Chá de Sabugueiro: Receita, Propriedades, Benefícios, Como Fazer!

Veja mais sobre o chá de sabugueiro e saiba como prepará-lo

O sabugueiro é uma espécie de arbusto originário da Europa. O clima brasileiro propiciou o seu aparecimento em terras tupiniquins e um olhar mais descuidado pode confundir seus frutos com as deliciosas jabuticabas.

Suas flores e folhas, por sua vez, contêm ótimas propriedades que, misturadas à água quente, formam a poderosa bebida que é o chá de sabugueiro. Com diversas propriedades, ele pode ajudar curar vários tipos de problema, além de favorecer a prevenção de vários outros.

Para conhecer mais sobre esse remédio da terra, continue lendo e saiba mais!

Quais são os benefícios do chá de sabugueiro? + Propriedades

O chá de sabugueiro é uma bebida poderosa e cheia de propriedades. Se utilizado da maneira correta, os benefícios que você pode aproveitar incluem:

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

O sabugueiro é rico em vitamina C, um elemento responsável por fortalecer o sistema imunológico. Quando você ingere essa bebida, ela ajuda o organismo a combater mais facilmente invasores, como infecções e micro-organismos diversos.

Essa vitamina também é importante para ajudar a proteger a saúde das gengivas, evitando infecções bucais e problemas diversos nessa área. Assim, a saúde fica em dia mais facilmente.

Contribui para prevenir o câncer

A bebida também é rica em antioxidantes, que capturam e impedem a ação dos radicais livres. Esses radicais, quando soltos no organismo, contribuem para a degeneração acelerada das células.

Quem está predisposto ao câncer, portanto, tem mais chances de desenvolver a doença, ainda mais com esse tipo de elemento no organismo. Como os antioxidantes ajudam na sua eliminação, o resultado é que diversos tipos de câncer tem seus riscos consideravelmente diminuídos em.

Evita o envelhecimento precoce

Os radicais livres também são os grandes vilões do envelhecimento precoce. Como as células perdem o funcionamento mais cedo, a aparência da pele e dos demais tecidos fica prejudicada. Ao consumir a bebida, você evita que essa situação aconteça de maneira antecipada.

Além disso, a vitamina C presente na bebida é importante para a formação do colágeno. As fibras dessa substância são responsáveis por sustentar a pele, de modo a dar firmeza e elasticidade.

Com o consumo frequente do chá, o resultado é que a pele fica mais firme e viçosa, tendo aspecto mais jovem ao longo do tempo.

Ajuda no funcionamento do intestino

Outra questão é que o sabugueiro é rico em fibras. Isso ajuda na eliminação de toxinas por meio das fezes, ajudando o funcionamento do intestino. Quem tem problemas como constipação, prisão de ventre e outras condições intestinais normalmente se beneficia desse consumo.

De quebra, isso ajuda no emagrecimento, já que elimina aquela sensação de acúmulo e de abdômen dilatado. Ao funcionar melhor, o intestino absorve de maneira mais satisfatória os nutrientes e elimina o que ficaria acumulado, ao menos por uns dias, na forma de peso e medidas a mais.

Protege a saúde dos olhos

O sabugueiro é rico em vitamina A, um excelente componente para quem quer proteger, dentre outras coisas, a saúde dos olhos. Esse elemento é especialmente importante para evitar doenças como a catarata e a degeneração macular, que estão entre as causas mais comuns por cegueira no mundo.

Ela também ajuda no processo de visão noturna, além de também evitar a secura da área conjuntiva dos olhos. Isso faz com que enxergar seja mais fácil e mais confortável, já que a síndrome dos olhos secos pode gerar incômodos destacáveis.

Desintoxica o organismo

Outra propriedade importante desta bebida é que ela tem ação depurativa. Isso significa que ela é responsável por eliminar as toxinas que existem no organismo de maneira mais fácil. Isso ajuda a eliminar, por exemplo, o acúmulo de líquidos.

Também melhora o funcionamento dos rins e das células em geral, já que a oxigenação se torna mais simples. Bebido com a frequência adequada, o chá garante o organismo fique livre das principais e mais prejudiciais toxinas.

Tem ação anti-inflamatória e antisséptica

Além de todos esses benefícios, a bebida ainda conta com ação anti-inflamatória e antisséptica. Ela reduz o inchaço e a intensidade das inflamações, inclusive dos músculos. Assim, diminui dores crônicas diversas.

Já quanto à ação antisséptica, ela ajuda a combater a proliferação de vírus e bactérias. Associando isso ao reforço do sistema imunológico, há muito menos chances de a saúde encarar qualquer problema ou complicação mais grave.

Como preparar esse chá? Receita Passo a Passo

Para preparar o chá de sabugueiro, separe uma colher de sopa de folhas e flores secas e uma xícara de água. Para fazê-lo do tipo infusão, misture as flores à água quente e deixe descansar, de maneira abafada, por cerca de 10 minutos.

Passado esse tempo, destampe e coe a bebida. Prefira não adoçá-la e a faça a ingestão de três copos de chá, diariamente e intercalando os horários.

Se quiser potencializar a bebida, misture três folhas secas de chá verde, acrescentando um componente termogênico à bebida.

Quais são as contraindicações?

Para garantir a sua segurança, alguns cuidados com as contraindicações dessa bebida devem ser tomados. Em primeiro lugar, é imprescindível evitar o consumo do chá feito com os frutos dessa planta. Eles são tóxicos e causam alergias, na maioria das vezes.

Além da superdosagem, também não é recomendado que você ingira a bebida em longo prazo. Depois de dez dias, a indicação é suspender a ingestão e retornar após 15 ou 20 dias.

Gestantes e lactantes são terminantemente proibidas de beber esse chá, assim como pessoas hipersensíveis a certos componentes. Diabéticos e pessoas com problemas estomacais também devem evitar o consumo sem orientação médica.

O chá de sabugueiro reforça a sua saúde e também ajuda a prevenir câncer, envelhecimento precoce, problemas de visão e infecções em geral. De quebra, também ajuda a emagrecer a eliminar as toxinas do organismo, de modo a garantir um corpo mais saudável. Porém, não se esqueça de jamais usar seus frutos tóxicos e, também, siga as contraindicações. Em caso de dúvidas, procure um médico para que a bebida possa, efetivamente, só trazer benefícios!

Deixe nos comentários se você tem alguma dúvida sobre essa bebida e se você já aproveitou suas propriedades!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)