A labirintite é uma doença que afeta o labirinto e suas estruturas, que são responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Ela é considerada uma doença do ouvido, que começa nessa área do corpo e afeta as áreas internas (labirinto). A perda de equilíbrio, de ponto de referência e o aumento da sensibilidade do ouvido são as sensações mais sentidas pelas pessoas com labirintite.

As causas da labirintite ainda não são 100% confirmadas e definidas, mas acredita-se que infecções e inflamações do ouvido tendem a ter mais chances para desenvolver a doença. Além disso, algum tipo de alteração genética, problemas mais sérios, doenças neurológicas, alergias e até mesmo o uso de alguns medicamentos podem desencadear uma crise de labirintite. Tem se falado também que alterações emocionais podem ativar a doença.
Durante as crises é importante tomar cuidados como: repousar assim que os sintomas aparecerem; ao retornar as atividades normais, isso deve ser feito de forma gradual; não se locomova com rapidez, prefira movimentos mais leves; não tente ler, o esforço pode piorar os sintomas; evite luzes fortes e lugares com muito barulho.

Ela é mais uma das doenças que surgem através de crises e essas crises podem ser aliviadas não só com os remédios prescritos mas também através das medidas naturais, como os chás e outros cuidados diários, como:
- beba com moderação e socialmente
- não fume
- controle os índices de: colesterol, triglicérides e glicemia
- tenha uma dieta saudável e equilibrada
- coma em períodos corretos (por exemplo, a cada 3h)
- não exagere nos níveis de açúcar
- faça atividades físicas
- consuma bastante líquido
- tente controlar da melhor forma possível as crises de ansiedade e estresse
Partindo aos chás, vejam alguns exemplos de chás que podem ser combinados com toda a prescrição médica e cuidados necessários durante as crises.
Chá de Erva Doce | rico em antioxidantes |
Chá de Ginkgo biloba | alivia vertigens e tontura |
Chá de gengibre | aumenta a circulação sanguínea |
Sementes de coentro | alivia os sintomas da vertigem |
Amêndoas | poderoso relaxante |
1) Chá de erva doce, cravo da índia e alecrim

Para fazer esse chá, você precisará de:
- 1 colher de chá de erva doce
- 1 colher de chá de alecrim
- 3 cravos da índia sem cabeça
- 1 xícara de chá de água fervente
Ferva a água e após fervida, coloque todos os ingredientes na água, tampe o recipiente e deixe em imersão por algum tempo. Assim que ficar morno, coe e beba.
2) Chá de Ginkgo biloba


A planta Ginkgo biloba é de origem chinesa e pouco conhecida, porém, seus efeitos são muito promissores. Ela possui propriedades que aliviam casos de vertigens e tonturas, por isso seu uso é indicado nos casos de crises de labirintite. Veja abaixo como fazer.
- 30g de folha em pó da erva
- 1/2 litro de água
Coloque a erva em um recipiente e jogue a água já fervida em cima. Tampe e deixe a mistura em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e consuma assim que estiver morno.
3) Chá de gengibre
O chá de gengibre mais uma vez entra como aliado para ajudar nos sintomas, isso porque no caso da labirintite, ele aumenta a circulação sanguínea para o cérebro e alivia as náuseas.

Se você apenas mastigar um pedaço de gengibre já pode ter algum tipo de melhora.
Para o preparo do chá, você precisa:
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1 xícara de água
Ferva a água por cerca de 5 minutos, após fervida, coloque o gengibre, deixe em infusão por alguns minutos. Assim que estiver morno, coe e beba.
4) Sementes de coentro

Esse não é de fato um chá, mas uma infusão que ajuda e muito nos sintomas de vertigem.
- 1 colher de sopa de sementes de coentro
- 1 punhado de pó de groselha indiana (chamada de amla)
- 1 copo de água
Mergulhe as sementes e o pó de groselha na água, misture tudo e deixe em infusão por uma noite. Na manhã seguinte, coe e beba. Uma dica para melhorar o sabor da mistura é colocar um pouco de açúcar ou mel. Faça isso durante alguns dias.
5) Amêndoas

