Chá de Tomilho: Benefícios para Saúde, Propriedades e Receita Completa!

Publicidade

Aprenda a ingerir corretamente o chá de tomilho e veja seus benefícios

O tomilho é um dos condimentos mais utilizados na culinária francesa e também em pratos brasileiros. Altamente aromático e de sabor forte e característico, é um elemento que, certamente, colabora para dar personalidade a qualquer tipo de prato.

Ele é fácil de cultivar e é muito resistente, podendo ser guardado seco e devidamente protegido. Porém, o seu uso vai muito além das preparações meramente culinárias para acrescentar sabor.

Misturada à água quente, essa erva forma o chá de tomilho, perfeito para cuidar da saúde em vários pontos. Veja a seguir quais são eles e entenda como você pode usá-lo:

Quais são os benefícios do chá de tomilho?

O chá de tomilho é capaz de ajudar pacientes nas mais diferentes condições. Para tanto, você deve investir em doses adequadas e sempre respeitar as indicações. Diante disso, as vantagens principais incluem:

Acalma o sistema nervoso

Essa bebida contém óleos essenciais e elementos que são especialmente importantes para acalmar o sistema nervoso. Além de tudo, ajuda a regular a produção de substâncias que mexem com o humor e com o estado de espírito.

Isso faz com que a bebida diminua os sintomas de problemas como depressão, ansiedade e estresse; Muito embora não deva substituir medicamentos tradicionais, é uma opção a mais para quem busca mais qualidade de vida.

Também é uma forma de aliviar crises e evitar que elas aconteçam com tanta frequência, o que diminui consideravelmente o sofrimento de quem encara esses quadros.

Possui propriedades antissépticas

O chá de tomilho é um importante aliado no combate à ação de microrganismos, como bactérias em geral. Com suas propriedades antissépticas, ele colabora para evitar infecções internas e externas.

Com isso, pode ser utilizado de maneira tópica em ferimentos e áreas lesionadas que estejam sob risco de sofrer com algum tipo de infecção.

Além disso, ele também colabora para evitar que infecções internas se espalhem ou se instaurem de vez, diminuindo as chances de doenças.

Evita inflamações na garganta

Outro ponto importante, inclusive devido a essa propriedade anterior, é que o chá de tomilho ajuda a evitar inflamações na garganta. Ele evita problemas como amidalites, laringites, infecções e coisas do tipo. Ele pode ser ingerido ou usado para gargarejo se esse for o objetivo principal.

Além disso, ele protege toda a região de uma maneira em geral, o que significa boca, garganta, ouvidos e nariz. Como ajuda a descongestionar os vasos e impede a ação de microrganismos, as chances de acontecerem problemas como otite, problemas nasais e na boca diminuem consideravelmente.

Funciona como diurético

O chá de tomilho também é ótimo para eliminar as toxinas do organismo. Seu efeito diurético garante uma limpeza importante no organismo, de modo a favorecer a eliminação de líquidos e de produtos acumulados nas células.

Isso contribui não apenas para a limpeza do organismo, mas também para o funcionamento dos rins e para o funcionamento do corpo de uma maneira geral. De quebra, você elimina os líquidos acumulados, de modo a reduzir algumas medidas e diminuir a quantidade de celulite aparente.

Tem função antioxidante

Os elementos e óleos essenciais desse chá também contam com antioxidantes. Eles combatem os radicais livres, de modo a evitar a degeneração prematura das células. Em outras palavras, isso ajuda a evitar o envelhecimento precoce, como o aparecimento de rugas ou perda de elasticidade em tecidos.

Além de tudo, é algo que ajuda a prevenir o surgimento de vários tipos de câncer. Com menos degeneração, há menos chances de uma célula sofrer uma transformação anormal e que origine um tumor em algum ponto.

Combate a anemia

Acredita-se que esse chá seja, também, uma importante fonte de ferro para o organismo. Isso fortalece o organismo e garante que as células capturem os nutrientes mais facilmente. Dessa forma, há uma prevenção contra a anemia a partir do consumo regular dessa bebida.

A crença popular também diz que o chá ajuda a diminuir a queda de cabelo e fortalece as unhas. Embora isso ainda não esteja provado cientificamente, pode ser uma vantagem extra para quem ingere essa bebida.

No geral, essa característica colabora para as trocas gasosas das células e também favorece o seu funcionamento. De quebra, dá mais vitalidade e vigor — já que a falta de ferro causa o oposto.

Como preparar esse chá? Receita

Para fazer essa bebida corretamente, use um ou dois ramos de tomilho fresco. Se ele estiver seco, prefira utilizar a quantidade dividida pela metade, já que se ele for muito concentrado pode ser perigoso.

Misture isso a um litro de água fervente e tampe imediatamente. Essa ação impede que os óleos essenciais evaporem e que suas propriedades mais importantes sejam perdidas. Basta deixar que o recipiente fique totalmente abafado por cerca de 10 minutos, de modo que todas as propriedades fiquem protegidas e concentradas.

Se pretende usar para combater infecções, especialmente na garganta, misture um pouco de limão e/ou de mel. Não adoce a bebida e a ingira quando ela ainda estiver morna.

Quais são as contraindicações?

Da mesma forma que qualquer outro remédio, inclusive se for natural, o chá de tomilho tem contraindicações. Em primeiro lugar, gestantes, lactantes e crianças menores de seis anos não devem ingerir a bebida em nenhuma hipótese.

Quem tem problemas neurológicos também deve evitar a bebida, assim como quem tem problemas gastrointestinais. Doença de Crohn, úlcera e colite são apenas alguns dos quadros que eliminam a possibilidade de consumo da bebida.

Quem tem problemas de insuficiência cardíaca também não deve utilizá-lo e seu uso prolongado pode acentuar problemas de tireóide.

No geral, ninguém deve consumir a bebida por mais de uma semana, já que o acúmulo de elementos pode causar toxicidade ao organismo.

O chá de tomilho é uma bebida poderosa feita com um dos condimentos com mais personalidade existentes. Ele cura principalmente problemas relacionados à garganta e infecções em geral, mas também atua no sistema nervoso e na proteção das células. Mesmo assim, conte com a orientação do seu médico para aproveitar essa bebida da melhor maneira possível.

Conte se você pretende utilizar essa bebida e aproveite para dizer se tem alguma dúvida sobre o assunto!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)