Como Preparar Chá de Jasmim: Benefícios + Receita!

Publicidade

Veja mais sobre o chá de jasmim e suas propriedades

Muito utilizado na medicina tradicional, o chá de jasmim é uma bebida que pode auxiliar pessoas com diferentes condições de saúde e necessidades quando buscam um tratamento natural.

Oriundo de uma das flores mais delicadas e cheirosas da natureza, é uma opção calmante e que pode fazer com que o seu organismo experimente muito mais qualidade de vida. Quer saber mais? Então veja a seguir.

Como preparar o chá de jasmim?

Para preparar esse chá, coloque uma colher de chá de folhas de jasmim no fundo de uma xícara e cubra com água fervente.

É muito importante que a água esteja quente o suficiente para liberar as propriedades medicinais, mas também é preciso ter em mente que se a água estiver muito quente, o chá pode ficar amargo.

No geral, a temperatura recomendada é de 80°C ou quando o chá começar a formar bolinhas, mas ainda antes de sair vapor.

Despeje a água sobre as folhas e tampe a xícara por cerca de 5 minutos. Quanto mais tempo a bebida ficar abafada, maiores serão as propriedades, mas também mais amargo ficará o sabor. Por isso, vale a pena tomar cuidado com esse limite.

Depois, é só coar e ingerir a bebida para aproveitar seus benefícios.

Para quais casos o chá de jasmim é indicado?

Devido às suas propriedades medicinais, o chá de jasmim pode ser utilizado para uma grande gama de questões de saúde. Dentre elas, estão possibilidades como:

· Dores de cabeça

As dores de cabeça, enxaquecas e cefaleias em geral podem ocorrer devido a questões mais sérias, mas normalmente estão associadas a uma tensão muscular localizada, que pode ser causada por estresse, falta de descanso adequado e assim por diante.

Nesse sentido, o jasmim tem propriedades relaxantes que ajudam a aliviar esse tipo de pressão. Como resultado, o sangue volta a fluir de maneira melhor e mais adequada, o que ajuda a aliviar a sensação latejante tão comum em muitas crises de dor de cabeça.

Além disso, esse benefício também está associado ao fato de que o chá conta com ácido acetilsalicílico, um dos principais componentes de boa parte dos remédios para dor de cabeça.

· Insônia

A insônia é um problema que afeta uma grande parcela da população. Ela pode significar tanto a dificuldade em pegar no sono como também a dificuldade em manter o sono durante várias horas consecutivas. O resultado é uma falta de descanso adequado, levando ao cansaço, falta de concentração, irritabilidade e outras consequências indesejadas.

Como tem propriedades sedativas, esse chá é uma ótima opção para ser tomado antes de dormir de modo a conseguir uma noite de sono mais tranquila e que ofereça um sono muito mais reparador.

· Ansiedade

A ansiedade é um transtorno psicológico que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e que pode trazer problemas sérios para a qualidade de vida. Em alguns casos, ela pode ser, inclusive, a responsável por disparar o gatilho da depressão, trazendo dificuldades para quem sofre com o problema.

Além da terapia, o uso de ansiolíticos é uma possibilidade para conter o problema, mas muitas pessoas não desejam ou não se adaptam a esse tipo de tratamento. O chá de jasmim, por sua vez, é uma opção natural que ajuda a controlar o ritmo cardíaco e as crises de ansiedade de maneira geral.

· Colesterol elevado

O colesterol ruim ou HDL é responsável por aumentar a concentração de placas de gordura nas paredes internas de veias e artérias. Essa situação contribui para impedir a circulação sanguínea adequada, o que pode elevar a pressão sanguínea e causar diversos problemas de saúde.

O chá de jasmim, por sua vez, é uma opção bastante vantajosa porque ele ajuda a aumentar os níveis de LDL, conhecido como colesterol bom. Como resultado, há um controle desses níveis, favorecendo a saúde e impedindo que aconteça o entupimento de artérias.

· Baixa imunidade

Quem tem problemas de imunidade fica mais suscetível a infecções, gripes, resfriados e muito mais. O resultado de uma saúde mais frágil, inclusive, pode ser ainda mais sério, já que pode significar problemas como doenças simples se tornando mais graves ou mais perigosas.

Para contornar essa situação, o chá de jasmim é um importante ajudante para criar um sistema imunológico mais robusto e mais preparado para enfrentar diferentes situações em que o organismo é colocado em risco. Como resultado, a saúde fica mais protegida de maneira contínua, levando a mais qualidade de vida em geral.

· Problemas de pele

Problemas de pele, como dermatites, infecções e erupções, são tratadas mais facilmente com o consumo de chá de jasmim. Por estimular o sistema imunológico, esse chá leva mais agentes defensores do corpo – os glóbulos brancos – para esses pontos considerados problemáticos.

O resultado é que o combate a bactérias, vírus e fungos causadores de problemas do tipo acontece de maneira mais eficiente, levando a uma pele mais saudável.

Outro ponto importante é que o chá de jasmim também é conhecido por ter propriedades antioxidantes, as quais são responsáveis por evitar o envelhecimento precoce da pele. Além disso, ajuda a tratar peles secas ou oleosas demais, dois quadros que podem levar ao aparecimento de problemas diversos.

· Prevenção de doenças

Algumas dessas propriedades combinadas fazem com que o chá de jasmim seja especialmente útil para prevenir algumas doenças.

A presença dos antioxidantes, por exemplo, evita o crescimento anormal de células no organismo, o que poderia levar à formação de cancros e ao câncer, de maneira geral. Assim, consumir a bebida ajuda a evitar esse problema de maneira geral.

Outra prevenção importante diz respeito aos problemas cardíacos. Ao diminuir os níveis de colesterol ruim e ao diminuir fatores como estresse e ansiedade, o resultado é que o coração é colocado sob menos esforço. Assim, há menos chances de haver uma situação como infarto ou arritmia.

Quais são as contraindicações?

Embora não exista nenhuma contraindicação sistemática para o chá de jasmim, é muito importante que pessoas hipotensas ou que façam uso de remédios para a hipertensão tomem essa bebida com cuidado, já que ela tem efeito sedativo.

Preferencialmente, ela também não deve ser consumida junto a outros remédios do tipo e nem com bebidas alcoólicas, por exemplo. Quem for dirigir ou precisar de atenção na sequência também não deve consumir a bebida.

O chá de jasmim é uma opção natural para muitas questões, que vão desde a ansiedade até fatores como a prevenção do câncer. Preparado da maneira correta, ele oferece muitas propriedades, mas é preciso ficar de olho em que fará a ingestão dessa bebida.

Gostou? Comente!

5 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)