Como Fazer Chá de Cebola para Saúde + Lista de Benefícios

Publicidade

Hoje é possível encontrar diversas formas de encontrar bem estar e promover melhorias na saúde, a cada dia se encontra algo novo e isso pode ser muito bem aproveitado por todos.

Para encontrar esse bem estar só é preciso vontade e aliar algumas práticas, uma das opções para fazer isso é juntar: exercícios, noites bem dormidas, alimentação e bebidas que potencializam os efeitos de tudo o que foi citado.

chas

Um dos tipo de bebida que está em alta e na verdade sempre esteve e não perderá o posto, são os chás. Isso porque eles podem ter várias funções no corpo, veja algumas delas:

– pode esquentar ou refrescar, dependo do seu preparo – ajuda a aliviar ou curar sintomas de algumas doenças ou incômodos – potencializa as atividades diuréticas e termogênicas no organismo

E por ai vai… É possível encontrar uma diversidade enorme de tipos de chás, cada um com sua propriedade e função.

E de onde eles vem?

Os chás podem ser feitos de ervas, plantas, flores e até mesmo alimentos. Muitos deles você nem imagina que serviria como chá, quer ver um exemplo? A cebola. Isso mesmo, o chá de cebola existe e pode ser usado para diversas coisas, conheça as propriedades e para que serve esse chá.

de onde eles vem

Além de ser usada para preparar e temperar alimentos, a cebola tem diversas propriedades que podem servir como aliadas para o organismo. Possui diversas vitaminas, potássio, sais minerais (enxofre, fósforo, ferro, cálcio, magnésio e etc.), substância que são semelhantes a certas substâncias encontradas no próprio organismo, como a insulina. Se seu uso for diário, ele proporcionará diversos benefícios para a saúde.

dicas de bebidas

Benefícios para a Saúde

Veja agora algumas das funções da cebola:

  • expectorante: o chá de cebola pode ajudar bastante em casos de tosse e catarro acumulado, inflamações na garganta, rouquidão, pois seus ativos ajudam a eliminar as secreções que se acumulam na região.
  • anti-inflamatória: a cebola possui propriedades anti-inflamatórias, que atuam no tratamento e prevenção de infecções, inflamações, ajuda no trato de úlceras, melhora os sintomas de acne e outros problemas de pele, que são considerados processos inflamatórios.
  • antibacteriana: por possuir agentes antibacterianos, a infusão do chá pode ser usada para o tratamento contra a caspa e a queda de cabelo, pois ele age tanto na parte dos fios (externa) quanto no couro cabeludo (interna). É só aplicar nos fios e deixar agir por um tempo, claro deve-se lavar em seguida.
  • antioxidante: pela concentração de vitaminas que a cebola possui, principalmente a vitamina C, ela se torna antioxidante, por isso, o seu chá se consumido com frequência pode proporcionar um retardo no envelhecimento das células, o que oferece a longo prazo uma maior longevidade.
  • digestiva: o vegetal, usado como chá é digestivo, pois ajuda a abrir o apetite além de regularizar as funções do estômago, o que facilita todo o processo de digestão
  • diurética: o chá ajuda a reduzir a retenção de líquido, fazendo assim com que toxinas sejam eliminadas mais rapidamente. Isso acontece pela alta concentração de potássio que há na cebola.
  • depurativa: a cebola ajuda no processo de depuração do organismo, eliminando as gorduras ruins, por isso, pode auxiliar nos sintomas e controle da diabetes. Além disso, ajuda na limpeza do sangue, filtrando para que se evite problemas.
  • feridas: em casos de feridas abertas e picadas de animais venenosos (como cobras e aranhas), é indicado fazer uma “massinha” com a cebola e colocar em cima dessas feridas, por conta das propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ela pode ser usada nesses casos para amenizar os sintomas e acelerar o processo de cura.
  • cardíaca: como a cebola é antioxidante, ela retarda o envelhecimento das células, pode beneficiar todo o organismo, mas age em proteção ao sistema cardiovascular, reduzindo as chances de infartos e derrames.
  • diabetes: como citado acima, a cebola (preferencialmente a roxa) possui um princípio ativo que é semelhante a insulina, isso faz com que ela ajude no tratamento contra a diabetes.
Imperdível:  Chá de Sálvia: Receita Passo a Passo, Propriedades e Benefícios para Saúde

Claro que todos esses benefícios devem ser conciliados com boas práticas: acompanhamento médico, boa alimentação, prática de atividades físicas, relaxamento através de atividades que tenha prazer em fazer e uma rotina de hábitos saudáveis com o corpo.

Como fazer o chá de cebola?

Você pode optar por preparar o chá com os pedaços da cebola ou ainda com as casas, os benefícios são os mesmos, você pode optar por intercalar o preparo, assim consome toda a cebola no preparo do chá.

Chá com a cebola – modo de preparo:

Você deve picar 1 cebola e colocar junto com água para ferver, após levantar fervura, apague o fogo, coe e adoce com mel ou se preferir açúcar mascavo.

beba quentinho

Chá com a casca da cebola – modo de preparo:

Você pode reaproveitar as cascas da cebola que usou para fazer alguma comida ou ainda a que usou para o chá da própria cebola. Lave as cascas e em seguida coloque em um recipiente com água e leve para o fogo, deixe ferver por 10 minutos aproximadamente. Em seguida, coe e adoce também com mel ou açúcar mascavo.

O ideal é que o chá (em qualquer das duas formas de preparo) seja consumido até 3 vezes ao dia, você pode dividir em 3 xícaras e tomar pela manhã, tarde e noite.

Mesmo sendo natural, o chá pode trazer algumas contra indicações e em alguns casos precisa ser consumido de forma moderada, veja as quais são os precauções ao se tomar o chá de cebola. Ele pode aumentar a quantidade de gases e a acidez estomacal, por isso, se você sofre de flatulência ou possui o estômago sensível o ideal é que faça o uso do chá de forma moderada, para não piorar os sintomas.

Imperdível:  Chá de Espinheira Santa é bom para que? Serve para Que?

Lembre-se que mesmo fazendo o uso de ervas e alimentos, consumindo os chás que são naturais, é indicado que você faça acompanhamento com um médico em casos de doenças e sintomas. Caso percebe alguma alteração ao consumir o chá, também é indicado que procure um especialista.

E agora que já sabe como aproveitar todos os benefícios da cebola em forma de chá aproveite!

como saber qual chá você deve tomar

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *