Para Que Serve o Chá de Pitanga? Benefícios e Propriedades p/ Saúde

Publicidade

Que tal conhecermos mais uma plantinha especial que ajuda no tratamento de algumas doenças; algumas crônicas que atormentam as pessoas, não têm cura, mas se tratadas, não causam nenhum grande dano. Estamos falando da pitanga, que possui propriedades medicinais capazes de tratar e controlar diabetes, colesterol e até mesmo ajuda a perder peso. Seu uso principal é através do chá de suas folhas. Vamos conhecer os benefícios dela, como preparar e os cuidados ao utilizar essa planta como tratamento.

A fruta já é uma velha conhecida de todos, já que a pitanga possui altas taxas de vitaminas. O chá, que pode ser preparado tanto com a fruta quanto com as folhas é capaz de tratar diversos problemas de saúde devido a sua capacidade anti-inflamatória, laxativa e calmante; fora que também atua no fortalecimento das defesas do corpo.

O chá de pitanga também é indicado para tratar doenças do fígado, diarreia, cólica menstrual, controlar diabetes, colesterol e reumatismo. E seus benefícios não param; o chá também pode ser usado no tratamento de asma, bronquite, dores de garganta e também para emagrecer, já que diminui a ansiedade e a compulsão por alimentos. A bebida, que é rica em vitamina A, combate o envelhecimento precoce das células e também casos de câncer.

Como preparar este chá milagroso capaz de oferecer tantos benefícios? Primeiramente você deve escolher as melhores folhas para preparo. Muitos chás de ajudam no combate de doenças aproveitam a própria fruta, mas este caso não se aplica ao chá de pitanga, em que apenas as folhas são aproveitadas. Para preparar, separe três colheres das folhas e ferva um litro de água. Após ferver, coloque as folhas de pitanga e deixe abafado por dez minutos. Para seu efeito ser melhor, recomendamos que você consuma no máximo três xícaras por dia, dando preferência para beber antes das refeições.

Independente do seu objetivo para consumir este chá, o que deixamos aqui são dicas, porém elas não substituem o acompanhamento médico. Para tratar qualquer uma das doenças que este chá combate, você precisa saber qual a sua situação; cada caso é um caso, portanto você pode precisar de um tratamento mais intenso ou somente o chá vai te ajudar; de qualquer maneira, consulte um médico.

Conheça também os benefícios da poranga para a sua saúde!

Qualquer medicamento exige um cuidado ou acompanhamento. O chá de pitanga atua como diurético, portanto se tomado em excesso pode prejudicar a hidratação do organismo e causar sérios danos. E tem mais: o chá de pitanga em excesso afeta os níveis de potássio do corpo, provocando alterações na frequência cardíaca. Outro cuidado todo especial que os consumidores precisam ter é no momento de escolher as melhores folhas para compor o chá. Assim, busque comprar em lojas especializadas, que podem ser facilmente encontradas na internet. Algumas feiras livres também comercializam esse tipo de erva, busque se informar na sua cidade.

O chá de pitanga também ajuda a tratar infecção urinária. A receita é a basicamente a mesma já passada: 10 folhas de pitanga e um litro de água. Lave as folhas e ferva com a água por três minutos. Depois de 10 minutos, passe por uma peneira e guarde. Consuma ao longo do dia, em pequenas quantidades; não se esqueça de tomar bastante água, afinal o chá de pitanga é diurético.

Seu nome científico é eugenia uniflora (mais bonito que muitos por ai, certo?) e é facilmente encontrado em supermercados e farmácias especializadas em produtos naturais.

Características da pitangueira

Diferente de muitas plantas medicinais, a pitangueira não é fácil de ser cultivada e não é muito comum encontrarmos pés no quintal das pessoas. Ela chega a atingir 12 mestras de altura, com uma copa que tem o formado de pirâmide, com folhas pequenas e ovais. É uma árvore brilhante e perfumada, com uma beleza única e suas frutas são deliciosas. Suas flores são brancas e atraem muitas abelhas. Seus frutos são do tipo drupa carnosa com casca vermelha e uma polpa muito doce.

Você gostou desta receita? Como você prepara os seus chás? Compartilhe abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)