Receita do Chá de Laranja + Benefícios para a Saúde Incríveis!

Publicidade

O sabor cítrico pode ser tão refrescante quanto reconfortante e o chá de laranja pode ser servido quente ou frio, sendo ideal para consumo em qualquer estação.

Famosa por ser fonte de vitamina C, a laranja tem também vitaminas A e B, e não é boa só para curar resfriado. Também ajuda em casos de artrite, hipertensão, febre, e tantos outros.

o que tomar
Beba gelado!

O chá pode ser feito da casca desta fruta e é muito usado para tratar enxaqueca e até mesmo para emagrecer! Isso porque entre seus benefícios estão ações digestivas, diuréticas e de limpeza do organismo. É excelente contra infecções também!

Confira os benefícios, como tomar, para que serve e como preparar chá de laranja usando as cascas ou folhas e receitas diferentes para serem tomadas em qualquer temperatura!

Veja as receitas!
Veja as receitas!

Maneiras de fazer chá de laranja: receitas!

  1. A mais comum é aproveitar a casca após descascar a fruta para consumi-la. Basta ferver a casca, que já deve ter sido lavada antes.
  2. Para quem quer uma receita turbinada para combater a gripe ou o resfriado, aí vai: 1 limão, 2 laranjas, 2 colheres de mel e uma xícara de água. Descasque as frutas, ferva as cascas por 15 minutos. Acrescente o suco das frutas e deixe ferver por mais dez minutos. Adicione o mel e tome várias vezes ao dia. Vai dar um up na sua imunidade!
  3. Para deixar com sabor mais forte, coloque cravo da índia, canela em pau, gengibre em fatias e sem casca em uma xícara de água e ferva junto com a casca de uma laranja
  4. Outro sabor diferente é fazer o chá de laranja com maçã. Ferva a casca de uma laranja com três maçãs picadas e sem sementes em um litro de água. Quando começar a ferver, conte cinco minutos. Retire do fogo e deixe descansar tampado por mais cinco minutos.
  5. Também é possível fazer o chá das folhas da laranjeira. Basta ferver duas colheres de sopa de folhas em uma xícara de água e adoçar com mel. Este costuma ser bom servido apenas quente.
Seu corpo agradece
Seu corpo agradece!

Adicione um extra:

Cravodá um gosto a mais
Caneladeixa a bebida perfeita para o inverno
Rodela de abacaxidá uma adocicada e enriquece com antioxidantes

Benefícios e propriedades

Quando se fala em laranja logo já pensamos na vitamina C e imaginamos que é excelente para prevenir resfriados e gripes. E isso é realidade! Consumir a fruta, seja em sucos, chás ou mesmo chupando, é ideal para fortalecer o sistema imunológico e os chás vão cair muito bem quando já se está doente.

Mas o chá de laranja não é bom apenas para a gripe e resfriados. Também há relatos de melhoras em quadros de enxaqueca, artrite, ácido úrico, pressão alta e até mesmo a diminuir colesterol, além de ajudar na digestão!

Cházinho
Cházinho

Claro que para algumas doenças não basta consumir o chá de laranja uma única vez, é necessário de maneira constante e seguir todas as dicas de quem já teve a experiência e viu os benefícios.

O laranja tem um flavonoide chamado hesperidina que tem propriedades anti-inflamatórias e por isso ajuda a prevenir o câncer e também combate o colesterol. As propriedades da gruta, contidas também em sua casca, que é o ingrediente principal do chá, também ajuda a combater o inchaço e emagrecer, removendo o excesso de líquidos no corpo.

Quem bebe com frequência o chá de laranja garante que os efeitos para algumas dores, como enxaqueca e cólicas, são positivos, eliminando ou diminuindo os incômodos. Também é usado para acalmar e pode ser útil para prevenir e combater crises de ansiedade.

Lanche da tarde
Lanche da tarde

Como tomar

Os resultados costumam aparecer após um período de um mês consumindo diariamente uma xícara de chá de laranja todos os dias pela manhã, ainda em jejum. Para quem quer aproveitar os efeitos calmantes do chá, o ideal é beber antes de dormir.

Outra sugestão é consumir o chá das folhas da laranjeira três vezes ao dia. O efeito promete ser mais intenso e rápido. Vale lembrar também que o ideal é preparar um novo chá toda vez que for tomar ou então a cada 24 horas, assim suas propriedades são mantidas.

O ideal é tomar o chá por um mês seguido, dar um intervalo de uma semana e depois voltar ao consumo diário outra vez.

cítrico
Com limão

Pontos negativos

Mas nem só de benefícios vive o chá de casca de laranja. São poucos, mas há pontos negativos. Apesar de não haver profundos estudos ou comprovações científicas que garantam estes ‘malefícios’, há relatos de mulheres grávidas e pessoas hipertensas que sentiram seus batimentos cardíacos acelerarem ao fazer o uso diário e contínuo do chá.

Por outro lado, pessoas com pressão baixa sentiram uma leve queda, já que o chá de laranja tem também propriedades calmantes.

Claro que são poucos os casos de pessoas que relatam estes problemas, mas de qualquer forma é bom observar como seu corpo reage se você consumir o chá de maneira constante para tentar fazer tratamentos naturais.

folha de laranja
Ervas

Você também pode procurar seu médico e conversar com ele sobre seu interesse em tomar a bebida e avaliarem juntos se o chá de laranja é uma alternativa mais saudável para cuidar do seu corpo.

Não se esqueça que para qualquer tratamento natural dar certo é preciso também manter hábitos saudáveis de vida. De nada adiantar usar o chá com o objetivo de diminuir alguns problemas de saúde porém manter sono e alimentação desregulados. Praticar exercícios físicos e tomar muita água também são fortes aliados para que o nosso corpo se mantenha longe de doenças e funcione melhor!

cítrico
Cítrico

Aproveitando 100% da laranja

Normalmente descascamos a laranja para poder chupá-la e as cascas podem ser aproveitadas para o chá. Aliás, é na casca que está boa parte dos nutrientes da fruta.

Para o chá, não é necessário secar a casca, mas se preferir é simples também: corte a casca bem fina, coloque em uma forma com a parte branca para cima e leve ao forno em temperatura média. Deixe por no máximo uma hora e vire para o lado alaranjado. Deixe por mais uma hora. Observe se já está seca. Caso não esteja, deixe mais tempo no forno. O processo pode levar até três horas ou mais, dependendo do quanto a fruta estava amadurecida.

Há quem enrole um pano nas cascas para fazer este processo e trabalhe com bastante calma, afinal, chegar ao ponto ideal para secar a casca de laranja, leva tempo. Mas vale a pena.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This