5 Chás Caseiros e Medicinais para Garganta Inflamada, Febre e Tosse

Descubra quais são 5 chás para garganta inflamada

A garganta inflamada é um problema que acomete tanto crianças e adolescentes quanto pessoas adultas e mais velhas. Além da amigdalite, é possível ter faringite, laringite e várias outras questões ligadas a essa parte do corpo.

Além de causar problemas temporários na voz, é comum sentir muita dor e incômodo, como para comer ou engolir líquidos. Tratar corretamente o problema, portanto, é indispensável para a qualidade de vida.

A natureza, por sua vez, oferece ótimos medicamentos. Por isso, veja a seguir 5 chás para garganta inflamada e saiba como se livrar do problema!

1. Chá de limão com mel e gengibre

O chá de limão com mel e gengibre é uma das mais poderosas combinações para conseguir se livrar da garganta inflamada. Essa preparação é especialmente eficiente porque melhora a circulação e tem propriedades antibacterianas.

Com isso, o fluxo sanguíneo no corpo melhora e a eliminação dos elementos causadores da inflamação é mais simples. Porém, gestantes, lactantes, quem sofre com úlceras e tem problemas cardíacos ou de hipertensão não deve ingerir essa bebida.

Como fazer?

Para prepará-la, ferva meio litro de água em fogo baixo. Assim que levantar fervura, jogue um pedaço de gengibre, de aproximadamente 5 centímetros, fatiado e descascado. Deixe a bebida tampada por 10 minutos.

Depois, despeje o líquido em uma caneca com uma colher de sopa de mel e o suco de um limão. Misture tudo e beba quando ainda estiver quente.

2. Chá de romã

A ação anti-inflamatória do chá de romã faz com que ele seja uma das bebidas ideais para lidar com a garganta inflamada. Seus antioxidantes ajudam o organismo a combater agentes que levam à infecção, especialmente da região das amígdalas.

Ele ainda tem efeito adstringente, que faz com que os músculos se contraiam. Isso diminui o inchaço que é tão comum nesse quadro, melhorando o quadro respiratório e a sensação de dor em geral.

Quem estiver grávida ou amamentando e quem tiver problemas, como labirintite ou tontura, deve evitar a bebida. Em grandes quantidades, ela pode causar tonturas, embaçamento de visão e enjoos.

Receita

Ferva, aproximadamente, um litro de água. Ainda em fogo baixo, misture três colheres de sopa de casca de romã e desligue o fogo.

Tampe a panela por 5 a 10 minutos e, na sequência, ingira a bebida ainda morna. Se quiser, pode adoçar com uma colher de café de mel.

Se preferir não ingerir, adicione uma colher de chá de sal e uma de vinagre para fazer gargarejo por alguns minutos.

3. Chá de alho

O chá de alho é conhecido por ter boas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso faz com que ele seja um dos 5 chás para garganta inflamada porque combate a principal causa da dor e do incômodo.

Como, muitas vezes, a dor de garganta não vem sozinha, suas propriedades expectorantes auxiliam na eliminação de muco e a antibacteriana garante que a infecção não piore ou se espalhe. De quebra, a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando novos casos.

Novamente, as grávidas e lactantes devem evitar a bebida, assim como quem tem problemas de coagulação, hipotireoidismo e diabetes.

Passo a Passo

Para preparar essa bebida, amasse um dente de alho no fundo de uma xícara. Em seguida, despede uma xícara de água fervente, já que, assim, você não perde os óleos essenciais presentes.

Tampe a mistura por dez minutos e, ainda morno, o ingira. Se preferir, você pode adicionar suco de meio limão ou, como é mais comum, uma colher de mel. Todos esses elementos contribuem para a saúde da garganta, então não há problemas. O indicado é ingerir a cada 12 horas.

4. Chá de camomila

O chá de camomila é muito famoso por suas propriedades calmantes e relaxantes. Para quem está com a garganta inflamada, isso ajuda a diminuir o inchaço da região e, principalmente, alivia o desconforto. Quem tosse muito ou sente muita dor, por exemplo, consegue dormir melhor graças às propriedades de tal bebida.

Porém, ela também conta com propriedades anti-inflamatórias, especialmente de maneira tópica. Como age diretamente na garganta com a inflamação, os resultados são vistos em menos tempo.

Ele é contraindicado para quem tem algum tipo de hipersensibilidade aos seus componentes, além de não ser recomendado para grávidas e lactantes. Para crianças pequenas, a dose não pode ser grande.

Preparo

Fazer essa bebida não é difícil e basta colocar duas colheres de chá de folhas secas no fundo de uma xícara. Preencha com água fervente e cubra a mistura por 3 a 5 minutos.

Em seguida, coe e adicione uma colher de sopa de mel. Se quiser ainda mais propriedades, coloque um pouco de suco de limão até que fique do seu gosto.

5. Chá de folha de maracujá

Diferentemente do que muita gente acha, não é a polpa da fruta, mas, sim, as folhas do maracujá que promovem a sensação de tranquilidade. Ao preparar um chá desse tipo, você poderá aproveitar suas grandes propriedades relaxantes e sedativas, de modo a sentir menos incômodo com a garganta inflamada.

Ele também é analgésico, diminuindo a dor, e anti*inflamatório, ajudando a combater o problema diretamente na raiz. Também tem boas quantidades de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

É fundamental fazer na quantidade certa e com água bem quente para evitar que ele se torne tóxico e, com isso, contraindicado para todas as pessoas.

Como fazer?

Por falar nisso, deve-se ferver 200 ml de água em fogo médio. Uma vez que levante fervura, desligue o fogo e despeje a água em uma xícara.

Imediatamente coloque uma colher de sopa de folhas secas de maracujá e deixe o recipiente abafado por 10 minutos. Em seguida, coe e, se quiser, adoce com mel. Beba ele ainda morno para melhores resultados.

Dependendo das suas necessidades, escolha um desses 5 chás para garganta inflamada. Porém, se tiver qualquer dúvida ou se a crise for mais forte, não abra mão de se consultar com um médico para evitar surpresas desagradáveis e que colocam sua saúde em risco!

Deixe nos comentários se você conhece algum outro chá para essa condição!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)