Chá de Semente de Sucupira: Benefícios e Propriedades!

Publicidade

Veja quais são os benefícios e quais cuidados ter com o chá de sucupira

A sucupira pé uma árvore de flores arroxeadas e sementes bem duras que nasce em todo o Brasil. Da semente é possível extrair o óleo, mas também fazer chá para uma série de problemas de saúde.

Embora ainda seja uma bebida controversa por não ter os seus efeitos totalmente comprovados, a verdade é que para muita gente esse chá ajuda a resolver sérios problemas de saúde. Para tirar suas próprias conclusões, confira a seguir tudo sobre esse líquido.

Como fazer o chá de sucupira? Receita!

Para preparar o chá de sucupira é preciso, primeiro, identificar o tipo correto de sucupira. Basicamente, essas sementes podem aparecer na forma de sucupira branca ou sucupira preta. Embora nenhuma das duas tenha comprovações científicas definitivas, o mais indicado é utilizar a sucupira branca.

Com isso em mente, lave bem 6 sementes de sucupira e reserve. Em seguida, coloque 1,5 litros de água para ferver e triture as sementes. Assim que a água entrar em ebulição, jogue as sementes e deixe ferver por mais dois minutos.

Na sequência, desligue o forno, tampe a panela até amornar, coe e beba em quantidades moderadas ao longo do dia.

Quais os principais benefícios da bebida?

Considerada uma planta milagrosa, a sucupira possui benefícios que se relacionam principalmente a inflamações em geral no corpo. Dentre as vantagens de seu consumo estão:

· Funciona como tratamento da artrite

A artrite é uma espécie de inflamação nas juntas e articulações em geral, o que pode causar dores intensas e até mesmo dificuldade de mobilidade. Com suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de sucupira ajuda a aliviar relativamente a tensão causada nessas articulações, favorecendo o movimento.

É um chá que pode ser bebido tanto para prevenir possíveis crises como também para conter os efeitos que surgem quando a inflamação toma conta do corpo. Apesar disso, o chá não substitui o tratamento convencional.

· Diminui o ácido úrico no corpo

O ácido úrico é um subproduto “fabricado” pelo corpo e que é expelido pelos rins. Em geral, há uma quantidade limite que é tolerada para essa substância. Apesar disso, alguns problemas de saúde, como os renais ou hepáticos, podem fazer com que haja um excesso dessa substância.

Em geral, o resultado desse aumento leva a problemas nas articulações, como artrites e inflamações em geral. Novamente, a propriedade anti-inflamatória do chá de sucupira é de grande ajuda e serve para eliminar esse excesso de ácido do corpo.

· Alivia sintomas de úlceras e gastrite

A gastrite é uma inflamação crônica da mucosa estomacal, enquanto a úlcera é uma lesão na parede do estômago. Ambas as condições são dolorosas, incômodas e, durante crises, podem ser até mesmo incapacitantes.

As propriedades anti-inflamatórias do chá de sucupira, por sua vez, servem para aliviar os sintomas de ambos os casos, aconteçam eles juntos ou não. Embora não deva substituir a medicação tradicional e o tratamento em longo prazo, é uma forma natural de acalmar o estômago sem precisar ingerir ainda mais substâncias e medicamentos.

· Ajuda na proteção contra o câncer

Embora os motivos que façam o câncer surgir e o seu mecanismo não estejam totalmente conhecidos, um tumor normalmente se forma a partir do crescimento e agrupamento anormal de células. A partir daí, o câncer se instala n organismo e começa a atacar as células vizinhas.

As propriedades do chá de sucupira, por sua vez, ajudam a combater esse tipo de problema. Isso porque ele é capaz de evitar que inflamações se transformem em potenciais pontos de crescimento anormal de células que podem ser cancerosas.

· Combate inflamações na garganta

Amidalite, faringite e outros problemas de garganta são causados por inflamações diversas. Além da dificuldade para falar corretamente podem causar febres, dores pelo corpo e mesmo febre reumática.

Um potencial remédio natural é justamente o chá dessa semente, já que suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a aliviar todos esses sintomas e quadros de crises diversas.

Especialmente entre quem tem problemas respiratórios isso é ainda mais importante, já que evita que todo o sistema de nariz, olhos e ouvido fique comprometido ao mesmo tempo em que as vias respiratórias.

Quais cuidados tomar?

Embora seja considerado milagroso, o chá de sucupira tem algumas indicações e ressalvas antes de ser consumido. Mesmo que pareça um exagero, tomar esses cuidados vai ajudar a proteger a saúde e dentre eles estão indicações como:

· Procure um médico

Antes de sequer comprar ou encontrar a sucupira é fundamental que o seu médico saiba dos seus planos de ingerir a bebida. Embora seja muito frequente que os médicos não concordem com qualquer tipo de medicação natural, ainda mais as não comprovadas, perguntar a opinião do profissional vai ajudar a proteger sua saúde.

Fale sobre seus planos de consumir a bebida e pergunte a opinião dele, sobre a quantidade a ser ingerida e se é indicado para você.

· Conheça os riscos

Se o médico não se opôs ao consumo da bebida você ainda deve conhecer os riscos. Em geral, há muitas espécies de sucupira pelo Brasil e isso se deve ao intenso cruzamento entre espécies.

Com isso, nem toda semente de sucupira é boa e pode, sim, causar intoxicação. Por isso, em vez de usar sementes colhidas por você ou por terceiros prefira comprar as sementes que são vendidas por empresas especializadas em fitoterapia, por exemplo.

· Evite o uso em longo prazo

Os efeitos da sucupira ainda não foram comprovados. Embora tenham mostrado algum sucesso em cobaias, o resultado ainda não foi testado em humanos. Isso significa dizer que não há nada comprovado ou conhecido sobre os efeitos desse chá em curto prazo e muito menos em longo prazo.

Dessa forma, o ideal é evitar o uso prolongado ou de maneira contínua, deixando para ingerir a bebida somente em momentos pontuais e de real necessidade, como em uma crise inflamatória.

O chá de sucupira é uma bebida poderosa e que é considerada por muitos como milagrosa. Sua principal atuação consiste em funcionar como um poderoso anti-inflamatório para diferentes partes do corpo, mas ainda assim é necessário ter cuidado e ingerir a bebida somente com recomendação médica.

Curtiu as dicas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)