Para Que Serve Chá de Coentro? Receitas e Benefícios da Especiaria!

Publicidade

Quando alguém fala de chá, é muito comum que se associe a bebida ao inverno, a sabores bem docinhos e também a doenças.

Mas os chás não precisam ser lembrados apenas assim, eles servem para coisas diversas e trazem grandes benefícios para o corpo e bem-estar das pessoas.

especiaria

Eles podem servir para diversas coisas, veja algumas das funções da bebida abaixo: – esquentar o corpo e o coração No inverno é tão bom algo quentinho que aqueça, não é? Naqueles dias mais tristinhos também.

  • prevenir doenças: sim, os chás podem e ajudam muito na prevenção de alguns tipos de doenças, isso porque cada chá possui uma propriedade específica que ajuda nisso.
  • ajudam a eliminar gordurinhas: hoje existem muitos chás com propriedades diuréticas, que auxiliam na eliminação de gordura através da urina; Existem também os chás termogênicos, que auxiliam na perda de peso através da aceleração do metabolismo.
  • relaxar e melhorar o sono: sim, os chás tem o poder de deixar mais tranquilo, calmo e relaxado, o que proporciona uma noite de sono melhor e consequentemente reflete no seu dia seguinte.

Esses são alguns dos grupos mais comuns de função dos chás, cada tipo pode se enquadrar em mais de um deles.

com coentro

Quando falamos de chás, nos referimos a qualquer tipo de infusão de uma erva em água, não necessariamente os mais conhecidos, como hortelã, cidreira, etc, os chás podem ser feitos com ervas que você não usaria para isso a princípio, como por exemplo o coentro. Sim, ele pode servir para várias coisas como chá, veja abaixo.

O coentro é um tipo de erva que tem grande utilidade na cozinha, muito usado para temperar a comida. É uma erva que teve origem no oriente e possui várias propriedades: ferro, magnésio, manganês e fibras dietéticas. Por conta de tudo isso o coentro pode ser usado para fazer chás e controlar ou prevenir diversos problemas de saúde.

Para o chá, pode-se usar todo o coentro: folhas, semente e raiz. Isso porque cada parte dele tem sua importância e todas as partes podem ser usadas como tempero e no preparo dos chás.

Conteúdo

Benefícios e Propriedades

Conheça agora todos os benefícios desse chá:

No geral, o coentro possui diversas propriedades diuréticas, adstringentes, anti-inflamatórias e estimulantes. E se for afundo, encontramos os itens abaixo como benefícios do consumo do chá de coentro:

  • o chá ajuda a tratar casos de fadiga do corpo e também enxaquecas;
  • também é bom para o combate de problemas estomacais, má digestão e flatulência;
  • ajuda a reduzir quadros de vômitos, cólicas e gases intestinais;
  • o chá também pode ser usado para aliviar dores de articulações e reumatismo, nesses casos também podem ser feitas compressas com a erva.
  • regula o período menstrual;
  • ajuda a controlar os índices de diabetes;
  • funciona também como antibacteriano e antifúngico;
  • pode controlar as taxas de açúcar no sangue;
  • o coentro possui propriedades antioxidantes, o que ajuda no combate dos radicais livres;
  • as sementes da erva ajudam no controle do colesterol;
  • também é atuante para reduzir casos de ansiedade, nervosismo e apetite em excesso;
  • tanto o chá quanto o óleo, são potentes para reduzir dores de cabeça, inchações, conjuntivites, úlceras e até mesmo hemorroidas;
  • a erva é uma ótima fonte de vitamina C, vitamina A, ácido fólico e betacaroteno;
  • o coentro também facilita e estimula a perda de peso.

Hoje em dia, muitas ervas são pesquisadas e usadas para estimular a perda de peso e o coentro pode ajudar nisso também, como já mencionado acima. Para isso, o consumo deve ser regular e aliado a boas práticas, como equilibrar a alimentação e praticar exercícios. Veja agora mais a fundo como potencializar essa propriedade da erva.

temperos

– Impede o acúmulo de gordura:

Isso acontece pois as folhas do coentro possuem uma substância que dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal: o limoneno, que faz com que as gorduras saturadas sejam eliminadas mais facilmente e com isso, reduz a absorção de parte dessas gorduras.

– Da um “gostinho a mais” para os alimentos

O sabor do coentro é uma delícia e ele combina com praticamente todos os pratos salgados. Isso pode valer muito mais do que um sabor na comida, pois ao consumir um alimento bem temperado, você pode ter a sensação de saciedade por um tempo maior.

brasileiro

Receita Passo a Passo

Agora que você já conhece diversos benefícios da erva, precisa saber como preparar o chá com ela. Veja agora como fazer o chá de coentro.

Ingrediente:

  • ½ L de água
  • 1 colher de sopa de coentro

receita fácil passo a passo

Modo de preparo:

Coloque a água em um panela e leve ao fogo, para ferver.

Em outro recipiente, coloque o coentro, já lavado e deixe reservado até a água ferver.

Depois de levantar fervura, jogue essa água com cuidado no recipiente em que o coentro está reservado e deixe tampado por mais ou menos 15 minutos, para que a erva entre em infusão com a água.

Em seguida coe e beba o chá após as refeições.

O chá pode ser adoçado se você preferir, mas escolha mel ou outros produtos de seu consumo que não sejam tão calóricos.

Chá de Coentro

Além do chá, o coentro pode ter algumas outras formas de consumo, veja:

As folhas podem ser usadas para o tempero dos alimentos, sempre prefira picar perto do momento de usar, isso conserva o gosto e o cheiro do coentro. Uma dica é colocar as folhas já no final do preparo da receita, isso também deixa o sabor e aroma mais acentuados.

As sementes podem ser usadas inteiras no preparo de alguns alimentos específicos, como: peixes, massas, pães e bolos e se trituradas, combinam muito bem com carnes vermelhas. Além disso, as sementes podem ser misturadas com outros tipos de tempero, fazendo assim um tempero de sua preferência.

Além do chá e da própria erva, pode-se usar o óleo feito com as sementes do coentro, pois oferece as mesmas propriedades do chá.

Assim como qualquer alimento, o chá coentro não deve ser consumido em excesso, pois em grandes quantidades, pode causar lesões renais.

Gostou? Deixe um comentário logo abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
4 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This