Chá de Sálvia: Receita Passo a Passo, Propriedades e Benefícios para Saúde

Publicidade

Veja tudo o que você deve saber sobre o chá de sálvia

A sálvia é uma erva muito conhecida, desde os tempos da Idade Média. Antigamente utilizada para lidar com picadas de cobra e, também, para aumentar a fertilidade feminina, o seu uso resistiu ao tempo e chegou aos dias modernos.

Além de incluir a erva nas refeições como um tempero especial, ela também pode ser consumida na forma de chá. Quando usado da maneira correta, os benefícios para a sua saúde podem ser intensos — mas, para isso, é preciso ter as informações certas.

Pensando nisso, veja a seguir tudo o que você tem que conhecer sobre o chá de sálvia.

Quais são os benefícios do chá de sálvia?

Consumir corretamente o chá de sálvia pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. Versátil, ele atende a várias condições e entre os seus principais benefícios estão:

Auxilia o emagrecimento

O chá de sálvia tem efeito diurético, o que significa que ele permite que o seu corpo elimine mais facilmente os líquidos e as toxinas. Como muita gente sofre com a retenção de líquidos, esse chá é especialmente importante para combater esse problema.

Além disso, a bebida ajuda na aceleração do metabolismo e na queima calórica. De quebra, lida com os radicais livres, favorecendo o processo de emagrecimento. Apesar de não ter tanto efeito quanto o chá verde, por exemplo, ele pode ajudar a turbinar a dieta.

Diminui o inchaço da barriga

Muitas vezes, as pessoas estão insatisfeitas com o corpo não porque estão acima do peso, mas porque a silhueta não está como gostariam. O abdômen distendido e inchado é, sem dúvidas, uma das maiores reclamações.

Na maioria das vezes, isso se deve a gases que não são apropriadamente eliminados pelo organismo. Com o consumo da bebida à base de sálvia, por outro lado, há a eliminação mais fácil desses gases.

Como resultado, você provavelmente sentirá uma sensação de barriga mais chapada e menos desproporcional á cintura em geral.

Atua como antiespasmódico

Para quem tem problemas respiratórios, especialmente a asma, essa bebida é muito importante. Ela contém elementos com propriedades antiespasmódicas, o que ajuda a evitar um estresse excessivo em relação ao sistema respiratório.

Isso torna mais fácil respirar e lidar com possíveis crises, como a de obstrução causada pela asma. Também diminui a tosse e ajuda o funcionamento do organismo de uma maneira geral.

Ajuda a saúde do coração

Por ser rica em flavonoides, a sálvia é uma erva muito importante para o coração. Basicamente, ela ajuda a proteger esse músculo vital, de modo que ele não fique sobrecarregado com o tempo.

Além disso, os antioxidantes da erva também combatem os radicais livres, os quais aceleram o processo de degeneração e oxidação das células. Por causa disso, ingerir a bebida com regularidade pode ajudar o sistema cardiovascular a ficar mais saudável, de modo a evitar possíveis infartos e outros problemas.

Favorece a saúde psicológica

A saúde psicológica é outra que pode ser extremamente favorecida pela ingestão desse preparo. Em primeiro lugar, isso se deve ao falto de que o chá tem bebidas calmantes. Quem sofre com estresse crônico ou ansiedade, por exemplo, vê uma melhora nos níveis desse tipo de problema.

De quebra, o chá de sálvia também tem efeitos ansiolíticos. Com isso, há uma melhor regulagem em relação aos níveis de hormônios produzidos pelo cérebro. Além de combater a ansiedade, também ajuda quem tem problemas com depressão e outras questões de ordem psicológica.

Aumenta a qualidade de vida na menopausa

Mulheres que estão na menopausa sofrem com diversos problemas. Os calores intensos e constantes — no chamado climatério —, a perda de vitalidade, a variação de humor e a insônia são apenas alguns dos sintomas mais comuns.

Como contém flavonoides, o chá de sálvia pode ajudar. Esses componentes ajudam a regular, de forma natural, os níveis hormonais. Com isso, as mulheres na menopausa sentem menos o efeito desse período.

Além disso, a ação ansiolítica ajuda a relaxar e favorece o sono, também combatendo a dificuldade para dormir.

Tem ação antisséptica

Essa bebida também tem ação contra bactérias e outros microrganismos que podem provocar o alastramento de uma infecção pelo corpo. Sua ação antisséptica faz com que esse chá seja uma ótima possibilidade para quem pretende fazer uso de maneira tópica.

Compressas mornas com essa bebida sobre feridas e machucados em geral ajudam a acelerar o processo de cicatrização, além de atuar como uma forma de proteção. Os riscos de infecção caem drasticamente com o uso tópico contínuo, de modo a evitar complicações maiores.

Como preparar esse chá?

Se você quiser preparar o chá, deve misturar um litro de água a duas colheres de sopa da folha, seja ela fresca ou não. A bebida deve ser mantida em fogo médio até que levante fervura. Em seguida, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 10 minutos. Na sequência, coe e beba ainda morno.

Já se você quiser fazer uma infusão, ferva um litro de água e, em seguida, despeje 15 gramas de flores e folhas dessa erva. Deixe que a mistura fique assim por três minutos e, na sequência, coe.

Caso você não esteja ingerindo a bebida para emagrecer, poderá adoçá-la com mel, melaço ou stevia.

Quais são as contraindicações?

Para que o consumo realmente faça bem para o seu organismo, é importante conhecer as contraindicações.

Em primeiro lugar, a bebida não pode ser consumida em excesso, porque pode causar danos ao fígado e irritar o estômago. De quebra, a erva tem ação alucinógena, então uma quantidade exagerada nunca faz bem.

Quem tem problemas no fígado, no estômago ou tem algum tipo de problema mais sério, como quadros psicóticos ou epilepsia deve evitar a bebida. Outras pessoas que não devem fazer a ingestão é quem tem diabetes ou faz tratamento com calmantes.

De quebra, não deve ser ingerido por mais de 10 dias e grávidas e lactantes não devem utilizá-lo.

O chá de sálvia é um poderoso composto que pode te ajudar em diferentes áreas da sua vida. Porém, é fundamental procurar um médico antes de fazer a ingestão se você tiver qualquer dúvida, já que essa bebida tem efeitos colaterais para algumas pessoas.

Já tinha ouvido falar nessa bebida? O que achou? Conte nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)