Essa mistura também não pode ser considerada um chá, mas é uma bebida que ajuda com os sintomas da labirintite. Ele é preparado com a mistura de várias sementes e amêndoas, veja:
- 7 amêndoas
- 7 sementes de abóbora
- 7 sementes de papoula
- 3 colheres de sopa de trigo
- 1/2 colher de sopa de cravo da índia
- 2 colheres de chá de manteiga
- 1 xícara de leite
Coloque todas as amêndoas, as sementes e o trigo em um pouco de água (até cobrir tudo) e deixe imerso durante a noite. Na manhã seguinte, descasque todas as amêndoas e em seguida triture com todos os outros ingredientes ainda encharcados, até virar uma pasta fina e reserve.
Refogue o cravo da índia com a manteiga clarificada (estado da manteiga líquida).
❤️Seus amigos estão gostando:
Em seguida, adicione a massa da amêndoa e o leite na mistura do cravo com a manteiga, ferva e em seguida apague o fogo. Espere ficar morno e beba. Se preferir adoce com açúcar ou mel. O ideal é que a bebida seja consumida por alguns dias seguidos.
Dica!
Uma dica que vai além dos chás é o vinagre de maçã caseiro, ele também ajuda a aliviar os sintomas. Veja como ele pode ser preparado:
- 1kg de maçã picada com casca
- 5 L de água
- 2 xícaras de açúcar
Coloque todos os ingredientes em um recipiente de plástico ou louça e tampe com um pano. Deixe fermentando por cerca de 15 dias, após isso, coe e coloque em recipientes de vidro.
Consuma diariamente, três vezes ao dia. Para consumir, misture uma colher de sopa de vinagre de maçã com uma colher de chá de mel.
Lembrando que todas as dicas e receitas citadas acima são naturais e devem ser ingeridas com cautela, se houver algum tipo de reação ou piora dos sintomas, procure um médico.
Procure sempre seguir as dicas para evitar as crises, com bons hábitos.
Qual dos chás sugeridos você gosta mais? Qual você sugere ao nosso leitor? Comente abaixo!

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por chás.
Em relação ao chá de erva doce, alecrim e cravo, faz diferença se eu juntar tudo com agua e ferve-los juntos? Fiz assim ontem. E usei 1 litro de água para 1 colher de alecrim, 1 colher de erva doce e 3 cravinhos.
Sabrina.
Faz muita diferença. Sempre que você ferve uma erva, você retira completamente suas propriedades.
Estou com sintomas de labirintite, li as dicas e vou fazer os chás, assim que tiver resultado darei meu parecer, mas por enquanto obrigada!
Se é para evitar o açúcar, tem muito açúcar em algumas dessas receitas!
A minha esposa tinha muita crise,.de laberintite e fiz o chá do alecrim,Eva doce e 3 cravo da Índia ela já ta tomando já faz 1 mês não deu mais crise esse chá é ótimo e recomendo as pessoas que tem laberintite obrigado
Show Joselino.
Valeu pelo feedback.
Fiz o chá do alecrim,Eva doce 3 cravo da Índia para minha esposa ela tinha muita crise de laberintite já faz um mês que ela está tomando o chá no entanto as crises que ela tinha graças a deus eo chá ela está ótima e recomendo as pessoas que não é mito e a pura verdade obrigado.
Achei muito interessante a combinação de diversos tipos de chá – erva doce, alecrim e cravo da Índia – para tratamento de algumas doenças – como labirintite. Gostaria de conhecer mais combinações de ervas, plantas, raízes, sementes (etc.) para tratamentos naturais, e, principalmente, para reforço do sistema imunológico do nosso organismo. É possível realizar combinações? Ou se perderia a potencialidade das ervas, ao se combiná-las? Para quais problemas poderiam ser combinadas?
quantas xícaras do chá posso tomar por dia do cravo do alecrim e erva doce
Iara.
Normalmente, quando vejo chás assim muito misturados. Eu costumo tomar uma xícara por dia… levando em consideração que nosso organismo leva 4 horas para processar os alimentos e fazer o trabalho de converter o alimento em energia.
Esses chás são legais você tomar com o estômago alimentado e bem antes do sono noturno. Não sou especialista, mas faço isso quando tomo meus chás e não tenho tido problemas.
Vou fazer. Obrigada pela dica.
café descafeinado, quem tem labirintite pode usar?