dormir.

Mesmo com tantos benefícios, o chá de menta tem contra indicações?

Para algumas pessoas o chá de menta pode sim não fazer muito bem. É possível que sinta acidez, em especial quem tem hérnia de hiato ou refluxo gástrico. Também é comum ouvir das

pessoas mais antigas e de quem estuda os efeitos das plantas sob o organismo, que mulheres que desejam engravidar não devem tomar este chá, que tem efeito emenagogo, ou seja, uma substância que aumenta o fluxo menstrual e pode provocar um aborto. Claro que isso é discutível e os efeitos só são sentidos se o chá for consumido em grandes quantidades. O chá também tem fama de diminuir a produção de leita, então, quem está amamentando deve observar se está tendo este tipo de reação.

Em todo caso, se você está grávida, já teve algum aborto espontâneo, ou se não se sente bem com o chá de menta, consulte um médico!

Existem outras plantas que tem o nome de menta? É o mesmo que hortelã?

Na verdade existe sim mais de um tipo de menta. Tem a mentha spicara, que em inglês é spearmint, que é a hortelã-verde ou hortelã comum. Este tipo é mais utilizado na culinária.

Outro tipa é a hortelã-pimenta, que tem sabor mais forte, bem refrescante, e que é mais utilizada para produtos de higiene bucal e pastilhas. Na verdade, há diversos outros tipos, mas estes são os mais comuns e mostram a principal diferença entre uma espécie e outra, mas basicamente, menta ou hortelã é conhecida e reconhecida por ser refrescante, com cheiro e saber muito agradável.

Lista dos benefícios da menta

Para resumir tudo, vamos listar as vantagens de consumir a menta, seja em chá, sucos, infusão, mascando a planta ou fazendo tônicos. Alguns dados são baseados em estudos científicos e pesquisas e outros apenas na percepção pessoal. Por isso, vale mesmo você experimentar chá de menta e ver quais os benefícios que você conquista

  1. Melhora a digestão
  2. Auxilia em doenças respiratórias
  3. Diminui dores de cabeça
  4. Atenua enjoos
  5. Combate dores musculares e fadiga
  6. Reduz as dores nos mamilos de gestantes
  7. Ajuda a perder peso e queimar gordura
  8. Previne e combate acne
  9. Previne o Alzheimer
  10. Mantém a boca saudável
  11. Previne o câncer
  12. Reduz cólicas
  13. Auxilia o sistema imunológico
  14. Serve como tônico capilar
  15. Diminui o colesterol

Gostou das dicas? Tem dúvidas? Tem dicas de como preparar ótimos chás? Compartilhe abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)