Chá de Moringa: Receita, Benefícios e Propriedades para a Saúde

O chá de Moringa talvez não seja dos mais conhecidos mas com certeza é um dos que mais traz benefícios para a saúde e também ajuda no emagrecimento. Tudo que a gente precisa em uma bebida, não é?

Para tirar melhor proveito do chá de moringa, saiba um pouco mais dos seus principais benefícios e descubra receitas de como prepará-lo. Beba com prazer!

Principais benefícios da Moringa:

  • possui grande quantidade de antioxidantes, diminuindo os efeitos dos radicais livres
  • tem ação anti-inflamatória
  • é fonte de vitamina C, A e E, além do complexo B
  • tem baixo teor de açúcar e por isso mesmo pode ser consumido por diabéticos e é excelente aliado para quem quer perder peso
  • combate indigestão e náuseas, e até mesmo gastrite, sendo excelente para o estômago pois é um antiácido natural
  • tem forte poder contra vermes, sendo excelente para equilibrar organismos que sofrem com problemas como diarreia
  • pode auxiliar no crescimento de cabelo e rejuvenescimento da pele
  • seu uso pode impactar positivamente na libido
  • absolutamente rica em nutrientes e vitaminas: tem 25 vezes mais ferro que o espinafre, é 17 vezes mais eficiente que o leite no fornecimento de cálcio, tem 15 vezes mais potássio que a banana, comparada com a cenoura, tem 10 vezes mais vitamina A e 9 vezes mais proteína que o iogurte
  • tem efeito estimulante, o que faz com que o corpo queime mais calorias
  • possui betacaroteno, cálcio, potássio, ferro, fósforo, selênio e zinco
  • ajuda na recuperação do organismo após atividades físicas
  • pode aliviar dores causadas pela artrose e pela artrite

Claro que o chá serve como uma opção natural e nos casos que os problemas de saúde estejam em um grau mais elevado, é importante que se procure um médico e consulte a respeito de tomar medicação. Mas para prevenir ou para diminuir os sintomas de qualquer uma destas doenças e incômodos, o chá de moringa é um excelente aliado! Não se esqueça de também investir em alimentação equilibrada e atividade física para que sua vida seja sempre cheia de saúde e você consiga absorver o máximo de benefícios deste chá.

Quanto tomar por dia?

Com tantos benefícios assim você deve estar pensando em tomar dois litros por dia desta bebida milagrosa. Mas não precisa tanto. Para conseguir conquistar todos os benefícios do chá de moringa, a recomendação é que se tome duas xícaras por dia, uma logo de manhã e a outra a tarde ou a noite, antes de se deitar.

Caso queira tomar um pouco a mais da bebida, não ultrapasse seis xícaras por dia!

Como prepara chá de moringa? Receita Passo a Passo

A receita mais simples é ferver dois litros de água e acrescentar duas colheres de sopa da erva seca. Abafe por dez minutos, coe e beba.

Para adoçar e incrementar o sabor, acrescente mel e limão, que também são aliados da saúde. Se quiser fazer receitas diferente, experimente acrescentar raspas de gengibre.

Pode ser consumido gelado também! E para melhorar a receita, use água de coco, caldo de cana e laranja. Muitas opções para nunca enjoar desta bebida!

Onde encontra chá de moringa? Onde Comprar!

Em lojas de produtos naturais é fácil encontrar a erva seca para fazer o chá. Também há lojas na internet que vendem o produto. O preço costuma ser bem acessível. Claro que depende da marca, da quantidade do produto e de sua origem. Em uma pesquisa rápida, o valor mais em conta encontrado para a folha seca da planta é R$19,90 para 50 gramas.

Já que se pode aproveitar, só existe o chá da planta?

É possível sim consumir a planta de diversas maneiras, mas o mais comum por aqui é o chá de moringa mesmo. Há também produtos como cápsulas, que também podem ser encontradas em farmácias especializadas.

Se a sua intenção é consumir outras partes da planta, aqui vão algumas dicas de como fazer uso de cada item:

  • sementes: coloque algumas em um copo de água fervente e acrescente sal. Deixe descansar por alguns minutos, coe e beba.
  • folhas cruas podem ser comidas como salada, serem cozidas e temperadas ou fazer o chá.
  • vagens e flores: podem ser consumidas em saladas

O chá ou até mesmo o pó ou farinha de moringa, que também pode ser facilmente encontrado, podem ser utilizados em sucos, junto com temperos para misturar na comida e até mesmo para preparar massas.

Outras formas de aproveitar os benefícios da moringa e com produtos que também são facilmente encontrados em lojas especializadas ou na internet, são através de óleos e pomadas.

No caso da pomada de moringa, o objetivo é hidratar e recuperar peles e cabelos, sendo muito indicada para uso após exposição ao sol. Já o óleo, por penetrar profundamente na pele, pode ajudar a diminuir marcas de expressão.

Até mesmo sabonetes feitos de moringa podem ser encontrados no mercado, prometendo limpeza profunda e excelente hidratação.

O que é Moringa?

A planta é originária da Índia e é conhecida por diversos nomes, como Moringa Oleífera, morangue, cedro, acácia-branca, árvore rabanete de cavalo, quiabo de quina e moringueiro. Suas folhas fazem sucesso para os chás no ocidente, mas no oriente, é inserida na alimentação e seu uso na cozinha é incentivado por organizações humanitárias para combater a desnutrição.

Tudo pode ser aproveitado da planta: fruto, folha, raiz e casca, e com tantas qualidades, ela é conhecida como ‘carne verde’. Nos locais onde a desnutrição é grande entre a população pobre, a Moringa serve como suplemento alimentar.

Há riscos no consumo da moringa?

Não há tantos estudos a respeito da planta e seu consumo. O que se sabe é que ela é muito nutritiva e tem diversas propriedades benéficas ao organismo mas já se levantou os riscos de ingerir a moringa em excesso. Pesquisas mostram que podem ser agravados problemas cardíacos com o aumento da produção de glóbulos vermelhos e maior probabilidade também de Acidente Vascular Cerebral.

As grávidas também devem ficar atentas quanto o consumo da moringa, já que o excesso de vitamina A pode afetar o bebê. Tem é hipoglicêmico também deve evitar chá de moringa, já que pode baixar muito o nível de açúcar no sangue.

Vale ressaltar que antes de consumir qualquer produto como tratamento de saúde, mesmo que seja apenas para conquistar todas as vitaminas oferecidas pela moringa, é interessante procurar um médico e se certificar de que é indicado para a sua condição de saúde.

Gostou das dicas? Tem dúvidas? Tem dicas de como preparar ótimos chás? Compartilhe abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)