Como Preparar Chá de Rosa Branca + Benefícios/Propriedades p/ Saúde

Descubra tudo sobre as vantagens do chá de rosa branca

A rosa branca é muito mais do que uma flor bonita e muito comum no Brasil. Ela pode ser o ingrediente para uma bebida cheia de propriedades, como é o seu chá. Consumida da maneira certa, essa preparação pode te ajudar a ser mais saudável e ter muito mais benefícios para a sua saúde de maneira geral.

Ao mesmo tempo, muita gente desconhece que o chá de rosa branca não serve apenas para beber, mas também para usar em diversas outras aplicações. Com as informações certas, você pode tirar o melhor e o máximo dessa bebida! Quer saber mais? Então continue lendo e descubra.

Quais são os benefícios do chá de rosa branca? (Propriedades)

Utilizar o chá de rosa branca é extremamente benéfico para a saúde por causa de suas múltiplas propriedades. Versátil, ele pode ajudar a sua saúde a ficar em dia e ainda colabora para ajudar a tratar diversos quadros.

Dentre os benefícios de utilizar essa bebida estão questões como:

Tem propriedades anti-inflamatórias

O chá feito com a rosa branca tem propriedade anti-inflamatória. Seus componentes ajudam a combater pontos de inflamação em diferentes áreas do corpo, como nos músculos, nos olhos e mais.

É uma opção tanto para quem tem dores crônicas quanto para quem sofre com problemas agudos. A bebida é especialmente indicada para mulheres com inflamação no útero e para pessoas com problemas inflamatórios nos rins.

Ajuda na digestão

Outra questão é que a bebida ajuda na digestão. Ao estimular o funcionamento do aparelho digestivo, a bebida ajuda a evitar problemas como azias, náuseas e sensação de estômago pesado.

Também serve para combater inflamações nessa região, como a gastrite e até mesmo a úlcera. Por mais que não trate esses dois problemas de maneira definitiva, ajuda a aliviar os sintomas e previne que aconteçam crises intensas de maneira geral.

Favorece a eliminação de toxinas

A ação diurética e depurativa dessa bebida também não deve ser ignorada. Ela é capaz de ajudar na eliminação de toxinas do sangue de maneira geral, o que, inclusive, ajuda no funcionamento dos rins.

De quebra, essa propriedade colabora para que a pele seja limpa mais facilmente. Os poros são desobstruídos, de modo a dar uma sensação de pele mais fresca, macia e viçosa.

Além de tudo, ela tem uma propriedade laxante, combinada com a ação digestiva. Isso favorece ainda mais a eliminação de toxinas e de elementos que não são aproveitados pelo organismo.

Conta com ação calmante

Outro benefício de ingerir essa bebida é que ela possui uma ação calmante. Os elementos presentes são responsáveis por oferecer uma sensação de relaxamento a diversas áreas do corpo, especialmente os músculos.

Isso faz com que seja mais fácil lidar com enxaquecas e dores musculares, por exemplo. Essa propriedade também ajuda quem tem que lidar com problemas psicológicos, como o estresse e a ansiedade. Com mais sensação de relaxamento, é mais fácil lidar com esses pontos.

De quebra, o sono é favorecido e se torna mais reparador. Quem sofre com insônia, portanto, experimenta benefícios a partir do consumo dessa bebida.

Pode ser usado de forma tópica

Além de ser ingerido, o chá de rosa branca também pode ser usado de maneira tópica, ou seja, em algum local externo no corpo.

Quem está com conjuntivite pode fazer compressas com a bebida fria, de modo a diminuir a inflamação, o inchaço e o incômodo. Mucosas também podem ser lavadas com a bebida, especialmente por sua ação calmante. Os olhos com conjuntivite estão entre as regiões que podem ser lavadas, de maneira delicada, com a bebida em temperatura fria.

Ainda serve para fazer uma limpeza de pele e para evitar a proliferação de bactérias, especialmente em machucados de diversos tipos.

Como preparar esse chá? Receita Passo a Passo

Para preparar o chá de rosa branca da maneira adequada, tudo vai depender do objetivo que você tem para esse tipo de bebida. Se por para consumo, você deve acrescentar 10 gramas das pétalas e das sementes da rosa em meio litro de água já quente. Deixe ferver por 5 minutos e faça com que amorne, com a tampa ainda fechada. Depois, é só consumir.

Já quando você for usar de maneira tópica, o melhor é fazer uma infusão. Para isso, deixe 500 ml de água fervendo e, em seguida, acrescente as pétalas e as sementes da rosa. Tampe o recipiente e deixe por dez minutos. A seguir, deixe que esfrie até uma temperatura confortável ao tato.

O chá já é naturalmente adocicado, mas você pode utilizar um pouco de mel, se preferir. Também é importante utilizar pétalas e sementes que estejam tão frescas quanto possível.

Tome cuidado para que a água não esteja quente demais e com o tempo em que a bebida ficará fervendo. Se você utilizar uma temperatura muito alta ou um tempo muito longo, corre o risco de perder as principais propriedades das pétalas e das sementes.

Quais são as contraindicações?

De uma forma geral, o chá de rosa branca não tem nenhuma contraindicação mais forte. Por ser muito leve e natural, pode ser utilizado até mesmo por crianças maiores de 2 anos, em diversas situações.

Ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado com a quantidade utilizada. Em primeiro lugar, não é recomendado aumentar a proporção de pétalas de rosa branca, já que isso deixa o chá mais potente e suas ações ainda mais fortes.

Além disso, não é recomendado ingerir a bebida mais de três vezes ao dia. Em vez de causar benefícios, pode gerar o efeito oposto.

De quebra, pessoas que sofram com pressão baixa ou que tenham algum tipo de problema de coração devem repensar o uso dessa bebida. Como ela tem propriedades calmantes, o seu consumo, especialmente em excesso, pode levar a um estado letárgico.

Gestantes, idosos e crianças também devem procurar um médico antes de consumir a bebida, evitando futuras complicações.

O chá de rosa branca é uma bebida repleta de benefícios e propriedades que vão ajudar seu corpo e sua saúde a funcionar melhor. Para aproveitar todos esses benefícios, faça o chá corretamente e tenha atenção às contraindicações.

Se tiver alguma dúvida sobre como preparar essa bebida e o que fazer, conte para a gente nos comentários!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)