Melhores Chás para Eliminar Espinhas [Tratamento da Acne]

Os chás podem não ser os melhores remédios naturais para eliminar acne, as famosas espinhas. Mas eles ajudam, e muito! E o melhor é que eles produzem menos efeitos colaterais que outros medicamentos naturais utilizados no combate da acne.

Neste guia, você vai conhecer os melhores chás para conquistar uma pele linda, livre das petulantes espinhas.

Tais chás podem ser utilizados de duas formas:

  1. Ingerindo: bebendo normalmente;
  2. Topicamente: aplicando na região afetada.

Sem mais enrolações, vamos a nossa lista.

Eis as bebidas que você vai encontrar aqui, com as informações detalhadas de como elas atual na sua pele:

CamomilaAntioxidante poderoso.
HortelãAnti-androgênico.
Dente de LeãoMelhora a função hepática.
GengibreAnti-inflamatório
AçafrãoAntifúngico.
Chá VerdeRico em catequinas.

Chá de Camomila

parecem margaridas

Esse famoso chá é muito conhecido por suas propriedades relaxantes, utilizado para acalmar o nervosismo. Todavia, a camomila é uma erva rica em substâncias que são benéficas para uma série de condições de saúde.

A camomila é utilizada como erva medicinal há centenas de anos por muitos povos diferentes. Esse chá pode ser excelente para tratar a acne pela erva ser rica em antioxidantes, anti-inflamatórios e antibacterianos.

Você pode tanto beber este chá como aplicá-lo topicamente. A aplicação tópica pode ser feita da seguinte forma:

  1. Faça o chá normalmente, esquentando a erva no fogo;
  2. Espere esfriar e faça uma compressa;
  3. Pressione a compressa embebida no chá nas regiões afetadas.

Esse procedimento também ajuda a proteger a pele, combatendo danos causados pelos radicais livres e eliminando as bactérias causadoras da acne.

Você também pode esfregar as folhas de camomila diretamente na região. Isso pode ser eficiente para diminuir a vermelhidão e até mesmo reduzir as cicatrizes.

Uma forma de potencializar o potencial deste chá é adicionando algumas gotas de limão antes de beber – jamais adicione limão na receita de uso tópico.

Chá de Hortelã

com limão

Este chá é muito famoso e delicioso. Podemos dizer que ele é um dos mais eficientes chás para combater espinhas, dado que ele é anti-androgênico, regulando a sua cadeia hormonal. Muitas das vezes, a acne é devida ao excesso de testosterona e andrógeno. Isso ocorre, principalmente, na acne da adolescência. O chá de hortelã estimula a produção de estrogênio – o principal hormônio feminino -, o que pode reduzir a incidência de acne.

Além disso, existem outros motivos pelos quais incluímos o chá de hortelã na nossa lista de chás para acne:

  • Ele é um poderoso antioxidante, podendo reverter a oxidação da pele, tornando as cicatrizes de acne mais atenuadas;
  • Reduz a velocidade de oxidação de gorduras, também diminuindo os radicais livres;
  • O hortelã é uma erva que impede que o sebo obstrua os poros da pele, o que pode prevenir o aparecimento de cravos.

Chá de Dente de Leão

universo verde

Eis outro chá utilizado medicinalmente por centenas de anos por diversos povos. Os índios norte-americanos já o utilizava para a saúde e estética da pele. Alguns naturopatas o recomenda por esses mesmos motivos. O que o chá dente de leão faz? Basicamente ele melhora a sua função hepática, limpando o seu sangue e desintoxicando o seu organismo. Ele também é rico em diversas vitaminas e minerais, o que nutre o organismo.

Chá de Gengibre

dicas de bebidas

Este poderoso chá é muito utilizado para acalmar dores estomacais, mas também é um poderoso aliado para o combate da acne. Isso se dá pelas substâncias naturais antioxidantes e anti-inflamatórias presentes na raiz de gengibre.

Você também pode aplicá-lo topicamente para se livrar da acne.

Se quiser, também pode adicionar o gengibre a outros chás dessa lista para combinar os benefícios.

Chá de Açafrão

poder dos chas

Você já ouviu falar dessa bebida? O açafrão é uma especiaria muito utilizada em muitas culinárias. Ele é rico em substâncias que atuam como anti-inflamatórias, antivirais, antioxidantes e antifúngicas. Na medicina tradicional indiana, a Ayurveda, ele é utilizado para curar diversas doenças.

Chá Verde

folhinha

Eis o chá da moda. O chá verde é eficiente para o tratamento de uma variedade de condições, incluindo a acne.

Ele é rico em uma substância nomeada cientificamente de catequinas, que atuam como antioxidantes, anti-inflamatórias e antibióticas. Ele também é um poderoso anti-androgênico, o que reduz as excreções de sebo na pele e também combate a acne na adolescência.

poder dos chás

Você pode, também, fazer uma máscara de chá verde para combater a acne topicamente. Eis o passo a passo:

  1. Umedeça as ervas de chá verde em água morna;
  2. Misture com gel de aloe vera;
  3. Espalhe a mistura na região afetada;
  4. Deixe a máscara por cerca de 10 a 20 minutos antes de enxaguar.

Você pode adicionar bicarbonato de sódio para deixar a máscara mais consistente. O bicarbonato de sódio também tem propriedades que favorecem a sua pele.

Realize a aplicação dessa máscara duas vezes por semana para melhores resultados.

Você também encontra alguns cremes, loções e soros que contém, entre seus ingredientes, o chá verde. Esses produtos podem ser eficientes para combater a acne, desde que não sejam oleosos.

Caso você não goste de tomar chá ou não queira fazer a máscara de chá verde, você pode consumi-lo através da suplementação. Existem encapsulados de chá verde que oferecem os mesmos benefícios de ingerir a bebida.

Dicas Finais

Como você pode ver, existem diversas opções de chás para o tratamento natural e caseiro contra a acne. Adicionamos a este artigo mais algumas dicas para te auxiliar nessa tarefa:

  • Dependendo da intensidade da sua acne, é necessário que você faça uma visita a uma dermatologista, que dará um diagnóstico do nível da sua acne e do melhor tratamento para o seu caso;
  • Beber uma xícara de chá não fará milagres. Você deve beber o chá de sua preferência diariamente, transformando esse consumo em um hábito. Os benefícios aparecem com o tempo, nunca imediatamente;
  • Evite adoçar o seu chá com açúcar. O açúcar é inflamatório e potencializa o aparecimento de acne. O melhor é tomar sem nenhum aditivo doce. Caso não consiga, opte pelo mel de abelha ou a estévia;
  • Adicionar umas gotinhas de limão ao seu chá podem potencializar a receita.

Confira mais dicas no vídeo abaixo:

Qual chá visto acima você já tomava? Qual você vai passar a tomar? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Melhores Chás para Eliminar Espinhas [Tratamento da Acne]. O Poder dos Chás estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *