As herpes são problemas bem comuns enfrentados pelas pessoas, causada pelo vírus HSV esta doença possui três tipos de variações.
Sendo assim, a mais comum é a herpes labial, ocasionando pequenas lesões nas regiões ao redor da boca.
O segundo tipo de herpes é a genital, contraída principalmente através das relações sexuais que causa lesões nas partes íntimas.

Já a herpes Zóster é uma infecção causada pelo mesmo vírus da catapora, deixando a pele com lesões durante algumas semanas ou meses.
Esse é uma doença sem cura, porém pode ser controlada com ajuda de pomadas cicatrizantes e também através das medicinas naturais.
Portanto, se você deseja tratar as feridas causadas pela herpes, existem diversos chás que podem contribuir para o seu tratamento.
Conheça agora os chás para herpes que vão te ajudar a controlar o problema.
Descubra quais os mais indicados
A herpes é uma doença causada por um vírus que é transmissível, seus sintomas apresentam feridas, coceira e dores no local contaminado.
Diante disso, o tratamento consiste em promover a cicatrização, alívio do desconforto e controle da coceira.
No post de hoje, iremos trazer quais os chás para herpes que melhoram o aspecto da pele, proporcionando uma aparência mais saudável.
1- Chá de salsaparrilha

A salsaparrilha é uma planta da família das trepadeiras, suas folhas são ovais e suas flores são pequenas com coloração branca ou avermelhadas.
Sua função apresenta propriedades que purificam o organismo, ação anti inflamatória e diurética.
No entanto, além de ser indicada para a prevenção de inflamações decorrentes da herpes, o chá de salsaparrilha pode ser usado no tratamento de gota, reumatismo, artrite e outras doenças de pele.
O preparo do chá é bem simples, sendo utilizado somente a raiz da salsaparrilha encontrada em lojas de produtos naturais e casas de chá.
Dessa forma, você pode encontrá-la em formato de pó ou em cápsulas, ou então em formato natural de raiz.
Modo de preparo do chá de salsaparrilha para herpes
Escolha a melhor forma da salsaparrilha para ser preparada, ferva uma quantidade de uma xícara de água e coloque a solução no líquido fervido.
Agora é só aguardar uns 10 minutos antes de consumir, depois coe e sirva por pelo menos duas xícaras ao dia.
2- Chá preto

❤️Seus amigos estão gostando:
O chá preto possui propriedades que são antioxidantes, antígenos e taninos que aumentam a imunidade e previnem doenças.
Além de estimulante, o chá preto ajuda a reduzir a coceira causada pela herpes, por isso, é indicada para ser usada contra os sintomas da doença.
Contudo, sua função também auxilia no controle da dor e do ardor que a doença pode estar causando à você.
Seu preparo é simples, pois o chá preto pode ser comprado em sachês nas lojas de naturais e supermercados.

Modo de preparo do chá preto:
Para usá-lo da melhor forma, esquente uma quantidade de uma xícara de água e deixe os saquinhos mergulhados por alguns minutos, se precisar tampe com um abafador.
Em seguida, você pode consumir o líquido com moderação de duas a três vezes ao dia, pois a solução pode causar dores no estômago.
Após beber do chá preto, use os saquinhos para colocar sobre as feridas, ajudando a trazer mais efeitos positivos sobre a coceira e ardor.
3- Chá de flores de calêndula

O chá de flores de calêndula possui propriedades antissépticas, cicatrizantes e anti inflamatórias.
Seus efeitos produzem uma melhora significativa na região inflamada pela herpes, ocorrendo uma limpeza e uma desinfecção das lesões.
Assim como chá preto, a flor de calêndula pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, sendo usada principalmente sobre as feridas causadas pelas herpes.
Apesar de não é para beber, o modo de preparo é o mesmo como de um chá comum, porém o que muda é a aplicação, sendo necessário seguir os seguintes passos:
Tempo necessário: 25 minutos.
Como Fazer Chá de Calêndula
- Prepare duas colheres de sopa de flores de calêndula com um pouco de água quente;
- Coloque a solução em uma vasilha de vidro, tampe-a e deixe repousar de dez a quinze minutos;
- Após o repouso, coe o chá e com ajuda de discos de algodão ou gaze, molhe no líquido e passo sobre a região afetada.
- Deixe agindo por até dez minutos e seque em seguida o local.
Faça este processo de duas a três vezes ao dia até que o desconforto e coceira sejam diminuídos.
4-Chá de Romã

A romã é uma fruta típica do Natal, no entanto, pode ser usada para o tratamento e cicatrização de feridas causadas pela herpes.
As sementes e películas da fruta são ricas em ação antiviral, onde é indicada para a secagem das feridas dos lábios.
Seu preparo é semelhante a infusão de chá comum, sendo preciso retirar as cascas e películas da romã antes de cozinhá-la.

Em uma panela com aproximadamente 300 ml de água, coloque as partes que sobraram da romã e cozinhe de 20 a 30 minutos.
Após esfriar, coe o chá de romã e utilizar rodelas de algodão para aplicar a solução sobre as feridas nos lábios.
5- Chá de amora

A amora é uma fruta que possui funções cicatrizantes e de combate a inflamação, em sua composição são encontradas várias vitaminas como C, E, K e do complexo B.
Entretanto, também é um alimento rico em fibras, potássio, manganês, magnésio e ferro que ajudam nos resultados satisfatórios.
O preparo do chá de amora consiste na utilização das folhas picadas, com uma quantidade de 200 ml de água em uma panela.
Com auxílio de algodão ou gaze, aplique a solução ainda morna nas áreas afetadas pela herpes.
6- Chá de Sabugueiro

A árvore de sabugueiro possui funções que ajudam no tratamento das herpes, pois sua composição possui propriedades como canferol e quercetina que possuem ação anti inflamatória e atua no sistema imunológico.
O chá de sabugueiro é muito eficaz no combate aos efeitos das herpes, porém sua solução pode ser inserida ou aplicada no local desejado.
O preparo do chá consiste em uma colher de sopa das folhas do pé de sabugueiro para uma xícara de água, conforme você for tomando o líquido.
É necessário que as folhas e a água repousem por um tempo de 5 a 10 minutos, após o período espere até esfriar.
Consuma ainda quente, mas lembre-se de coar antes de consumir.
Sofrer com as dores e coceira causadas pelas herpes agora tem solução, porém, não deixe de consultar seu médico quando necessário.
Mesmo que você não seja fã de ervas, vale muito a pena investir em chás para herpes em uma opção mais natural para o seu tratamento.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que outras pessoas fiquem sabendo dos benefícios dos chás para herpes.

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por chás.