5 Chás para Desentupir de VEZ o Nariz Entupido (FUNCIONA)

Publicidade

Quem nunca ficou com seu nariz entupido em um resfriado qualquer? Ao dormir, principalmente, parece mesmo que ficaremos sem ar, devido à dificuldade de se sugar o oxigênio.

Realmente é uma sensação muito ruim, e que se faz presente em quase todos os resfriados. Em “quase todos” porque o resfriado e/ou gripe provém de um vírus e são vários tipos de vírus e cada um deles apresentam variações em seus sintomas.

E o nariz entupido provém também de crises alérgicas intensas, outro causador do sintoma. Mas o que é igual, sem dúvida alguma, é o incômodo causado por este mal. Por este motivo, quem tem este incômodo sintoma procura desesperadamente por soluções rápidas para se livrar dele.

Mas um ponto de atenção: evite o automedicamento, pois pode trazer outras consequências maléficas à sua saúde. Existem soluções naturais paliativas que conseguem aliviar o problema até que você possa procurar um médico e diagnosticar corretamente o problema.

Chá de gengibrealivia os sintomas de gripes e resfriados
Chá de eucaliptolimpa as vias respiratórias
Chá de pimenta caienapoderoso anti-inflamatório
Chá de Raiz de Rábanomelhora a circulação nasal
Chá de Camomilaótimo contra a sinusite

Quais as principais causas do nariz entupido

São muitas, como gripes, resfriados, crises alérgicas, infecções respiratórias, rinites alérgicas e irritações das mais variadas. Geralmente, quando surge o problema, nós, tendenciosamente, associamos o problema à uma possível gripe ou resfriado e passamos a atacar estes dois possíveis causadores do problema.

Mas não é apenas a gripe e/ou o resfriado os únicos responsáveis por causar o nariz entupido. Assim, para tentar definir se é mesmo um resfriado ou gripe, procure identificar outros possíveis sintomas geralmente associados às gripes e resfriados como mal-estar, febre, indisposição, dores de garganta, entre outros.

como tratar

O que é o nariz entupido?

O nariz entupido na verdade é uma congestão nasal, também chamado de nariz constipado, e origina-se, como já dito, de diversas afecções do próprio sistema respiratório superior. O nariz entupido não é considerado uma doença, mas sim um sintoma da doença, que pode ser uma rinite, sinusite, quadro viral como gripes e resfriados, etc.

Esta sensação de nariz entupido acontece sempre que a passagem de ar pela cavidade nasal fica parcialmente ou mesmo totalmente obstruída, dificultando a respiração. Muitas vezes, quando estamos dormindo com o sintoma presente, involuntariamente, acabamos por respirar pela boca.

Como tratar o nariz entupido?

O melhor mesmo é ter um acompanhamento médico, para indicar a verdadeira causa do problema e assim poder diagnosticá-lo corretamente, bem como qual ou quais remédios serão mais indicados ao seu caso clínico.

No entanto, existem algumas formas naturais de sanar, temporariamente e até, muitas vezes, definitivamente o problema, como alguns chás que se mostraram muito eficazes na causa e no sintoma. E o melhor de tudo, são fáceis de se fazer e naturais, ou seja, muito benéficos à saúde. Use e abuse destes chás.

5 Chás para Nariz Entupido

São naturais e muito eficazes. Confira agora 5 dos principais chás que podem auxiliar a se livrar do problema.

dicas de bebidas

1º. Chá de gengibre:

Esta poderosa e conhecida raiz é muito usada não só para tratar problemas de garganta, mas também para os principais sintomas presentes em gripes e resfriados, e por que não, o nariz entupido.

Modo de fazer: pique um pequeno pedaço de gengibre (aproximadamente 1cm X 1cm) para 400ml de água. Ferva a água junto com o gengibre por uns 10 minutos (você pode acrescentar limão na fervura ou depois desta).

Coe e beba, de preferência, ainda quente.

É aconselhável beber este chá quente antes de dormir, pois o tratamento será mais eficaz.

infecções no geral

2º. Chá de eucalipto:

O eucalipto é muito conhecido como uma poderosa planta aliada da saúde dos pulmões e, exatamente por isso, problemas nas vias respiratórias são eficazmente tratados pelo eucalipto.

Modo de fazer: uma colher de sopa das folhas do eucalipto para aproximadamente 240ml (1 xícara de chá) de água. Ferva a água e acrescente as folhas do eucalipto, deixando em infusão por alguns minutos. Coe e beba, preferencialmente quente. Se preferir, acrescente mel e limão, intensificando o poder do seu chá.

tome sem açúcar

3º. Chá de pimenta caiena:

O ingrediente principal da pimenta caiena é o seu efeito anti-inflamatório, dentre muitos outros como por exemplo reduzir o apetite, o que pode auxiliar nos processos de emagrecimento.

Modo de fazer: uma colher (de chá) de pimenta caiena em pó para 240ml (uma xícara) de água quente. Ferva a água junto com o pó por alguns minutos. Coe e beba. Pode acrescentar limão e mel, caso queira. Beba preferencialmente quente.

feito com o final do legume

4º. Chá de Raiz de Rábano (o conhecido rabanete):

A Raiz de rábano é eficientemente poderosa nos processos de descongestionamento, e é muito fácil de ser encontrada. Ela consegue limpar os seios da face, melhorando muito toda a circulação nas passagens nasais e facilitando a expulsão de todo o muco ali contido.

Modo de fazer: rale parte de uma raiz de rábano (rabanete) fresco e/ou suas folhas para 400ml de água; ferva a água junto com a raiz ralada e/ou suas folhas por uns 5 a 10 minutos, coe e beba. Pode acrescentar mel e limão. Beba preferencialmente a noite, antes de dormir, e ainda quente.

com flores

5º. Chá de camomila:

A camomila é uma planta medicinal muito eficaz para inúmeros males e o seu chá ajuda a aliviar todos os sintomas da sinusite, as inflamações do nariz, gripes e resfriados, nariz entupido e muito mais, pois possui propriedades anti-inflamatórias.

Modo de fazer: 6 colheres de chá de flores secas de Camomila para 2000ml de água; adicione as flores secas aos 2 litros de água fervente, tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos.

Além de beber este chá, você poderá também inalá-lo. Despeje o chá quente em um recipiente apropriado, coloque o rosto sobre este recipiente e cubra a cabeça com uma toalha. Faça esta inalação por pelo menos 5 minutos.

Está com seu nariz entupido ou resfriado/gripado? Use e abuse destes chás, são muito eficazes e na maioria das vezes não possuem quaisquer contraindicações. Mas é sempre bom lembrar de, caso o problema persista, procurar auxilio médio para um correto diagnóstico do problema.

Evita todo e qualquer automedicamento, pois pode ser muito prejudicial à sua saúde.

como saber qual chá você deve tomar

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *