Chá de Limão com Mel e Gengibre para Gripe e Emagrecer!

Publicidade

Conheça de uma vez o chá de limão com mel e gengibre e suas incríveis propriedades

Também conhecido como “levanta defunto”, o chá de limão com mel e gengibre é um poderoso aliado para quem está encarando uma série de situações diferentes, mas especialmente para quem está com problemas na garganta ou com um resfriado mais pesado. Unindo o melhor de cada um desses elementos, o chá é poderoso e eficiente, mas deve ser ingerido do jeito certo. Por isso, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa bebida.

Para que serve esse chá?

Uma das principais atuações do chá de limão com mel e gengibre é o combate à gripe, ao resfriado a outras doenças relacionadas e transmitidas por vírus. A ação combinada das propriedades desses elementos ajuda a combater a ação e a propagação dos vírus, aliviando os sintomas como tosse, febre e catarro acumulado.

Esse chá também é importante para cuidar da garganta, especialmente as cordas vocais. Atuando de modo a ajudar a reparar a essa região, esse chá é ajuda principalmente quem usa a voz com muita frequência. Quem tem problemas como faringite e amidalite normalmente também se beneficia da ingestão dessa bebida.

A combinação de gengibre com limão, por sua vez, tem outra atuação importante: a ação diurética. Ao estimular os rins e a eliminação de toxinas, o corpo desincha, elimina líquidos acumulados e a pele ganha um aspecto melhorado, além de acabar aquela sensação de peso e de inchaço.

O gengibre, inclusive, é responsável por acelerar o metabolismo devido à sua atividade termogênica. Embora não seja o chá mais indicado para quem quer queimar gordura, ele possui esse efeito secundário e ajuda quem quer ter uma silhueta mais esbelta.

Outros benefícios incluem o reforço do sistema imunológico, prevenção do envelhecimento precoce, eliminação dos radicais livres, descongestionamento das vias aéreas, ação expectorante e antisséptica e regulagem da temperatura corporal.

Como fazê-lo? Receita Passo a Passo!

Para preparar esse chá, você pode investir em duas maneiras distintas. A primeira é ferver cerca de 200ml de água, cortar rodelas de um limão e fatiar cerca de 20 a 30 gramas de gengibre. Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver.

Quando estiver bem quente, desligue o forno, coloque mel em uma caneca, despeje o chá, coe as rodelas e deixe amornar. Quando estiver com uma temperatura adequada, ingira o chá para obter suas propriedades.

Outra preparação exige que você use a mesma quantidade de água e de gengibre e ferva-os separadamente. Quando estiver devidamente aquecido, despeje o líquido em uma caneca, acrescente o suco de um limão e misture uma colher de mel.

Esse tipo de preparação faz com que o chá fique mais azedo por causa do limão, mas pode ser mais saboroso dependendo da quantidade de mel utilizada.

Quais cuidados tomar?

Uma das principais preocupações ao ingerir esse chá deve ser com a temperatura ambiente. Se você ingerir esse chá quente e logo em seguida entrar em contato com uma friagem, como uma janela aberta ou um chão frio, corre o risco de piorar a situação da sua gripe, resfriado ou garganta devido ao choque térmico.

Ingerir a bebida muito quente também não é recomendado porque ela pode causar danos ainda maiores na região que estiver inflamada ou infeccionada. Além disso, a quantidade de mel não deve ultrapassar uma colher de chá, no máximo. Se você caprichar demais no mel, o chá pode ficar enjoativo e perder parte de suas propriedades.

Quanto ao gengibre, é muito importante tomar cuidado com a quantidade que você vai usar na preparação. Caso você use uma quantidade muito grande, o resultado é que seu metabolismo vai ficar exageradamente acelerado. Além de isso gerar problemas para dormir e de concentração, ainda pode ser perigoso para quem tiver problemas relacionados ao coração, por exemplo.

Se você quiser potencializar o chá, pode inclui um pouco de leite ou mesmo um pouco de alho. Dependendo do seu propósito, o chá verde pode ser usado no lugar da água, mas o cuidado com a quantidade de gengibre deve ser redobrada.

O chá substitui a medicação tradicional?

Chá não é remédio. Por mais que possua propriedades que ajudem a curar ou evitar certas doenças, remédio mesmo é feito com componentes isolados e manipulados de maneira industrial.

Por isso, o chá pode ser utilizado para casos mais brandos de problemas com a garganta ou com um resfriado. Gripes mais severas ou condições ocultas – como uma gripe H1N1 ou dengue – exigem uma atenção médica o quanto antes.

Por isso, se o chá não trouxe nenhum alívio em 12 ou 24 horas após ser ingerido, o ideal é que você procure o seu médico de maneira imediata. Dependendo do remédio a ser utilizado, seu médico também pode recomendar a suspensão da ingestão da bebida ou então a continuidade da preparação desse chá.

Dá para fazer chá gelado?

Pouca gente sabe, mas o chá de limão com mel e gengibre também pode originar uma “receita” gelada, super refrescante e que ainda ajuda a emagrecer. Nesse caso, você precisa misturar meio litro de água a um limão com casca e a uma colher de sopa de raiz de gengibre ralada.

Deixe ferver, coe, acrescente mel e bata no liquidificador. Quando tudo estiver homogêneo, despeje a bebida em um copo com bastante gelo e refresque-se com a bebida. Embora um pouco amarga, ela dobra o poder termogênico e acelera o sue metabolismo de forma que você passa a queimar mais gordura.

Se você aliar o consumo desse chá a refeições leves, como ricas em proteínas magras e saladas, o resultado é ainda mais visível e mais rápido.

O chá de limão com mel e gengibre pode te ajudar a ter uma saúde em dia, um sistema imunológico mais resistente e uma garganta livre de incômodos. Além disso, tem propriedades diuréticas, antioxidantes e aceleradoras de metabolismo, sendo um verdadeiro coringa para quem quer resolver uma série de problemas de uma só vez. Com a receita certa, vai ficar fácil ingerir nutrientes e elementos que tratarão o seu corpo de dentro para fora.

Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)