11 Melhores Chás para Saúde da Flora Intestinal [Lista]

Alguns chás têm a função de diminuir os níveis de estresse e ansiedade, reduzir a inflamação do organismo, promover a desintoxicação de toxinas, restaurar o revestimento intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Tudo isso vai ajudar no equilíbrio da microbiota intestinal. Nesse guia, você vai conhecer algumas dessas mágicas bebidas.

cha de alfafa

Porque a saúde da flora intestinal é importante?

O intestino vai além de ser uma mera parte do seu sistema digestimo. Existe trilhões de micróbios formando um ecossistema interno incrível. Segundo o livro “10% Humanos”, somos apenas 10% feito de nos. O resto são bactérias. E embora o nome “bactéria” carregue uma conotação negativa, existem bactérias muito boas para o nosso organismo. E boa parte delas ficam em nosso intestino.

O intestino já é considerado pela ciência como o segundo cérebro. Ele é responsável, por exemplo, pela produção de 90% de toda serotonina de nosso corpo, o neurotransmissor que nos dá a sensação de bem estar. Isso explica aquele “frio na barriga” ou “borboletas na barriga” que sentimos em determinadas situações emocionais.

O intestino também é responsável pelo controle de 70% do sistema imunológico. Assim sendo, uma flora intestinal saudável nos torna também saudáveis.

Quando as bactérias ruins se proliferam e tomam espaço das bactérias boas, surge uma condição chamada dibiose intestinal. Ou seja: um desequilíbrio. Tal desequilíbrio está ligado a uma série de condições, como desregulação de hormônios, ansiedade, depressão, alergia, fibromialgia, diabetes, doenças auto-imunes, obesidade, artrite, etc.

O que gera esse desequilíbrio?

contraindicações

A alimentação, o estilo de vida e alguns hábitos podem estar no cerne do desequilíbrio entre bactérias boas e ruins. Eis alguns dos geradores desse desequilíbrio:

  • Alguns medicamentos, como antibióticos e anticoncepcionais;
  • Dieta rica em carboidratos refinados, açúcar, toxinas;
  • Dieta pobre em fibras;
  • Estresse crônico;
  • Entre outros.

Como você pode ver, a nossa alimentação moderna e alguns medicamentos estão entre os principais vilões desse século.

Você pode tratar a sua microbiota intestinal com os seguintes passos:

  1. Alimente as bactérias boas (chamadas probióticos) comendo fibras fermentáveis, como o kefir ou mesmo um suplemento de probióticos (que são vendidos nas farmácias);
  2. Beba alguns dos chás que apresentaremos nesse artigo;
  3. Reduza os seus níveis de estresse com atividades físicas, meditação e relaxamento;
  4. Evite carboidratos refinados, dando a preferência para os integrais.

Agora vamos conhecer alguns chás poderosos para a sua flora intestinal.

Chás para Flora Intestinal

efeitos colaterais

O primeiro chá que vamos recomendar é o famoso chá verde. Ele é indicado por algumas razões.

Em primeiro lugar, ele é rico em catequinas que restauram o equilíbrio da flora intestinal. Existe um estudo japonês, por exemplo, que comprovou que ingerir chá verde pode aumentar as colônias de Lactobacillus e Bifidobacterium, que são dois probióticos (bactérias benéficas). Além disso, o mesmo estudo mostrou que ele pode matar as bactérias ruins.

Chá de Coca

Como vimos acima, um dos fatores que contribuí para a dibiose intestinal é o estresse. O chá verde tem um poderoso efeito relaxante que pode diminuir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse).

Por fim, se você ingerir o chá verde em forma de pó ou folha, você vai acabar consumindo fibras na sua bebida, que vai auxiliar ainda mais na saúde do seu intestino. Cada grama de chá verde contém meia grama de fibras.

Além do chá verde, você pode consumir os seguintes chás para a sua saúde intestinal:

Hortelã-pimentaAlivia gases e inchaço.
CamomilaReduz inflamações intestinais.
GengibreEstimula a saliva e a bile.
FunchoCombate distúrbios digestivos.
Erva-cidreiraTrata uma variedade de condições.
Raiz de alcaçuzAntibacteriano e anti-fúngico.
CanelaEquilibra os níveis de açúcar do sangue.
Noz-moscadaAcalma o intestino.
Anis estreladaAnti-bacteriano.
  • Hortelã-pimenta: eis um chá considerado por muitos como chá coringa, dado que ele pode tratar uma infinidade de enfermidades de modo natural. Essa erva pode diminuir dores no sistema digestivo, reduzindo espasmos e aliviando gases e inchaço. E para fechar com chave de ouro, ele é saboroso.
  • Camomila: esse chá é muito famoso por ser um poderoso calmante. Para além de suas propriedades calmantes, ele é poderoso para aliviar inflamações intestinais e diarreia. Por reduzir a produção de pepsina, ele também pode combater a azia.
  • Gengibre: o chá de gengibre é um estimulante da saliva, da bile e do suco gástrico, sendo uma excelente bebida para facilitar a digestão, podendo ser bebido antes de você comer. Outro fato interessante é que você pode adicionar o gengibre a outros chás de nossa lista, potencializando o efeito medicinal para a sua flora intestinal.
  • Funcho: essa erva pode ser utilizada para combater diversos distúrbios digestivos e aliviar dores estomacais.
  • Erva-cidreira: essa famosa erva é utilizada a centenas de anos para tratar uma variedade grande de condições digestivas.
  • Raiz de alcaçuz: eis um excelente chá antibacteriano e anti-fúngico, com o potencial de eliminar as bactérias ruins presentes na sua flora intestinal.
  • Canela: o chá de canela é perfeito para equilibrar os níveis de açúcar do seu sangue. A canela também é um eficiente anti-fúngico que pode combater uma síndrome fúngica intestinal. Você também pode adicionar a canela a outros chás dessa lista.
  • Noz-moscada: o chá de noz-moscada pode acalmar o seu intestino, o que é excelente para aliviar dores resultantes de diversas condições.
  • Anis estrelado: eis um chá que tem o potencial de eliminar as bactérias ruins da sua flora intestinal. O anis também pode ser adicionado a outros chás da lista.
especiaria

Conclusão

A flora intestinal é uma parte do organismo que deve sempre preservar um equilíbrio bacteriano. Assim, você fortalece o seu sistema imunológico, previne doenças e até mesmo condições mentais.

Todavia, vale dizer que não é um simples chá que vai resolver o problema da sua flora intestinal. Ele vai, claro, ajudar muito. Mas o tratamento incluí uma boa dieta e hábitos saudáveis.

Recomendamos, também, a consulta de um nutricionista, que pode pedir exames para diagnosticar como anda a sua flora intestinal. Eles também podem fazer uma dieta perfeita para o tratamento de uma dibiose intestinal.

Também recomendamos que você tome os chás listados aqui diariamente, pelo maior tempo possível – se possível, para o resto da sua vida. Se você não tem o hábito de consumir chás, cogite em construí-lo.

Caso queira saber como preparar cada um dos chás listados aqui, basta clicar no link presente na lista que você irá a um artigo com o passo a passo completo.

Qual dos chás listados aqui você já tomava e já conhecia os benefícios? Qual você vai passar a tomar? Você tem alguma dúvida a respeito das informações contidas aqui? Faça um comentário abaixo, na área de comentários. Lemos e respondemos todos!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 11 Melhores Chás para Saúde da Flora Intestinal [Lista]. O Poder dos Chás estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *