Chá de Quebra Pedra faz Mal? É Bom? Benefícios a Saúde!

Publicidade

Saiba mais sobre o chá de quebra pedra

Quem sofre de problemas renais acaba tendo sua qualidade de vida afetada por dores constantes. Os cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, são um desses problemas e podem provocar uma série de sintomas. Conhecido por seus benefícios medicinais, o chá quebra pedra é uma alternativa natural que visa a ajudar na eliminação dos cálculos renais e melhorar o funcionamento dos rins. Saiba mais sobre o chá de quebra pedra e como utilizá-lo.

De onde vem o chá quebra pedra

O chá quebra pedra é uma alternativa medicinal feita através de uma planta selvagem que é encontrada em locais de clima tropical, principalmente em florestas como a Amazônica. O chá é usado por povos da América do Sul durante séculos e suas propriedades são retiradas do fruto da planta. O composto para fazer o chá quebra pedra pode ser encontrado à venda em lojas de produtos naturais ou ser feito em farmácias de manipulações.

Propriedades do chá quebra pedra

As propriedades do chá quebra pedra são estudadas há anos e muitas são comprovadas cientificamente. O chá quebra pedra é uma forma natural de limpar os rins e melhorar o seu funcionamento. Se tomado de forma regrada o chá quebra pedra pode ajudar a diminuir a formação de cálculos renais, já que ele evita a junção de cristais de cálcio. Porém, sua ação em destruir as pedras nos rins não é comprovada e seu uso é apenas uma forma de evitar que apareçam.

Acredita-se também que o chá de quebra pedra ajude a combater doenças contagiosas como gripes, resfriados e tuberculose, além de doenças sexualmente transmissíveis. A bebida também faz bem para o fígado, protegendo e desintoxicando, sendo ótima para quem sofre de hepatite ou outras doenças.

Conheça mais do Poder dos Chás!

Doenças do trato urinário também podem ser tratadas consumindo o chá, já que é um excelente diurético, assim como infecções por bactérias. O chá de quebra pedra também ajuda a proteger o coração ao reduzir o colesterol ruim e trata a hipertensão através da redução da pressão arterial. A ingestão do chá também ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue combatendo a diabetes.

O chá tem ação contra inflamações no organismo, sendo bom para curar febres. Muitos acreditam que a bebida também possui forte papel no combate ao câncer. Alergias, irritações nos olhos e aftas podem ser tratadas com o uso do chá e o intestino também é beneficiado com a ingestão da bebida, ajudando a curar diarréias e prisão de ventre.

Pessoas que apresentam inchaço podem fazer o uso do chá como diurético, mas sempre evitando o excesso. A azia e falta de apetite também podem ser tratadas de maneira natural ingerindo a bebida. Homens que apresentem ou desejem evitar problemas de próstata podem fazer uso do chá.

Como usar o chá de quebra pedra

O chá de quebra pedra é feito através da infusão da planta em água fervente. A erva pode ser encontrada pronta para uso e a quantidade certa varia para cada fim medicinal. Para quem deseja tratar doenças hepáticas, por exemplo, o chá deve ser feito utilizando a raiz da planta em infusão em dois litros d’água, deixando ferver por meia hora. A bebida deve ser tomada até que a cor da pele volte ao normal.

Para quem deseja tratar doenças do trato urinário, o chá deve ser feito a partir de 1 litro d’água e tomado antes das refeições. Para reduzir o colesterol, o chá deve ser tomado duas vezes ao dia. Já quem tem diabetes deve fazer o uso do chá em jejum e antes de dormir.

Em geral o chá deve ser tomado no máximo 3 vezes ao dia e seu uso não deve ultrapassar 3 semanas, já que em excesso pode causar problemas de saúde.

Contraindicações

Apesar de ser natural, o chá de quebra pedra não deve ser usado por crianças, gestantes e mulheres que estejam amamentando, já que por ser diurético pode afetar a produção de leite.

Riscos do uso excessivo do chá de quebra pedra

Ao usar o chá de quebra pedra em excesso pode ocorrer uma desmineralização do organismo e isso acontece porque a bebida é diurética e quando tomada por um longo período sem pausas, irá eliminar minerais essenciais para o funcionamento do corpo como o potássio. A falta desses nutrientes pode causar graves problemas de saúde.

A ingestão do chá por pessoas que já possuam cálculos renais pode provocar o movimento dessas pedras, causando dores e piorando o quadro. Por isso, ao fazer uso da bebida é importante respeitar a dosagem.

O chá de quebra pedra é uma alternativa medicinal que possui benefícios para a saúde desde que tomado de maneira correta. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, entretanto, é importante consultar um médico para que os sintomas não se agravem.

Gostou? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)