Quais são os Melhores Chás para Fibromialgia? + Remédios Caseiros

A Fibromialgia é uma síndrome que afeta muitas pessoas, sendo caracterizada por fortes dores em todo o corpo por um período de tempo.

Neste sentido, apresenta muita sensibilidade nas articulações como dormências e formigamento, prejudicando também o sono com a insônia e fortes crises de ansiedade e depressão.

Quais são os Melhores Chás para Fibromialgia

Porém, a síndrome não possui uma causa específica e provada cientificamente, o que dificulta seu diagnóstico mais eficaz.

O tratamento da fibromialgia pode contar com ajuda de fisioterapeuta, preparador físico, psicólogo e medicina alternativa.

Sendo assim, existem também alguns chás para fibromialgia e demais tratamentos naturais que pode auxiliar no alívio dos sintomas.

O diagnóstico da fibromialgia

sintomas

A síndrome afeta principalmente mulheres entre 30 a 60 anos, trazendo muitas dores em várias partes do corpo como falamos anteriormente.

Sendo percebidas principalmente através de fortes dores sem indicativos na coluna, joelhos, bacia, nádegas e cotovelos.

Os fatores de risco podem ser hereditário, bem como decorrentes de outros transtornos como reumatismo reumatóide e lúpus.

Além disso, algumas infecções e doenças autoimunes podem contribuir para o aparecimento dos sintomas da síndrome.

O diagnóstico para a doença é fornecido por um médico clínico ou especialista reumatologista a partir de exames clínicos e de sangue para descartar qualquer outro comprometimento das dores.

No entanto, para a fibromialgia não possui um exame específico, somente ocorre a eliminação de comorbidades.

Diante disso, o diagnóstico é confundido com a depressão, já que a somatização do corpo é um dos sintomas do transtorno psíquico.

Outra fator que pode causar a fibromialgia é também considerado um fator da depressão ou ansiedade, pois a fibromialgia pode vir de trauma psicológico ou esgotamento intenso emocional.

Sendo assim, a pessoa desenvolve uma desesperança tão intensa que causa dores por todo o corpo. 

Como aliviar dores com chás para fibromialgia e outros recursos naturais

Além do acompanhamento médico, você consegue controlar as dores para além de medicamentos fármacos, com ajuda de ingredientes naturais.

Se você sofre desta síndrome, confira aqui no post algumas receitas caseiras que irão te ajudar a aliviar os sintomas e trazer uma vida mais saudável para o paciente com fibromialgia.

Chá de erva de São João

ervas naturais

A erva Hipericão ou Jarsim como também são conhecidas, é uma planta medicinal que auxilia no alívio dos sintomas da fibromialgia.

Sua função de relaxamento muscular e propriedade que melhoram o humor, servindo como calmante natural capaz de trazer um bem estar ao paciente após a ingestão do chá.

O chá de São João pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e mercados de chás, sendo conhecidas também pelos nomes já mencionados.

Dessa forma, o preparo do chá pode ser realizado conforme os demais modo de uso de chás em folhas.

Em uma panela coloque 20 folhas aproximadamente da planta, ou uma colher de sopa da erva triturada, pois acrescente 500 ml de água fervendo.

Depois disso, deixe esfriar e sirva-se em dias alternados conforme as dores pelo corpo vão passando.

Mas atenção, mulheres grávida e as tomam anticoncepcional não podem tomar este chá, pois pode produz sangramentos.

Chá de raiz de ouro

as folhas mais saudáveis

A raiz de ouro é uma planta medicinal capaz de controlar os sintomas da depressão, estresse, ansiedade e dores musculares.

Por isso, pode ser indicado para o tratamento das terríveis dores da fibromialgia, agindo diretamente contra a fadiga mental que é dos sintomas da síndrome.

A Rhodiola Rosea como também é conhecida produz efeitos benéficos que estimulam a  imunidade e produção de endorfina que trazem o bem estar físico e mental.

Sendo assim, pode ser encontrada em forma de cápsula, comprimidos e soluções nas lojas de produtos naturais.

Contudo, também podem ser encontrada em formato de chá, ocorrendo a facilidade de ser preparado.

Basta colocar uma colher da raiz de ouro em uma xícara, deixar a planta por até 4 horas e depois coar.

Você pode beber o chá de raiz de ouro duas vezes ao dia, até que os sintomas sejam aliviados.

O chá não pode ser tomado por gestantes, lactantes ou pessoas com algum tipo de alergia as propriedades da planta.

Chá de Garra do Diabo

funciona de verdade

O chá de garra do diabo ou Harpago é recomendado para quem possui fibromialgia, pois graças a planta os alívios dos sintomas podem ser notados.

Sua função anti-inflamatória e analgésica promove um relaxamento dos músculos, consequentemente uma sensação de leveza.

Para fazer o chá você só precisa de uma colher da raiz, colocando-a em uma panela com água fervendo por 15 minutos em fogo baixo.

Após o preparo, deixe esfriar e coe o chá em uma xícara ou garrafinha para consumir de duas a três vezes por dia.

Entretanto, o chá de garra do diabo não pode ser consumido por pessoas com úlceras nervosas, gastrites ou hipersensibilidade estomacal,  pois ela pode causar efeitos que acometem estes problemas.

As mulheres grávidas e lactante também devem evitar esse tipo de chá.

Vinagre de maçã para fibromialgia

uso medicinal

Outras sugestões naturais podem contribuir para a melhora dos sintomas da fibromialgia, e nesta lista está o vinagre de maçã.

Para ajudar a melhorar as dores nas articulações, umedeça uma bola de algodão com vinagre de maçã e passe sobre a região dolorida, deixando agir por alguns minutos.

A função do vinagre de maçã é que ele serve como analgésico natural, promovendo alívio de dores em todo o corpo.

Suco de couve para aliviar os sintomas da fibromialgia

remédios naturais

O suco verde de couve com laranja possui propriedades aliviadoras que podem diminuir as dores causadas pela fibromialgia.

Na composição da receita, o remédio caseiro é rico em vitaminas A,B e C, além de conter fósforo, ferro e cálcio que ajudam no fortalecimento dos músculos e circulação sanguínea.

O modo de preparo é bem simples, você só precisa separar os ingredientes como duas folhas de couve e um copo de suco de laranja natural ou uma unidade da fruta cortada em cubinhos. 

Depois disso, bata todos os ingredientes no liquidificador, depois é só se servir conforme necessidade.

É recomendável que você tome o primeiro copo em jejum e outro pode ser a noite, mas não muito perto de você ir dormir, ok. Antes da refeição noturna já está de bom tamanho.

Você pode fazer outras variações do suco, acrescentando outras frutas doces e cítricas conforme sua referência. 

A fibromialgia é uma síndrome muito séria, por isso, ao identificar os sintomas recomendamos que você procure um médico.

Outra dica, aproveite o sol baixo da manhã que produzir vitamina D que age contra os sintomas da depressão, insônia e protege o organismo contra doenças.

Com os diversos chás para fibromialgia apresentados aqui neste artigo você consegue controlar os sintomas da síndrome, porém, este não pode isentar qualquer outro tipo de tratamento receitado pelo seu médico. 

Qual sua opinião sobre os chás para fibromialgia, você já tomou? Comenta aqui embaixo.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Quais são os Melhores Chás para Fibromialgia? + Remédios Caseiros. O Poder dos Chás estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *