5 Chás para Soltar Intestino Preso Rápido – Tratar Constipação Fácil!

Publicidade

Veja quais são 5 chás para intestino preso e saiba como prepará-los

A prisão de ventre corresponde à dificuldade persistente que alguém possui de ir ao banheiro evacuar. Ela pode causar dores abdominais, flatulências e incômodos em geral. Além disso, prejudica a saúde como um todo, já que toxinas não são devidamente eliminadas.

Ela pode ser causada por uma alimentação incorreta — como com falta de fibras ou de líquidos —, assim como por estresse ou doenças que levam a esse efeito secundário. O problema pode evoluir para um quadro mais grave, então a atenção médica nunca é dispensável.

Nas lojas de produtos naturais, entretanto, há algumas ervas que podem ajudar. Duvida? Então veja 5 chás para intestino preso.

1. Chá de sene

O chá de sene é um dos melhores para tratar a prisão de ventre. Isso acontece porque essa erva tem uma das mais poderosas ações laxativas da natureza, facilitando a digestão e a eliminação das fezes, de maneira geral.

Isso se dá por causa dos compostos conhecidos como antraquinonas. A principal ação deles é estimular as contrações do intestino, o que melhora o trânsito dos resíduos. Além de tudo, a erva contribui para criar uma irritação leve na parede do intestino, o que contribui para a eliminação das fezes.

Quanto ao seu consumo, ele é contraindicado para grávidas, lactantes e quem tem problema intestinal crônico. Ele não deve ser ingerido em grandes quantidades ou por muito tempo, já que pode causar uma espécie de dependência no intestino.

Como fazer?

Comece fervendo 150 ml de água ou o correspondente à sua xícara. Deixe que ferva por dois minutos em fogo baixo e, em seguida, desligue.

No fundo da xícara, acrescente uma colher de café de folhas secas de sene. Despeje a água quente imediatamente e tampe o recipiente por 5 a 10 minutos.

Coe a bebida e ingira quando ela ainda estiver morna. Prefira tomar um pouco antes de dormir, já que o efeito demora, em média, 10 horas para acontecer.

2. Chá de linhaça

A linhaça é uma semente conhecida por ser muito rica em fibras. Como você já deve saber. as fibras ajudam o trânsito intestinal, de modo a evitar que a prisão de ventre continue acontecendo. Além de incluir o grão na alimentação, a bebida feita a partir dele está entre 5 chás para intestino preso.

Ela também possui óleos que permitem que o organismo funcione melhor, facilitando a digestão e o funcionamento do intestino. Ela cuida não apenas da prisão de ventre em um único momento, mas também ajuda a regular o sistema de uma forma geral.

Essa semente, entretanto, é contraindicada para quem tem doenças crônicas no intestino e também para quem está ingerindo certas medicações. Grávidas, especialmente no primeiro trimestre, devem evitar, assim como os alérgicos. O consumo em grande quantidade pode gerar efeitos adversos intensos, então deve ser evitado.

Como fazer?

Para preparar essa bebida, esquente 500 ml de água, pouco antes do ponto de fervura. Na sequência, acrescente 4 colheres de sopa de sementes de linhaça, de preferência a dourada. Tampe e deixe por 10 minutos.

Na sequência, beba o chá ainda morno. Se conseguir e preferir, ingira junto um pouco das sementes no fundo.,

Você também pode fazer essa receita, só que com o óleo de linhaça. Troque as sementes por uma colher de sopa do óleo e deixe cozinhar por três minutos em fogo baixo.

3. Chá de funcho

O chá de funcho ou erva-doce é muito benéfico para o organismo, de uma forma geral. Ele ajuda, por exemplo, a combater os gases e cólicas intestinais, além de estimular a digestão e melhorar todo o processo.

Sendo relaxante muscular e somando isso às suas outras propriedades, ele ajuda a melhorar a prisão de ventre, estimulando o intestino a funcionar.

Embora ele seja dado para crianças pequenas e seja ingerido por lactantes — pois aumenta a produção de leite —, é preciso ter cuidado ao bebê-lo. Ingerir demais pode causar problemas digestivos e, dependendo do caso, facilitar o aborto.

Receita Fácil

Para prepará-lo, coloque 1 litro de água para ferver e, quando atingir o ponto, coloque 3 colheres de sopa de sementes seca dessa planta. Desligue o fogo e tampe imediatamente, deixando totalmente coberto por 10 minutos.

Na sequência, coe e beba, já que ele normalmente não precisa ser adoçado. Consuma, no máximo três xícaras por dia.

4. Chá de cáscara sagrada

A cáscara sagrada não é tão conhecida quanto outras ervas mais difundidas, mas a sua bebida também está entre os 5 chás para constipação. Como ela tem um efeito depurativo, é bastante útil para ajudar na eliminação das fezes de maneira mais fácil.

Ela ainda ajuda a limpar o intestino, evitando que haja acúmulo de resíduos. Ela não causa irritações que levam ao funcionamento intestinal, mas, em vez disso, favorecem a digestão e estimulam os movimentos peristálticos.

Por mais que esse chá seja benéfico nesse sentido, não deve ser usado por quem está com um quadro de vômitos, de desidratação, de anemia ou obstrução intestinal crônica. Além disso, nunca deve ser usado junto ao sene e nem por grávidas ou lactantes.

Preparo

Prepare-o colocando um litro de água para ferver. Enquanto isso, lave as cascas de maneira bastante intensa.

Quando o líquido levantar fervura, despeje uma colher de sopa dessa erva e deixe fervendo em fogo baixo por 5 minutos.

Ao desligar, deixe tudo tampado por outros 5 minutos e, quando estiver morno, coe e ingira. Ele deve ser ingerido duas vezes por dia: uma vez antes do café da manhã e a outra, antes do almoço.

5. Chá de alcachofra

Bule de vidro!

Embora não seja muito conhecido para esse uso, o chá de alcachofra também ajuda quem sofre com o funcionamento mais lento do intestino. Ele possui propriedades depurativas e desintoxicantes, de modo a ajudar o corpo a eliminar todas as toxinas e resíduos.

Também possui efeito laxante e diurético, além de favorecer a eliminação de gorduras. Porém, ele não deve ser usado por gestantes e lactantes e nem em grande quantidade, pois pode atacar o sistema digestivo.

Receita para Constipação

Para fazer essa bebida, mistura 3 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra a um litro de água, que já deve estar fervendo. Tampe e deixe cozinhar, em fogo baixo, por pelo menos cinco minutos.

Depois de desligar, deixe que a bebida apure por 10 minutos, ainda coberta. Quando amornar, coe e, se preferir, adicione um pouco de mel.

Qualquer um desses 5 chás para intestino preso deve ser consumido na posologia correta e ser associado a um estilo de vida mais saudável. Porém, eles podem ajudar a conquistar um alívio necessário graças ao intestino funcionando corretamente.

Ainda tem dúvidas? Conte nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)