Chá de Lavanda/Alfazema: Como Fazer? Para Que Serve?

Publicidade

Chá de Lavanda: saiba para que serve e conheça mais sobre esta planta

O chá de lavanda, ou alfazema, como também é conhecida a planta, tem diversos usos. Suas principais propriedades são limpar, amaciar, acalmar e também perfumar. Costuma ser usada para diversos problemas de saúde, como os de pele, respiratórios, gástricos e reumáticas.

Aos mais antigos, a lavanda é um remédio para qualquer dor e tem mais poderes que a plantinha de flores lilás pode aparentar.

O chá de lavanda não só para acalmar e relaxar, mas também para aquietar a mente. Na aromaterapia é um dos cheiros mais utilizados, até mesmo em cultos religiosos, a alfazema é muito usada. Historiadores garantem que os egípcios usavam a planta até mesmo para embalsamar nobres.

O poder deste aroma penetrante e agradável foi usado por Cleópatra para seduzir Júlio Cesar e Marco Antônio. A essência até hoje tem forte apelo de sedução, quando usada em rituais como banho aromáticos.

Propriedades da Alfazema

Confira algumas das funções do chá de lavanda:

  • Acalmar os pensamentos
  • relaxar o corpo
  • contribuir para afastar a insônia
  • regenerar a pele
  • diminuir enxaquecas e dores de cabeça
  • combater o estress
  • limpar vias respiratórias, diminuindo tosse, bronquite e asma
  • acalmar peles com acne
  • diminuir incômodo causado por picada de inseto
  • combater as cólicas de bebês
  • amenizar os sintomas de Tensão Pré-Menstrual
  • ajuda a combater a depressão
  • baixar a febre
  • soluciona problemas digestivos
  • ajuda na circulação sanguínea

Dúvidas Sobre a Alfazema

Com tantos benefícios é fácil ficar em dúvida sobre as verdadeiras propriedades da lavanda. Então, para esclarecer algumas questões, as dúvidas mais frequentes já estão respondidas! Confira alguns mitos e verdades sobre o chá de lavanda:

Como usar o chá de lavanda para combater a insônia?

Para melhorar o sono, o ideal é tomar uma xícara antes de dormir. O efeito costuma ser muito rápido e facilmente você vai relaxar, deitar e ter uma noite tranquila. Também é legal inspirar o aroma agradável e relaxante que a planta vai exalar enquanto ferve na água do chá.

Chá de lavanda acaba com a caspa?

A infusão da planta, se aplicada diariamente no couro cabeludo, pode sim diminuir caspa e ainda deixa a raiz do cabelo mais forte e saudável.

Com o que posso combinar o chá de lavanda para não enjoar do sabor?

As receitas com lavanda podem ser bem diversificadas! Vale tomar com mel, misturar com camomila (e fazer uma bomba relaxante!), com pêssegos brancos e também abacaxi. É legal também testar novos sabores e descobrir com o que mais o chá de lavanda fica bom!

Posso fazer o chá com o óleo? E as flores, são comestíveis?

A resposta a todas estas dúvidas é sim! Se você possuir apenas o óleo de lavanda, excelente para massagens e para o ambiente, basta colocar algumas gotas na água quente e consumir como chá. Mas se você tiver a sorte ter a planta com flores e tudo, pode confiar e usar tudo para o chá. O importante é coar depois, assim fica mais agradável de saborear o chá e agrada mais o paladar.

Pode ser usado em grávidas?

Não há contraindicações para ninguém! Bebês, crianças, idosos, grávidas e até mesmo animais podem ser beneficiados com o chá de lavanda, ou com a aromaterapia. Só tem que ficar atento no uso porque costuma causar sonolência e em alguns momentos o ideal é planejar seu uso. Se for dirigir, por exemplo, não é bom usar a lavanda nem em chá nem em aromatizadores. Mesmo sem nenhum tipo de contraindicação, é bom reparar se surgem alergias ou algum tipo de reação. Em pessoas com úlceras, por exemplo, o chá de lavanda pode ter um efeito não muito positivo.

Por que a lavanda ajuda a diminuir a febre?

Entre suas propriedades está ser antisséptica e ajudar no combate a vírus e bactérias, por isso quando um chá de lavanda é tomado por alguém com febre, que normalmente indica que o corpo está lutando contra algum tipo de infecção, a tendência é que a temperatura corporal seja amenizada.

Qual a influência do chá de lavanda para ansiedade, irritação e depressão?

Um ansiolítico moderado é o que a lavanda oferece e por isso mesmo pode ser considerada uma droga natural para combater a ansiedade, irritação e depressão. Com o organismo mais relaxado, seja pela influência do cheiro ou da ingestão do chá, os sintomas de esgotamento, dificuldade em pensar, aperto no peito, sinais de angústia típicos de quem sofre com depressão e ansiedade, podem ser amenizados. Para isso, é importante o uso contínuo do chá de lavanda.

Só no chá e na aromaterapia a lavanda é usada?

As folhas são usadas também no chimarrão e em alguns casos para temperar carne de porco. Mas os banhos usados em rituais de algumas religiões também são comuns. Dizem que atraem boas energias. É possível achar a lavanda em perfumes, sabonetes, géis de banho e flores secas, que decoram e perfumam.

Consigo plantar Alfazema em casa?

Não é muito difícil cultivar esta planta. Ela precisa de um lugar quente e ensolarado, já que sua origem é mediterrânea. A lavanda não gosta de terrenos úmidos, portanto, escolha um local com boa absorção de água mas sem deixar a planta alagada. O ideal é comprar um caso com a planta já crescida, uma vez que fazer nascer de sementes tem poucas chances de sucesso, porém não é impossível.

No caso de comprar uma mudinha em um vaso, antes de transferir para terra, molhe o vaso, garanta que as raízes fiquem hidratadas porém não encharcadas. Também é legal podar um pouco a planta e depois transferir do vaso para o solo.

Para cuidar dela, não esqueça de adubar com certa frequência e regue pouco. Ela gosta de pouca água e de muito sol. Tente protege-la do vento do inverno. Na primavera, é hora de podar a lavanda para que logo ela dê flores e você possa fazer o chá!

Além de ter alfazema sempre disponível para fazer seu chá, a planta é linda e vai enfeitar sua casa! Os campos de lavanda, com suas colorações roxas e lilás encantam só de olhar!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)