8 PODEROSOS Chás para Dor de Barriga e Gases!

Confira 8 opções de chá para dor de barriga

A dor de barriga pode ser causada por uma série de fatores, indo desde um processo digestivo realizado de maneira incorreta até a intoxicação por algum tipo de microorganismo. Como normalmente esse quadro é acompanhado de muito incômodo e mesmo dores, é sempre importante pensar em alternativas para garantir maior conforto. Na natureza, é possível encontrar alguns chás que ajudam nesse quadro de maneira totalmente natural. Por isso, conheça a seguir 8 opções de chá para dor de barriga e veja como eles atuam.

Chá de boldo

O gosto pode até não ser agradável, mas o chá de bolo é um dos mais conhecidos especialmente quando se fala em qualquer problema relacionado à saúde gastrointestinal. Como a dor de barriga pode ser causada por algum tipo de intoxicação alimentar e problema no fígado, esse chá pode ajudar a aliviar e tratar os sintomas.

Uma das propriedades mais importantes do chá de boldo nesse sentido é o fato de que ele melhora o funcionamento do fígado, ajuda na digestão e também acalma o corpo que já esteja sofrendo algum tipo de estresse.

Para fazê-lo, basta adicionar uma xícara de água fervente a uma colher de folhas de boldo que já estejam no fundo do recipiente. Depois, deve-se deixar tampado por cerca de dez minutos, coar e beber quando estiver morno.

Chá de camomila

Dor de barriga muitas vezes significa cólicas, dores intestinais e todo tipo de contração muscular na região do abdômen que causa muito desconforto. Por isso, um chá recomendado para dor de barriga é o chá de camomila devido às suas propriedades calmantes.

Esse chá é especialmente indicado em casos em que o paciente já está sofrendo com a dor de barriga e seus efeitos há algum tempo e está passando por uma situação de incômodo intenso.

Também feito por infusão, basta colocar duas colheres de camomila no fundo da xícara e adicionar água fervente. Tampe e deixe abafado por cerca de 3 minutos e beba quando a temperatura estiver agradável ao paladar.

Chá de erva-doce e louro

A erva-doce além de ajudar relativamente a acalmar o corpo também é responsável por ajudar a eliminar as flatulências. Com isso, o desconforto do paciente com dor de barriga tende a diminuir.

Já o louro tem propriedades digestivas importantes, ajudando o corpo no processo digestivo. Isso é importante porque muitas vezes a dor de barriga pode ser causada por algum tipo de processo digestivo interrompido e que pode ser estimulado pelas folhas de louro.

Para fazer esse chá deve-se ferver em uma panela 300ml de água, 1 colher de sopa de erva-doce, 1 colher de chá de camomila e 4 folhas de louro. Deve-se deixar ferver por 5 minutos e então consumir uma xícara a cada 2 horas.

Chá de folha de goiabeira

Outra possibilidade de chá para dor de barriga é o chá de folha de goiabeira. Como essas folhas possuem ação antiinflamatória e digestiva, seu chá é uma opção viável para aliviar o incômodo causado pela diarréia em geral.

Suas folhas também ajudam a evitar a acidez excessiva durante a digestão, o que pode ser um fator para que a diarréia aconteça. Com isso, esse chá também pode ser usado de maneira profilática ou após um quadro de dor de barriga.

Para fazer esse chá basta adicionar uma xícara de água fervente a uma colher de sopa de folhas secas. Após, deixe que a mistura descanse por 10 minutos e garanta que ela esteja coada antes de beber.

Chá de hortelã

Já o chá de hortelã é conhecido por aliviar problemas no estômago e intestino, como a síndrome do intestino irritável.

Além disso, esse chá também estimula a atuação da vesícula e favorece a digestão de alimentos gordurosos, que podem ser causadores de dor de barriga se consumidos em excesso.

Para prepará-lo, devem-se utilizar 2 colheres de sopa de folhas frescas e a elas adicionar água fervente. O chá deve ser coberto e deixado para repousar durante 10 minutos e deve ser consumido preferencialmente após as refeições.

Chá de macela

O chá de macela é um chá calmante, mas mais do que isso ele também pode ser considerado um chá para dor de barriga já que ajuda a tratar os sintomas relacionados a esse quadro.

Normalmente esse chá ajuda a tratar quadros de disenteria, má digestão, cólica abdominal e flatulência. Com isso, a dor de barriga pode ser aliviada com o consumo correto desse chá.

Para prepará-lo, deve-se fazer uma infusão de cerca de 1 colher de sopa de flores de macela para um litro de água. A ingestão deve acontecer após as refeições.

Chá de pitangueira

O chá de pitangueira, por sua vez, é feito com as flores da árvore de pitanga e possui propriedades que ajudam a combater a diarréia devido ao trato do sistema digestivo em geral.

A presença de seus flavonoides também ajuda a combates os possíveis microorganismos que tenham causado a dor de barriga, levando a uma sensação de alívio e maior conforto depois de algumas xícaras.

Para fazê-lo, basta misturar 3 colheres de sopa de folha de pitangueira a um litro de água. Deixe que a mistura ferva e, em seguida, desligue o fogo. Mantenha a panela abafada por 10 minutos, coe e beba o chá, que pode ser consumido gelado.

Chá preto

Por conter uma grande quantidade de taninos, o chá preto possui características fortemente adstringentes, ou seja, que ajudam a “limpar” o organismo. Com isso, se a dor de barriga é relativamente persistente pode ser uma boa ideia ingerir o chá preto para ajudar o organismo com esse problema digestivo.

Curiosamente esse chá é feito com as mesmas folhas do chá branco e chá verde e para preparar a bebida basta realizar um processo de infusão em que se utiliza uma colher de sopa de folhas de chá preto e uma xícara de água fervente. Em seguida, deixe o chá tampado por cerca de 2 a 4 minutos e então ingira a bebida.

Beber um chá para dor de barriga pode ser uma boa possibilidade para se ver livre do incômodo e das dores causadas por esse quadro. Mesmo assim, entretanto, é muito importante consultar um médico antes de ingerir qualquer dessas bebidas por conta própria, já que somente assim é possível saber o que levou ao quadro de dor de barriga.

Qual você gosta mais? Fale abaixo!

3 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)