Receita de Chá para Refluxo Gástrico + Benefícios!

Publicidade

Refluxo é um problema muito comum entre homens e mulheres de todas as idades. É caracterizado pele retorno dos ácidos gástricos ao estômago sem seguir o seu destino direto para o sistema digestivo. Quando ele volta torna o ambiente mais ácido e danifica as paredes estomacais, causando um enorme desconforto e impedindo a movimentação dos alimentos e sua digestão adequada.

Eles podem surgir tanto em bebês como crianças e adultos e com causas diversas. Nos casos mais comuns as fibras musculares do esôfago (conhecidas como esfíncter) não vedam bem e com isso o alimento e também os sucos gástricos podem retornar pelo canal alimentar, causando o refluxo gastroesofágico, mais conhecido como refluxo gástrico. Não é um problema grave e costuma ter tratamento tanto com medicamentos como chás para quem busca uma cura natural.

Chá para Refluxo Gástrico

Existem muitas receitas caseiras para refluxo e uma das mais simples é apenas um copo de água morna que já ajuda a equilibrar o PH estomacal. Parece ironia mas a acidez do limão diluído em água também pode ajudar, assim como chás de aloe vera e um copo com uma colher de chá de bicarbonato de sódio para o equilíbrio da acidez estomacal.

Em Bebê e Crianças

É comum bebês com refluxo porque eles ainda estão se acostumando com o seu sistema gástrico. Podem acontecer alguns problemas pela imaturidade do sistema digestivo, causando o acumulo dos ácidos ou a volta dos alimentos pelo canal de ingestão. Outras causas comuns são alergia a algum alimento ou ao próprio leite materno (casos mais raros). Alguns chás que podem ajudar são de aloe vera, de camomila e erva cidreira.

Outras medidas simples também podem evitar o problema como não colocar roupas apertadas no bebê na região da barriga, deixar o bebê dormir de lado com um bom travesseiro, evitar balançar a criança enquanto mama ou acabou de comer, forçar o arroto sempre após as mamadas, dentre outros. Os sintomas mais comuns são o vômito mas ele pode reclamar de incômodo de diversas formas como o choro constante.

Chá para refluxo infantil

Pode ser causado pela má digestão mas também o sintoma de algumas doenças como asma, tosse crônica ou ser um alerta para comer mais devagar. Algumas medidas simples podem ajudar como comer mais lentamente e um intervalo maior entre as garfadas e bons chás naturais sem qualquer contra indicação. Está na lista o chá de vinagre com maça para ajudar a equilibrar o PH mas também ingerir um copo de água com uma colher de sopa de maçã já ajuda bastante. O chá de gengibre também ajuda bastante e pode ser ingerido de três a cinco vezes ao dia.

Quando o refluxo merece atendimento médico?

Se os chás não ajudaram e o refluxo continua chegou o momento de procurar um especialista. As vezes a disfunção é em seu próprio aparelho digestivo ou pode haver alguma causa mais grave, ser sintoma de uma doença tanto simples como séria. Uma endoscopia deve ser solicitada para se informar se há sintomas de gastrite e medicamentos de uso periódico devem ser receitados

Tem dúvidas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)