Os chás inúmeras vezes são vistos como dicas da vovó, remédios caseiros poderosos, calmantes e muitas outras propriedades que cada um conhece e acredita.
O chá de hortelã é um dos preferidos entre as pessoas, por ser de certa forma refrescante, possuir um gosto muito bom, acentuado e livre da má impressão que muitas pessoas fazem dos chás.

A hortelã possui vitaminas do complexo B, potássio e cálcio, é totalmente livre de qualquer traço de cafeína. Além disso, pode ser dividida e encontrada em dois tipos da erva que possuem propriedades diferenciadas:
- Hortelã comum (Menta spicata)
- Hortelã pimenta (Menta piperita)
Conheça melhor as propriedades dessa erva e seus benefícios para a saúde!

Hortelã comum
- Ajuda na má digestão
- Acalma a náusea e o vômito
- Acalma os enjoos
- Dores intestinais

Hortelã pimenta
Possui mentol, que ajuda a proporcionar um melhor funcionamento do organismo e até curar alguns males:
- Auxilia no tratamento de gripes e resfriados comuns
- Ajuda no tratamento da tosse e dores de garganta
- Ajuda na digestão de alimentos gordurosos
- Acalma as dores e cólicas menstruais
- Acalma os enjoos
- Diminui a produção de gases
- Ajuda em casos de vesícula preguiçosa
- Elimina o mau hálito
- Contribui para o processo de perda de peso
- Alivia as dores musculares

Além dessas características da hortelã, veja agora como funciona sua ação para cada item citado acima.
- Eficiente contra problemas de estômago e pode ajudar com a síndrome do intestino irritável (náuseas, dores de estômago, diarreia ou constipação).
- A hortelã age como um carminativo refrescante que ajuda a aliviar a dor no trato digestivo, ajudando os gases a se moverem através de seu estômago e intestinos depois de ter comido. Em muitas culturas, hortelã será servido depois de ter comido para promover o fluxo de bile para que o seu corpo vá digerir os alimentos mais facilmente.
- As folhas da hortelã podem criar um chá que vai ajudar a sanar um estômago “nervoso” ou enjoado e ainda eliminar as possibilidades de náuseas. As qualidades antiespasmódicas do hortelã pode ajudar a prevenir o vômito, que muitas vezes vem com náuseas ou dores de estômago nessas condições. As propriedades analgésicas do chá também podem ajudar a acalmar e relaxar os músculos do estômago e do intestino, o que ajuda em problemas relacionados a estes órgãos.
- O chá de hortelã é muito consumido por pessoas que estão resfriadas ou gripadas, por conta de suas propriedades imunológicas, o que estimula o fortalecimento do organismo. Algumas pessoas ainda falam que o consumo do chá pode aliviar os sintomas de asma e ainda impedir que a pessoa fique doente no futuro.
- Beber chá de hortelã com uma certa regularidade, pode proporcionar um alívio permanente dos sintomas de mau hálito.
- O gosto e o cheiro de hortelã-pimenta são conhecidos popularmente como combatente ao estresse. Beber o chá de noite pode ajudar a dormir e melhor e muito mais fácil. Alguns acreditam que este alívio do estresse proporcionado pelo chá está ligada a melhoria do sistema imunológico que a bebida proporciona.
- A hortelã ainda ajuda a reduzir o desconforto associado a dores de cabeça ou enxaquecas.

Assim como qualquer substância, mesmo que natural, a hortelã possui certas precauções e efeitos colaterais:
- Refluxo ácido: Aqueles que têm a doença do refluxo gastroesofágico podem ver um certo aumento dos sintomas ao beber chá de hortelã, pois o chá relaxa os músculos do estômago do esfíncter. Isso pode levar ao ácido do estômago para fluir até o esôfago e agravar os sintomas já existentes.
- Mulheres grávidas: O consumo elevado do chá pode causar o relaxamento do útero, também não é muito recomendado o chá para as mulheres que estão tentando engravidar e em período de amamentação.




O chá de hortelã geralmente é preparado em um processo de infusão, que não causa nenhuma perda em relação às propriedades medicinais da erva, é muito saudável, seguro e agradável de se tomar.
Ele pode ser consumido frio ou quente, puro ou até mesmo misturado com outras ervas e frutas, também tem os que preferem sem açúcar e os que não conseguem tomar sem o doce.

É muito importante ressaltar que antes de tomar o chá como um remédio, você deve consultar seu médico e checar todas as recomendações e precauções do uso da erva.

Agora que já sabe quais são os principais benefícios dessa erva poderosa, vá as compras e sempre tenha um punhado de hortelã em casa para quando houver alguma necessidade.
Deixe um recado!

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por chás.