5 Chás para Insônia: Remédios Naturais para Dormir! (RECEITAS)

Publicidade

Saiba mais sobre 5 chás para insônia e veja como podem te ajudar

A insônia não diz respeito apenas à dificuldade de dormir, mas, também, de manter-se em repouso. Alguém que acorda no meio da noite de maneira crônica é tão insone quanto a pessoa que leva, toda vez, várias horas para pegar no sono.

Essa condição é causada por vários fatores. Dores musculares, enxaqueca, mau funcionamento do aparelho digestivo, fadiga crônica, sintomas da menopausa, estresse, ansiedade e depressão são os mais comuns.

Embora seja necessário ter um tratamento médico adequado, alguns remédios naturais podem ajudar. A seguir, conheça 5 chás para insônia e veja como se livrar do problema.

1. Chá de melissa

A melissa, o outro nome como é conhecida a erva cidreira, é um dos chás mais conhecidos e utilizados. A facilidade de encontrar essa erva e suas boas propriedades garantem um lugar especial nas xícaras de muita gente.

Para a insônia, ele é especialmente recomendado. Ela favorece o relaxamento muscular e diminui os níveis de ansiedade e de estresse. Também ajuda a combater enxaquecas e dores musculares, dores no estômago e náuseas. Tudo isso garante um sono mais tranquilo e que é mantido por mais tempo — os grandes desafios da insônia.

Ele é um chá tão poderoso e, ao mesmo tempo, muito democrático. Exceto quem tiver alergia específica a essa planta, qualquer pessoa pode consumir, desde que na quantidade adequada para evitar um estado letárgico.

Como fazer?

Seu preparo é feito por infusão e, para tanto, você deve começar fervendo 200 ml de água. Na sequência, acrescente uma colher de chá ou o correspondente a 10 folhas secas desta erva.

Cubra com a tampa e deixe agir por um período de 10 a 15 minutos. Depois, coe e beba ainda morno O ideal é não adoçar com açúcar, já que isso pode aumentar a sensação de agitação. Ele também deve ser ingerido à noite, algumas horas antes de dormir.

2. Chá de valeriana

A bebida feita com valeriana também está entre os 5 chás para insônia devido às suas propriedades. Essa planta possui propriedades sedativas naturais, sendo capaz de relaxar os músculos e atuar como calmante.

Além de aliviar o estresse, diminui possíveis perturbações da menopausa, dores musculares e espasmos em geral. É um sonífero encontrado na natureza, diminuindo o tempo necessário entre deitar e, efetivamente, pegar no sono.

É contraindicado para gestantes e pessoas hipersensíveis aos seus extratos e deve ser usado na quantidade e pelo tempo certo. O uso prolongado pode favorecer tonturas, falta de atenção e dores de cabeça.

Conheça o chá de lavanda!

Preparo

Para preparar, ferva o equivalente a uma xícara de água. Em seguida, coloque uma colher de chá de partes da raiz e do caule dessa planta e cubra com a água quente.

Cubra o recipiente e deixe em descanso por 5 minutos. Na sequência, coe e beba ainda morno. O ideal é bebê-lo antes de dormir, mas, se for o caso, você pode usá-lo uma ou duas vezes ao longo do dia.

3. Chá de erva-doce

Com seu cheiro característico, o chá de erva-doce é uma ótima opção para quem busca mais sensação de relaxamento e facilidade na hora de dormir. Ele é responsável por melhorar a respiração, o que ajuda a quem tem problemas respiratórios a dormir melhor.

Também diminui a dor de cabeça, os espasmos e inflamações, deixando os músculos mais relaxados. Ainda favorece a digestão e elimina gases, situações que podem levar à dificuldade permanente para dormir.

Ele não deve ser tomado por quem ingere anti-inflamatórios ou esteroides, assim como por gestantes, lactantes, anêmicos ou com problemas de intestino.

Passo a Passo

Comece o seu preparo fervendo um litro de água. Depois que ferver, você deverá acrescentar as sementes secas ou as folhas.

No primeiro caso, acrescente três colheres de sopa de sementes secas dessa erva. No caso das folhas, acrescente oito colheres de sopa desse elemento e mantenha a fervura, em fogo baixo, por um minuto.

Em ambos os casos, deixe o recipiente tampado por cinco minutos e coe em seguida. O consumo pode ser feito em doses de até três vezes por dia.

4. Chá de erva de São João

O chá de erva São João é bastante utilizado por quem sofre com a depressão, já que ajuda na produção de substâncias responsáveis pelo bem-estar. Como esse quadro psicológico pode afetar a qualidade do sono, essa é uma bebida que pode ajudar.

Ele também ajuda a tratar outros problemas psicológicos, como o transtorno obsessivo compulsivo e a ansiedade. Além disso, é anti-inflamatório, relaxa os músculos e trata a fadiga crônica.

Ele é contraindicado para quem tem quadros psicológicos graves, como psicose ou paranoia aguda. Hipertensos também devem evitar o consumo dessa bebida, além de quem usa anticoncepcional e outros medicamentos importantes, pois a interação medicamentosa pode cortar ou alterar seus efeitos.

Receita Fácil

Misture um litro de água a duas colheres de sopa da erva e leve ao fogo. Quando levantar fervura, ou seja, quando as primeiras bolhas surgirem, desligue o fogo.

Tampe a panela e deixe que descanse por 10 minutos. Coe na sequência e ingira de 3 a 4 vezes por dia.

5. Chá de alface

A alface é muito conhecida por ser um complemento nutritivo e saboroso de saladas, mas o que poucos sabem é que ela também pode ser utilizada na forma de chá.

Dentre os benefícios para quem sofre com a insônia, estão questões como melhora na circulação e oxigenação, inclusive do cérebro, melhora no funcionamento dos músculos e ainda tem efeitos ansiolíticos. Assim, diminui a sensação de ansiedade e reduz a pressão sanguínea, o que também interfere na hora de dormir.

Não há nenhuma grande contraindicação sobre seu uso, mas é fundamental não exagerar no consumo.

Como fazer?

Sua preparação deve começar com a lavagem muito bem feita das folhas de alface. O motivo é eliminar os agrotóxicos tanto quanto possível, impedindo que a bebida faça mais mal do que bem.

Em seguida, ferva meio litro de água e, com ela bem quente, cubra com água 10 folhas de alface. O objetivo é conseguir um líquido amarelado. Na sequência, coe e espere amornar para ingerir.

Esses 5 chás para insônia prometem te ajudar a dormir mais e melhor, tratando as principais causas. Porém, não abra mão de conversar com o seu médico para evitar quaisquer reações adversas.

Tem alguma dúvida sobre esse tema? Não deixe de comentar!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)