5 Chás Medicinais Caseiros para Eliminar Gases Intestinais e Estomacais

Conheça 5 chás para eliminar gases e saiba como prepará-los

Os gases são problemas gastrointestinais que podem surgir devido a uma grande quantidade de razões. Consumir muitas fibras ou muita gordura pode levar a esse quadro, da mesma forma que prisão de ventre, problemas de digestão ou intestinais fazem com que os sintomas apareçam.

Além de gerar incômodo — como dores na barriga, nas costas e falta de ar —, é uma situação desagradável. Estar no trabalho e sofrer com gases, por exemplo, pode ser muito constrangedor.

Antes de sair correndo para tomar uma das pílulas vendidas em farmácias, vale a pena buscar o que a natureza tem para oferecer a você e à sua saúde. Por isso, conhecer os 5 chás para eliminar gases vai fazer a diferença.

Veja a seguir quais são essas 5 bebidas e aprenda a prepará-las!

1. Chá de erva-cidreira e erva-doce

A erva-cidreira é reconhecida por ter algumas propriedades relaxantes, deixando os músculos menos contraídos. Já a erva-doce tem como propriedade principal ajudar o funcionamento do sistema gastrointestinal. É essa bebida que ajuda a evitar cólicas em bebês pequenos, por exemplo, além de contribuir para diminuir o desconforto devido às suas fibras.

Ao misturar as duas ervas, você garante que o seu organismo ficará mais relaxado, levando a menos contrações intestinais — que podem causar os gases. Além disso, a prisão de ventre também é combatida, de modo a diminuir o nível de flatulência.

Como fazer?

Para preparar essa bebida, misture uma colher de sopa de erva-doce e uma colher de sopa de erva-cidreira no fundo de uma xícara. Em seguida, cubra com água fervente e tampe por cinco minutos. Espere a bebida amornar e, em seguida, tome, sem qualquer tipo de adoçante.

O ideal é que esse chá seja consumido 3 ou 4 vezes por dia, dependendo da intensidade dos gases e do incômodo na região abdominal.

2. Chá de dente-de-leão

As estruturas do dente-de-leão são ricas em fibras. Como a prisão de ventre é uma das possíveis causas para os gases, a ingestão dessa bebida é capaz de ajudar o funcionamento do intestino, favorecendo a saúde de maneira geral.

Ele também age regulando os movimentos feitos pelo intestino, além de aliviar diversos problemas gastrointestinais. Com tudo funcionando corretamente, o excesso de gases é mais facilmente combatido.

Receita

Ingerir esse chá com segurança é importante, então prefira comprar esse produto medicinal em lojas específicas, em vez de colher no jardim mais próximo. Feito isso, misture 2 colheres de sopa da raiz em um litro de água. Deixe que tudo ferva e desligue o fogo, deixando a panela abafada por 10 minutos.

Na sequência, coe a bebida e ingira ainda morna. Procure não adoçar e não beba mais do que 3 vezes ao dia para evitar reações adversas.

3. Chá de sene

O chá de sene é uma das mais conhecidas bebidas com propriedades laxativas. Essa propriedade é muito forte e garante que o intestino funcione de maneira bastante precisa. Isso acontece porque ele, na verdade, causa uma irritação ao intestino, levando a fezes mais moles e que, com isso, seguem o caminho mais facilmente.

Para quem sofre com o problema, esse é um dos 5 chás para eliminar gases, já que age na causa do problema. Porém, quem tem problemas intestinais crônicos, como a doença de Crohn, deve evitar o consumo.

Preparo Fácil

Na preparação, esquente a quantidade referente a uma xícara de água por dois minutos. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e despeje, em uma xícara, sobre uma colher de café das folhas secas de sene.

Na sequência, deixe-a coberta por 10 minutos. Assim que amornar, consuma a bebida. Faça a ingestão antes da hora de dormir e não mais do que uma vez ao dia, já que ele é poderoso, mas demora 10 horas para fazer efeito.

4. Chá de gengibre

Além de ser conhecido por aumentar o metabolismo, o chá de gengibre também ajuda a evitar o problema de gases intestinais. O motivo é que, com o seu consumo, há menos fermentação na hora da digestão, diminuindo a formação desses elementos.

Essa bebida ainda serve para alcançar o intestino, inclusive quem sofre com a síndrome do intestino irritável. Ao regular os movimentos e o funcionamento desse sistema, dá para sofrer menos com todo o processo gastrointestinal.

Porém, pessoas que tenham problemas cardíacos ou que sejam hipertensas devem ter cuidados redobrados na hora de ingerir a bebida, já que a aceleração do organismo pode trazer riscos.

Passo a Passo

Na hora de fazer essa bebida, utilize uma colher de sopa de gengibre, de preferência que esteja cortado. Coloque isso junto a um litro de água em uma panela e deixe ferver por menos de 10 minutos, em fogo médio para baixo.

Após esse tempo, desligue e deixe a panela tampada por 5 a 10 minutos. Assim que amornar, faça a ingestão da bebida. O máximo recomendado é de 3 xícaras por dia.

5. Chá de manjericão

Além de ser um tempero saboroso, o manjericão também forma um dos 5 chás para eliminar gases. Ele tem uma combinação de propriedades que faz toda a diferença: as digestivas e as calmantes.

Graças às primeiras, o estômago processa melhor a comida que entra no organismo, fazendo com que o fluxo para o intestino seja mais facilmente trabalho. Já as propriedades calmantes evitam movimentos muito intensos, os quais podem causar desconforto e gases. Assim, é possível eliminá-los sem sofrimento.

Receita

Em uma panela, ferva o equivalente a um litro de água. Assim que atingir o ponto com as primeiras bolhas, desligue o fogo e jogue 10 folhas do tempero. Elas devem estar lavadas e devem ser, preferencialmente, frescas.

Tampe a panela por 10 minutos e, quando estiver morna, coe a bebida para o consumo. Ingerir o chá uma vez por dia já é o suficiente.

Com esses 5 chás para eliminar gases, vai ficar fácil lidar com o desconforto que essa sensação pode trazer. Porém, é fundamental ficar de olho nas contraindicações e sempre procurar um médico para aumentar a sua segurança.

Você está passando por esse problema? Compartilhe nos comentários as suas experiências!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)