20 Benefícios INCRÍVEIS do Chá de Algodão (Algodoeiro)

Publicidade

Hoje em dia existem diversas alternativas naturais para ajudar a melhorar as condições de saúde, bem estar, beleza, que seja eficaz para diversas coisas e ainda permita um preparo rápido.

Essas alternativas são aliadas a um conjunto de práticas que trazem todos esses benefícios, como: alimentação, a prática de exercícios físicos e sono adequado e claro, não pode-se esquecer de acompanhamento médico, que é sempre muito importante e a melhor forma de conciliar todas essas outras práticas. Uma das formas naturais de se conseguir isso é fazendo uso dos chás, que não são apenas bebidas quentes ou geladas que servem para dar um gostinho no dia de alguém. Sabe aquela coisa de vó que os chás possuem: “Toma um chazinho para ficar tranquila”? Então é isso e muito mais!

Chá de Algodão

Isso acontece pois os chás trazem diversos benefícios para a saúde, além dos relacionados ao emocional, podem ajudar e muito no alívio de sintomas de algumas doenças, ajudam na prevenção de certas dores e alivia algumas enfermidades e também ajudam bastante no quesito beleza e bem estar, já que são muitos os chás que oferecem propriedades diuréticas, termogênicas e outras que favorecem a pele.

Eles podem ser feitos de diversas ervas, flores, plantas e substâncias que muitas vezes você nem imagina. Além da grande diversidade de ervas, cada uma delas pode ser dividida, por exemplo: em muitos casos existe a semente, raiz, folha e até mesmo o fruto.

Falando na diversidade de é encontrada, já pensou em fazer um chá da folha do algodão? É isso mesmo, o algodão branquinho que você usa diariamente para muitas coisas, como remover maquiagem, limpar machucados, remover esmalte e etc.

árvore

Esse chá vem do algodoeiro, que fornece o algodão fofinho, mas suas folhas e raiz também servem para muita coisa, incluindo o chá e dessa forma, trazem muitos benefícios para o corpo.

Falando sobre o algodoeiro, o seu nome científico é Gossypium herbaceum e pertence a família Malvaceae, além disso, estima-se que existem cerca de 40 espécies diferentes de algodoeiros por todo o mundo, por isso as variações que são encontradas em alguns tecidos. A planta do algodoeiro é do tipo arbustiva, tem folhas largas, flores amareladas e frutos que dão origem ao algodão que usamos, isso acontece porque o seu interior é felpudo, ou seja, as sementes são “recheadas” de algodão.

Para a realização do chá, tanto as folhas como as raízes do algodoeiro podem ser utilizadas. As folhas do algodoeiro (forma mais comum de uso para o consumo do desse chá) possuem algumas substâncias responsáveis por trazerem benefícios ao organismo, como: furfurol, serotonina, óleos, ácidos orgânicos, vitamina E, entre outras substâncias. Elas todas juntas potencializam os efeitos da erva e ajudam em uma área específica.

propriedades

Benefícios e Propriedades

Veja agora quais são os benefícios desse tipo chá e para que ele pode ser usado:

  • possui propriedades antiinflamatórias, por conta disso o chá sempre foi usado pela medicina popular;
  • por possuir algumas propriedades antiinflamatórias, ele também ajuda a reduzir os sintomas ocasionados por reumatismo;
  • o chá ajuda a melhorar e acelerar a digestão, pois possui ação diurética;
  • também ajuda a regular o período menstrual;
  • o chá feito com a raiz do algodoeiro ameniza os sintomas causados pelas inflamações de útero e ovários;
  • para as grávidas, o chá ajuda a acelerar e fortalecer a produção do leite materno;
  • as folhas do algodoeiro como chá ajudam a induzir o parto e também a estancar o sangue pós parto;
  • o consumo do chá ajuda a eliminar as impurezas do sangue;
  • também atua melhorando a pele, pois ajuda a amenizar as doenças e diminui a quantidade de espinhas e cravos;
  • outra parte do algodoeiro, as sementes, quando preparadas como xarope ou chá, ajudam a aliviar crises de asma;
  • além de ajudar no pós parto, o chá ajuda a acelerar a cicatrização de cirurgias, pontos e em todo o pós operatório;
  • o chá também ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue;
  • também é eficaz no trato de infecções renais.

É importante seguir o preparo, que não é difícil de ser feito, mas algumas etapas devem ser seguidas para que o chá seja aproveitado por completo e traga todos os benefícios de fato.

Como preparar o chácontraindicações

Ingredientes

  • 1L de água
  • 2 colheres de sopa da folha do algodoeiro picada

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo para levantar fervura, deixe até começar a borbulhar. Em seguida, abaixe o fogo, deixando em fogo brando e acrescente as folhas da erva. Deixe a mistura apurando por aproximadamente 10 minutos. Depois desse tempo, apague o fogo e tampe a panela para que o chá continue em infusão. Quando estiver morno, coe e beba.

O ideal é que se consuma o chá durante o dia, dividindo em algumas porções. O importante é que o chá seja todo consumido em 24h, pois ao virar o dia, para tomar depois, as propriedades não são conservadas 100%, por isso prefira preparar o chá todos os dias do que fazer um tanto e deixar.

receitas

Contraindicações

Como se bem sabe, qualquer medicamento, mesmo que natural pode trazer contraindicações, no caso do chá de algodão não seria diferente.

Esse chá deve ser evitado por homens e mulheres que querem ter filhos, pois ele dificulta a produção de espermatozóides e a implantação do óvulo. Além disso, o chá pode aumentar o fluxo do período menstrual.

Agora que já você já sabe quais as funções e os benefícios que o chá de algodão traz, veja como ele pode ser preparado.

E pronto! Agora é só consumir o chá e aproveitar tudo de melhor que ele pode te trazer. Lembrando que em caso de dúvidas ou reações, procurar o médico é indispensável.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This