5 Chás Poderosos para os Vários Tipos de Hepatite [Saúde]

A hepatite é uma doença considerada na maioria dos casos como crônica, agindo principalmente a partir da inflamação no fígado.

Além dos diversos medicamentos para controle dos efeitos, os chás  para hepatite possuem funções que podem amenizar os sintomas causados pela doença.

no bule

Porém, os chás e remédios caseiros não podem anular os tratamentos propostos pelo médico, mais podem ser usados como mais um benefício para controle da Hepatite.

Para saber mais sobre quais os chás para hepatite que podem ser consumidos, acompanhe as opções que separamos aqui neste artigo, bem como, veja também quais os remédios caseiro podem contribuir.

Quais os tipos de hepatite existem?

Antes de saber quais os chás que aliviam os sintomas da hepatite, saiba quais os tipos da doença existem, sendo que todas afetam o fígado de alguma maneira.

  • Hepatite A: É um tipo da doença altamente contagiosa, porém, são raros os casos da sua contaminação. Ela é transmitida por vírus que é encontrado em alimentos, água e pessoas contaminadas, mas pode ser evitada através de vacinas. Os sintomas observados são febre, dor abdominal, diarréia, náuseas, vômitos e perda de apetite.
  • Hepatite B: Essa variação da doença é transmitida por vírus através do sexo vaginal, anal e oral, transfusão de sangue, no contato da mãe e bebê durante a gestação, parto e amamentação. Um dos principais sintomas são os olhos amarelados, dor abdominal e urina escurecida. Quando o caso for crônico, a hepatite B apresenta feridas e comorbidades como câncer e disfunção do fígado.
  •  Hepatite C: Esse caso da doença é um dos mais comuns, afetando em média mais de 150 mil pessoas por ano. Sua transmissão é decorrente de utensílios cortantes contaminados, como agulhas e materiais de tatuagem, além de sexo sem camisinha e dos casos onde é passado da mãe para o bebê, conforme a hepatite B. Os principais sintomas são o amarelamento da pele e dos olhos, náuseas, diarréia e a perda recorrente de apetite. 
  • Hepatite D: A hepatite D ou delta é considerada um tipo de doença rara, dependente do vírus tipo B para ser desenvolvida no corpo. A transmissão é sucedida através do sexo sem proteção, da mãe para o bebê e compartilhamento de seringas e agulhas. Seus sintomas abrange um cansaço excessivo, náuseas, febre, dor abdominal, peles e olhos amarelos e fezes de coloração clara. 
  • Hepatite E: É considerada rara no Brasil, mais presente em países como a África e Ásia onde, na maioria dos estados, não existem um sistema de saneamento básico adequado.Outra maneira de ser transmitida é através do contato sexual sem proteção e de mãe para bebê. Os sintomas são semelhante as demais hepatites com febre, tontura, cansaço, vômitos e pele e olhos amarelados. 
  • Hepatite alcoólica: É considerada rara e é adquirida pelo alto volume de consumo de álcool, principalmente os consumidos em longos anos. Este tipo de hepatite pode ser considerada um dos primeiros estágios da cirrose, doença que também acomete o fígado. Seus sintomas apresentam pele e olhos amarelados e protuberância na região abdominal causada pelo excesso de líquidos. 
  • Hepatite autoimune: Esta variação da doença é considerada rara, e não possui uma causa específica. Seus sintomas são dores abdominais, cansaço excessivo e dores na articulação. Seu tratamento é apenas para controlar os sintomas, pois este tipo da doença não possui cura.

Em todos os casos apresentados dos tipos hepatite, é necessário exames laboratoriais e clínico com médico.

O tratamento da doença é extremamente importantes, já que em alguns casos ela não possui uma cura.

Os cuidados com alimentos e água contaminada é essencial, bem como nas relações sexuais sem proteção.

Além disso, deve ficar atento aos cuidados com materiais na manicure, nos estúdios de tatuagem e transfusão de sangue.

Veja aqui quais são os melhores

Como já falamos anteriormente, os tratamentos indicados pelos médicos são de muita importância, e o que vamos mostrar aqui são apenas alternativas naturais para alívio dos sintomas da hepatite.

Se você prefere uma alternativa natural ao seu tratamento com medicamentos, confira aqui abaixo quais os chás para hepatite:

Chá de dente de leão

propriedades e benefícios

O chá dente de leão, taráxaco, quartilho ou coroa de monge, é indicado para tratamento de de problemas digestivos, infecções no pâncreas ou fígado.

Ajuda também a aumentar o apetite, tratamento das indesejáveis hemorroidas, gota, reumatismo e também para doenças hepáticas como as hepatites.

Seus componentes contam com diversas vitaminas, como A, B, C e D, minerais e rico em potássio.

O chá de dente de leão pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, em formato de folhas ou flores desidratadas e secas, bem como, em saquinhos tipo chá mate.

universo verde

Quando utilizada em forma de erva seca, o dente de leão é preparado com água quente e consumido em seguida.

Para prepará-lo separe aproximadamente 150 ml de água em uma chaleira ou panela, ferva por um período.

Em uma xícara acrescente uma colher de sopa de erva dente de leão, depois coloque a água quente sobre a mistura.

Desse modo, tampe a xícara de chá com um abafador, posteriormente consuma após um tempo de dez minutos.

Você também pode usar o dente de leão com água de coco, em um delicioso suco natural.

Chá de alcachofra

chá de alcachofra

A alcachofra é um ótimo remédio caseiro para desintoxicar o organismo, portanto é recomendada para ajudar no tratamento de doenças no fígado como a hepatite.

No entanto,  a alcachofra também pode ajudar a baixar o colesterol, redução no nível de açúcares e combate a anemia.

Seus componentes são ricos em substâncias que fornecem energia, vitaminas, magnésio e potássio.

O chá de alcachofra pode ser feito com as folhas da flor, basta separar até 3g e acrescentar água quente em uma xícara. 

Deixe descansar por 5 minutos, coe e beba o chá todos os dias.

Chá de picão-preto

https://www.youtube.com/watch?v=sHcArLhHhGI

O picão-preto é uma importante planta capaz de agir como anti inflamatório, anti diabética, antioxidante e diurética.

Por esses motivos, o chá de picão-preto é indicado para auxiliar no tratamento de hepatite, pois fornece uma limpeza do organismo eliminando a inflamação.

O preparo do chá de picão-preto é bem fácil, basta separar meia xícara para 1 litro de água em uma panela.

para hepatite

Deixe o chá ferver de 10 a 15 minutos, coe e beba de 5 a 6 xícaras por dia.

Outros remédios caseiros para hepatite são o xarope de picão-preto, adicionando hortelã, limão e mel.

Juntos em uma vasilha podem ser amassados, consequentemente você terá uma espécie de xarope com a mistura.

Agora que você já sabe quais os chás para hepatite, acrescente uma dieta balanceada e não deixe de tomar todos os medicamentos corretamente.

Compartilhe este artigo em sua rede social, quem sabe alguém precise saber quais os melhores chás para hepatite.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 5 Chás Poderosos para os Vários Tipos de Hepatite [Saúde]. O Poder dos Chás estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *