5 Chás para Curar Rinite e Aliviar os Sintomas Rápido!

Publicidade

Quem sofre do problema sabe explicar bem os males insuportáveis que ela causa. A rinite na verdade nada mais é do que uma inflamação da mucosa nasal e de origem alérgica. É uma resposta do próprio organismo à alguma substância nociva que o nariz não consegue identificar e, assim, reage.

Todos sabemos que o nariz é a porta de entrada para o ar que respiramos, mas também é um órgão fiscalizador e tem por responsabilidade reter qualquer substancia nociva ao organismo.

Quanto esta substância não identificada adentra nas vias nasais, o nariz age imediatamente provocando uma irritação ou entupimento das fossas nasais, seguido de muitos espirros e consequentes secreções. Esta é uma ação/reação natural do nosso nariz, no sentido de proteger nosso organismo.

detox quentinho

Chá de eucalipto com amoraRico em propriedades anti-inflamatórias
Chá com gengibreCombate alergias, gripes e resfriados
Chá de CamomilaAlivia os sintomas da sinusite
Chá de Alhoantibiótico, antibacteriano e antiviral
Chá de Urtigacombate os sintomas da rinite

Causas principais da Rinite

A causa fundamentada é sempre alérgica e/ou infecções virais ou bacterianas, como alergia à:

  • a) Poeira;
  • b) Ácaros;
  • c) Descamação da pele de alguns animais;
  • d) Pólen de todos os tipos;
  • e) Poluição generalizada;
  • f) Produtos químicos, como alguns materiais de limpeza ou mesmo perfumes;
  • g) Fumaça intensa.

Vale lembrar que a poeira e os ácaros são os principais vilões para quem sofre do problema. As fezes dos ácaros, por exemplo, são extremamente alergênicas a pessoas predispostas à rinite.

A Rinite tem cura?

Cura definitiva ainda inexiste, mas existem tratamentos muito eficazes que reduzem seus sintomas a praticamente zero. O tratamento vai depender muito da origem do problema, mas seus efeitos mais graves necessitam de acompanhamento médico para um correto diagnóstico bem como a posologia correta de remédios.

Nos casos crônicos deve ter também um contínuo acompanhamento médico, para evitar crises intensas de rinite, o que é altamente incômodo e desgastante ao paciente. Medicamentos de origem químicas, em alguns casos, são inevitáveis.

principais benefícios

Como tratar a Rinite?

Existem muitos tratamentos para a doença, uns, claro, mais eficazes e outros nem tanto. Mas esta eficácia vai depender também de alguns fatores como causas do problema, intensidade dos sintomas, patologia do paciente, entre outros.

Mas os casos mais graves, felizmente, não são a maioria. Assim, podem tranquilamente ser tratados por remédios ou soluções naturais, que não agridem o organismo da pessoa bem como são muito mais benéficos que um remédio produzido quimicamente, artificialmente.

Repetindo e lembrando que o correto diagnóstico só deve ser feito por um médico. Evite todo e qualquer tipo de automedicação, pois pode ser muito prejudicial à sua saúde e pode até levar à morte.

Mas voltando aos remédios naturais, uma boa pedida são os chás que auxiliam no tratamento dos sintomas da rinite. São naturais e, portanto, podem ser consumidos sem maiores preocupações. Conheça 5 deles:

1º. Chá de eucalipto com amora:

infecções no geral

Pelas próprias propriedades anti-inflamatórias do eucalipto somadas às da amora que é uma importante planta medicinal também com propriedades anti-inflamatória e antioxidantes, as crises de tosse, espirros, etc., vão cessar rapidamente.

Modo de fazer: junto uma folha de eucalipto para 3 de amora; ferva um 1000ml de água e acrescente as folhas, deixando em infusão por uns 10 minutos. Coe e beba uma xícara deste chá, preferencialmente em jejum, pela manhã e/ou quando as crises surgirem.

2º. Chá com gengibre:

o que faz você perder peso

O gengibre é uma poderosa arma no combate a alergias, gripes e resfriados devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que reforçam o sistema imunológico. Seu chá é um maravilhoso descongestionante natural para a garganta e o nariz.

Modo de fazer: 1 colher (das de café) de pó de gengibre;

  • 1 colher (das de chá) de suco de limão;
  • 3 cravinhos-da-índia;
  • 12 folhas de louro verde ou mesmo seco;
  • 1000ml de água.

Junte todos os ingredientes (exceto o suco de limão) e ferva junto com a água por aproximadamente 10 minutos. Coe e acrescente o suco de limão. Beba, preferencialmente, sem açúcar e ainda quente.

3º. Chá de camomila:

com flores

O chá de Camomila seca é uma eficiente ferramenta para aliviar os principais sintomas da sinusite, rinite, inflamações no nariz, gripes e resfriados, pois possuem propriedades importantes que ajudam a reduzir a inflamação.

Modo de fazer: para 6 colheres de chá de flores secas de Camomila, junte 2 litros de água; adicione as flores secas aos 2 litros de água fervente, tampe e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.

Coe e beba ainda quente, ou mesmo inale-o. Coloque o chá ainda quente em um recipiente maior, coloque o rosto sobre este recipiente e cubra sua cabeça com uma toalha. Inale esta infusão por pelo menos 5 minutos.

4º. Chá de alho:

mistura perfeita

São diversas as propriedades desta maravilhosa hortaliça, sendo um potente antibiótico, antibacteriano, antiviral e estimulante natural das defesas do corpo. A razão pela qual o alho auxiliará a aliviar os sintomas da rinite está na presença da quercetina, que é um flavonoide facilmente encontrado também nas cebolas e suas propriedades são muito eficazes no tratamento de alergias.

Modo de fazer: para 3 dentes de alho descascados, junte 400ml de água; amasse o alho em uma panela e acrescente a água, deixando ferver por uns 5 minutos. Coe e beba, preferencialmente ainda quente, antes de dormir ou quando surgirem os sintomas da rinite. Acrescente mel e limão, caso queira intensificar o poder do chá.

5º. Chá de urtiga:

combate anemia

Poderosíssimo anti-histamínico e anti-inflamatório para o tratamento de alergias estacionárias, proporcionando alívio rápido e duradouro à coceira e à congestão nasal, à tosse e aos incômodos espirros em sequência. Na medicina, é o remédio mais indicado e utilizado para o tratamento das chamadas alergias sazonais.

Modo de fazer: 1 colher de folhas secas de urtiga para 250ml de água; ferva a água e acrescente as folhas de urtiga, deixando em infusão por aproximadamente 5 minutos. Coe e beba, preferencialmente quente. Acrescente mel e limão à gosto, pois intensificará ainda mais o poderio deste chá. Beba de 2 a 3 vezes ao dia.

Posso confiar em todos os chás indicados no tratamento da rinite? A resposta é sim, pode confiar totalmente. São naturais e, quando acrescidos, por exemplo, de mel e limão, são também deliciosos. Use e abuse destes chás.

como saber qual chá você deve tomar

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *