Chás para Curar Ressaca que Funciona Rápido: Teste e Veja!

Dor de cabeça, cansaço, desidratação, entre outros sintomas configuram o que chamamos de ressaca. Se você precisa aliviar o corpo para ficar zerado no dia seguinte, veio ao local certo. Neste artigo, vamos explorar como os chás e as ervas naturais podem beneficiar no alívio dos sintomas da ressaca.

Chá de Mirra

O que causa a ressaca?

As bebidas alcoólicas são processadas no fígado. A decomposição do álcool forma o que conhecemos como acetaldeído, que é uma substância altamente tóxica, mais encontrada em bebidas baratas – por isso investir no que você vai beber acaba valendo a pena no dia seguinte.

Os acetaldeídos são responsáveis por vários dos sintomas da ressaca. Por isso, para amenizar o problema, basta optar por bebidas com baixos níveis de acetaldeído.

contraindicações

Os sinais que indicam uma ressaca são os seguintes:

  • Desidratação – uma sede muito grande;
  • Ânsias – uma vontade de fazer você sabe o quê;
  • Dor de cabeça – como se um trator tivesse passado por cima da sua cabeça;
  • Náusea – um dos piores;
  • Fadiga – um cansaço de proporções monstruosas;
  • Baixa imunidade.

O fígado consegue lidar com o álcool tranquilamente quando ingerido em baixas quantidades. Quando exageramos, essa tarefa fica um bocado desafiadora para o nosso órgão.

Vamos conhecer, logo abaixo, algumas das melhores ervas para se fazer um bom chá para ressaca. Reunimos, no final do artigo, algumas dicas gerais que vão te ajudar nesse difícil momento.

As ervas para ressaca podem ser utilizadas das seguintes formas:

InfusãoSob forma de chá
AromaterapiaSob forma de óleos essenciais
No BanhoSob forma de óleos essenciais
CulináriaSob a forma de temperos

Chás e Ervas para Curar a Ressaca

Eis algumas ervas para infusão que funcionam muito bem no alívio dos sintomas da ressaca alcoólica:

  • Gengibre: eis uma das mais poderosas ervas utilizadas em inúmeros tratamentos naturais. Ele age estimulando o fluxo sanguíneo, reduzindo náuseas e acalmando o estômago. Por seu efeito termogênico, ele estimula o seu metabolismo e acelera a desintoxicação do fígado. Você pode tomar tanto o chá de gengibre como inseri-lo na sua água ou mesmo em outros chás.
  • Açafrão: também conhecido como cúrcuma, é um poderoso anti-inflamatório natural, que pode reduzir significativamente a sua dor de cabeça. Além disso, ele atua diretamente no fígado, promovendo a regeneração desse órgão.
  • Clorela: eis uma alga marinha muito utilizada como antioxidante. Por ser rica em clorofila, ela atua regenerando tecidos, inclusive as células hepáticas. Além disso, ela potencializa o seu sistema imunológico, que fica frágil durante a ressaca.
  • Hortelã: essa famosa erva muito utilizada no tratamento de problemas digestivos pode aliviar a náusea e reduzir a dor de cabeça. Além disso, seu mentol pode combater a fadiga.
  • Alecrim: eis outro estimulante natural rico em mentol com potencial de reduzir a fadiga e te colocar de pé após uma noite pesada. Ele também é excelente para dores estomacais. Você pode utilizá-lo tanto na forma de chá, quando adicionar a erva no seu banho ou mesmo via aromaterapia (óleo essencial de alecrim).
  • Funcho: o chá de funcho é uma bebida doce (que particularmente gosto muito) que pode atuar reduzindo as náuseas e os sintomas de indigestão, sendo outra excelente bebida para curar ressaca.
  • Camomila: essa erva é conhecida por seus efeitos calmantes. Quando estamos de ressaca, temos o nosso humor fortemente afetado. A camomila vai agir relaxando a sua mente e o seu corpo. Eis uma boa pedida para o café da manhã se você precisa trabalhar no dia seguinte.
  • Salsinha: eis uma erva rica em minerais e clorofila, o que ajuda o corpo a eliminar as toxinas de uma noitada alcoólica.

Uma dica legal é incluir algumas gotinhas de limão no chá que você decidir preparar. Isso é eficiente por conta do limão ser rico em vitamina C, um dos nutrientes mais eficientes no combate de vários sintomas de ressaca, o que vai melhorar consideravelmente o seu humor. Combiná-lo com gengibre deixa isso ainda mais forte.

como fazer

Dicas para Aliviar a Ressaca

Para além dessas ervas que podem ser utilizadas de diversas formas para curar uma ressaca, reunimos algumas dicas gerais que podem te ajudar muito nesse momento difícil. Confira:

  • Dormir um pouco é essencial. muitas vezes vamos dormir tarde após uma noite regada a álcool e acordamos cedo por impulso de nosso relógio biológico. O seu corpo precisa se recuperar. Portanto, fique deitado o maior tempo possível – se necessário, cancele os seus compromissos para se regenerar antes de voltar a normalidade.
  • Beba muito líquido. Isso é o básico e a maioria das pessoas sabem. Porém, vale a pena ressaltar a importância da hidratação na sua recuperação. Recomendamos, acima, alguns bons chás. Mas você também pode incluir sucos de frutas (principalmente os feitos de frutas ricas em vitamina C) e água.
  • Evite tomar café. Sei que é tentador mandar uma xícara de café para dentro para tentar dar aquela acordada. Isso vai só piorar a sua dor de cabeça. Você deve evitar a cafeína e isso incluí refrigerantes e chás escuros (que costumam ser bem cafeinados).
  • Se você tem um multivitamínico em casa, é hora de tomá-lo. O seu corpo precisa de muitos nutrientes. Um almoço com bastante legumes e verduras também vai bem.
  • Sei que pode parecer difícil, mas você precisa comer. Isso é mais complicado se você estiver sentido náuseas. Opte por frutas e alimentos leves, mas coma.
  • Quando a dor de cabeça vem com tudo, ficamos tentados a tomar remédios. Evite analgésicos, se possível. Os colaterais desses medicamentos são potencializados quando você tem álcool em seu sangue. Caso queira mesmo tomar, opte por doses baixas e medicamentos mais fracos.
  • Tome um bom banho, de preferência com água gelada. Isso vai te refrescar, fazer você se mexer e recuperar seus sentidos. Só evite alterar entre água quente e fria, o que vai causar um choque térmico que piorará os sintomas da ressaca.
  • Vá ao médico. Se as coisas tiverem feias, é o melhor a se fazer.

Como está sua ressaca? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Chás para Curar Ressaca que Funciona Rápido: Teste e Veja!. O Poder dos Chás estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *