6 Melhores Chás Medicinais para Todos Tipos de Anemia

Publicidade

A anemia é um mal que, se não tratado corretamente, pode levar até a morte do indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, com dados levantados ainda em 2012, a anemia atinge cerca de 30% da população brasileira.

Os principais sintomas observados são a falta de apetite, dificuldade de aprendizado e concentração, falta de ar, fadiga, entre outros e, dentre as principais causas, sem dúvida alguma, a principal é a deficiência de ferro, nos 90% dos casos, segundo ainda a OMS.

No entanto, em seu estágio inicial, quando não são observados ainda os sintomas mais agressivos da doença, é possível tratá-la e, principalmente, preveni-la com a absorção de alguns nutrientes contidos em certos alimentos ou mesmo através de alguns chás considerados muito eficientes.

Lembrando que o diagnóstico sempre deve ser fornecido por um médico através de exames que possam indicar ou não a presença da doença. Não ingira nenhum remédio por automedicação ou autodiagnóstico.

Qual o Sintoma Inicial da Doença

São vários sintomas: fadiga constante, dificuldade de concentração ou mesmo de aprendizado, vertigem, batimento cardíaco acelerado, tonturas, falta de apetite, severa palidez, entre outros.

Observados um ou mais sintomas citados acima, procure imediatamente orientação médica para que o correto diagnóstico possa ser feito. Muitos casos iniciais da doença podem ser tratados pela absorção de alimentos específicos. Nos mais graves, pode ser necessária inclusive uma internação hospitalar.

tratamentos para saúde

Anemia tem cura?

Sim, mas o tratamento depende do estágio da doença. Em alguns casos mais graves pode até ser necessárias transfusões de sangue. Em geral, a administração de suplementos com ferro e vitamina B são suficientes. Em alguns casos, apenas intensificar o consumo de certos alimentos e chás já bastam.

Imperdível:  9 Melhores Chás para Prisão de Ventre e Gases!

Quem deve indicar o melhor tratamento, no entanto, deve ser um médico após exames específicos.

Quais os tipos de Anemia?

Basicamente são sete tipos de anemia:

  1. Anemia ferropriva: um dos tipos mais comuns, causada principalmente pela falta de absorção de ferro;
  2. Anemia megaloblástica: tipo específico de anemia caracterizada pelo aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos/plaquetas, tendo como principal causa a baixa ingestão de vitamina B12. Este tipo de anemia ocorre muito em pessoas vegetarianas.
  3. Anemia perniciosa: é na verdade uma anemia megaloblástica causada devido ao indivíduo ingerir vitamina B12, mas seu corpo não consegue absorvê-la, podendo causar sérios danos neurológicos, inclusive.
  4. Anemia hemolítica: tipo específico de anemia que produz anticorpos responsáveis por destruir células sanguíneas. Ocorre geralmente em mulheres.
  5. Anemia falciforme: tipo de anemia genética oriunda da destruição das células vermelhas do sangue, causando icterícia, inchaço nas mãos/pés e dor pelo corpo.
  6. Anemia aplástica: tipo de anemia grave onde a doença é autoimune com a diminuição de produção de células sanguíneas pela medula óssea, ocasionando manchas roxas na pele, hematomas frequentes, sangramentos, etc.
  7. Anemia de Fanconi: outro tipo de anemia considerada genética caracterizada também pelo aumento dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela deficiência de vitamina B12, idêntica à anemia megaloblástica.

Chás para Anemia

O aumento do consumo de certos alimentos ricos em ferro, a exemplo da carne vermelha, podem ser muito eficazes em uma fase inicial da doença ou quando se percebe a iminência do surgimento da anemia, como prevenção.

Além dos alimentos, existem alguns chás muito eficazes também neste estágio, inicial ou como prevenção. Conheça seis deles:

Imperdível:  Como Fazer Chá para Gripe com Mel e Limão (Receita)

o que tomar

1. Chá de agrião: muito eficiente no combate, mas principalmente na prevenção da doença. As quantidades de ferro que possui mais iodo e vitaminas passam para a água quando em forma de chá.

Modo de preparo: junte um punhado das folhas do agrião para cada 500 ml de água. Ferva a água e jogue as folhas, deixando por alguns minutos em infusão. Coe e beba de três a cinco xícaras ao dia.

para quem tá fraco

2. Chá de urtiga branca: se distingue pelo seu alto teor de ferro, contido principalmente em suas folhas.

Modo de preparo: 25g de folhas de urtiga branca para 1000 ml de água. Ferva a água e acrescente as folhas, deixando em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e beba dois copos deste chá entre as principais refeições do dia.

show de bola

3. Chá de Artemísia: a Artemísia tem propriedades ligadas à perda de apetite, além de muitas outras propriedades medicinais. Atenção: não deve ser ingerido por gestantes ou lactantes.

Modo de preparo: aproximadamente uma colher de sopa de folhas da planta para 1000 ml de água. Ferva a água e acrescente as folhas aos poucos, deixe em infusão por alguns minutos. Coe e beba uma xícara de seis em seis horas.

com a folha

4. Chá de ora-pro-nóbis: a folha da planta possui inúmeros nutrientes importantes e benéficos para a saúde e um deles é o ferro, encontrado em abundância.

Modo de preparo: um punhado das folhas de ora-pro-nóbis para 500 ml de água. Ferva a água e acrescente as folhas, deixando-as em infusão por alguns minutos. Coe e beba.

um mix interessante

5. Chá de ervas: as ervas que podem ser utilizadas juntas neste chá são alfafa, chapéu-de-couro, dente-de-leão, estévia e urtiga. Todas possuem diversos nutrientes que auxiliam no combate à anemia, a exemplo o ferro, combate à falta de apetite, etc.

Imperdível:  5 Chás para Soltar Intestino Preso Rápido - Tratar Constipação Fácil!

Modo de preparo: reserve pequeno punhado de cada uma das ervas e ferva aproximadamente 400 ml de água. Jogue a água fervente sobre as ervas, tampe e deixe em infusão por uns dez minutos. Coe e beba em seguida. (3 a 4 xícaras ao dia)

para a tarde

6. Chá de nozes: auxilia em diversos problemas como diabetes, colesterol e até câncer. Também combate a anemia e a cirrose.

Modo de preparo: ferva 20grs de casca de nozes com 1000 ml de água por 15 minutos. Coe e beba dois copos entre as refeições.

O consumo destes chás não possui, inicialmente, qualquer contra indicação. Além de auxiliarem na prevenção e combate à anemia, são eficazes em inúmeras outras doenças e problemas, portanto, altamente recomendáveis.

No caso específico da anemia, é sempre bom lembrar que o diagnóstico precisa ser feito por um médico com a ajuda de exames específicos. Mas já teve anemia ou está com riscos de contrair a doença? Use e abuse destes chás e afaste de vez o problema.

como saber qual chá você deve tomar

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *