Chá de Maracujá: Como Fazer, Com Gengibre, Benefícios, Receita!

De calmante a termogênico: chá de Maracujá tem muitos benefícios para a saúde. Confira oito receitas diferentes!

O maracujá é uma fruta tropical e é muito conhecido por suas propriedades calmantes. Também já se comprovou sua eficiência em baixar os níveis de açúcar no sangue. Entre os benefícios que a fruta oferece estão as ações diuréticas, ansiolíticas e analgésicas.

O maracujá também pode ajudar a emagrecer e é uma fruta com poucas calorias e muitos nutrientes. Contém antioxidantes, que ajudam a proteger contra o câncer e o envelhecimento precoce, pois é rico com vitamina C e A, tem flavonoides e também tem grande quantidade de fibras, ferro, cálcio, fósforo e sódio.

Motivos para consumir a fruta ou o chá de maracujá não faltam! Você pode beneficiar-se na prevenção do câncer, cuidar da pressão arterial do cólon, dos olhos, aumentar a produção de sangue, curar anemia, facilitar a digestão, melhorar sua imunidade, cuidar da saúde vascular, melhorar a qualidade do sono, combater o colesterol ruim e até mesmo reduzir os sintomas da asma.

Então, nada mais de esperar, escolha a receita que mais te agrada e corra fazer o seu chá de maracujá!

Receitas de chá de maracujá

1 . Com gengibre e canela

Use a polpa de dois maracujás para 500 ml de água junto com um pedaço pequeno de gengibre e ½ canela em pau. Ferva tudo junto por aproximadamente dez minutos, coe e beba!

2 . Só com canela

Para um litro de água, use a polpa de um maracujá e dois paus de canela. Leve ao fogo e aguarde começar a ferver, então marque dez minutos, coe e beba!

3. Com as folhas de maracujá

Para uma xícara de água, uma colher de sopa de folhas de maracujá verde. Para preparar esta infusão, ferva a água, acrescente as folhas e tampe por dez minutos. Não se deve levar as folhas ao fogo. Coe e beba!

4. Geladinho com maçã

Este chá de maracujá com maçã pode ser servido gelado, o que quer dizer que mesmo no verão, ainda dá para aproveitar os benefícios da fruta!

Para a medida de quatro xícaras de chá de água, use um maracujá com tudo, polpa e casca e uma maça com casca. Corte as frutas em quatro partes, coloque na água e ferva em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe fervendo por mais dez minutos. Coe e beba!

5. Maçã, açúcar derretido, cravo e canela a gosto!

Para um litro de água, use um maracujá sem casca, uma maçã pequena, açúcar, canela e cravo a gosto. Derreta o açúcar em uma panela e acrescente a água antes que o açúcar queime. Mexa até dissolver tudo e então coloque os outros ingredientes. Deixe ferver por dez minutos. Consuma com as frutas ou, se preferir, coe o chá.

6. Com canela e gengibre

Para três copos de água, use um maracujá médio, um pedaço médio de canela em pau, duas colheres de sopa de açúcar e um pedaço pequeno, de aproximadamente meio centímetro, de gengibre. Queime o açúcar com o gengibre picado em pedaços bem pequenos, até formar um caramelo. Acrescente água e canela e deixe ferver até reduzir um terço da água, ou seja, virar a medida de duas xícaras, adicione a polpa do maracujá, deixe ferver mais um pouco, coe e beba!

7. Gengibre, canela, maçã e cravos

Para um litro de água, use 450 gramas de açúcar, uma pau de canela, três cravos, uma maçã com casca, dois ou três pedaços de gengibre, a polpa de dois maracujás e a casca de um. Derreta o açúcar junto com gengibre, cravo e canela. Ferva a água separadamente e acrescente ao açúcar derretido. Junte os maracujás e a maçã e ferva até que a maçã fique cozida. Coe o chá e é só beber!

8. Folhas secas de maracujá, capim cidreira e camomila

Para 250 ml de água, use uma colher de chá das folhas de cada ingrediente. Ferva a água, acrescente as folhas, sem ir ao fogo, e tampe. Deixe descansar por cinco minutos. Coe e beba em pequenas porções durante todo o dia. Esta é uma receita super calmante!

Benefícios das combinações de ingredientes no chá de maracujá

Para sempre ter os benefícios do chá de maracujá sem enjoar do sabor, as combinações são muito variadas, como você pode conferir nas receitas acima. O interessante é que você passa a contar não só com as propriedades do maracujá, mas dos outros ingredientes também.

O gengibre e a canela, por exemplo, são termogênicos, ou seja, ajudam a acelerar o metabolismo e serão eficientes para queimar gordura. Faça as combinações mais gostosas para você e aproveite o máximo dos chás!

Outras formas de consumir o maracujá

Claro que no período de frio, um chazinho é sempre bem vindo, mas em outras épocas do ano, você pode continuar a ter os benefícios do chá de maracujá, consumindo a fruta de outras formas.

Simplesmente comer a fruta já garante todas as melhorias que ela pode proporcionar. Nos chás, você alia a função calmante a outros ingredientes, que vão oferecer outras vantagens, como no caso dos termogênicos que auxiliam na perda de peso.

A casca do maracujá pode ser consumida junto com a comida, em forma de farinha, que fica ótima na tapioca, em pães e bolos, e também em sucos.

Já que muitas das receitas de chá de maracujá usam apenas a polpa da fruta, que tal aproveitar a casca para fazer a farinha, usar a fruta por completo e contar com todos os benefícios que ela pode trazer?

Por que fazer o chá de maracujá com a fruta e não comprar pronto?

A praticidade e facilidade parecem dominar nossa vida e pensar em comprar um maracujá para então preparar um chá não condiz com a realidade da falta de tempo e pressa que temos sempre.

Seria muito mais cômodo procurar alguma loja ou mercado que venda um pacotinho com pozinho mágico que mistura na água quente e está feito o chá! Porém, pense nas vantagens de consumir um chá que você mesmo escolheu o maracujá, é natural, não contém conservantes e não perdeu nenhum nutriente durante o processo de industrialização.

É natural e mais saudável!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)