5 Chás para Hemorroida: Como Aliviar, Curar e Tratar a Doença! (RECEITAS)

Publicidade

Conheça e veja como fazer 5 chás para hemorroida

As hemorroidas correspondem a uma inflamação, que pode ser interna ou externa, na região do ânus. Esse quadro pode gerar muita dor e desconforto até mesmo para as atividades mais simples, como sentar. A dilatação dos vasos sanguíneos pode, também, levar ao sangramento e a quadros infecciosos mais graves sem o devido tratamento.

Esse quadro pode ser causado por alimentação pobre em fibras, baixo consumo de água, sedentarismo, constipação e outros problemas intestinais e, até mesmo, por questões emocionais.

Um tratamento médico é recomendado e, muitas vezes, a cirurgia é um caminho a ser seguido. Porém, a natureza também possui os seus remédios. A seguir, conheça 5 chás para hemorroida.

1. Chá de castanha da Índia

A castanha da Índia é conhecida por ser um importante elemento para melhorar a circulação do organismo. Com esse produto, há uma espécie de vasodilatação, de modo a garantir que o sangue flua mais livremente.

No caso de hemorroidas, é muito importante porque melhora a função intestinal e, também, contribui para melhorar a inflamação da hemorroida em si. Os seus compostos anti-inflamatórios também contribuem para essa ação, aliviando dores e diminuindo a intensidade das crises em geral.

Por ser vaso protetora, evita que novos vasos sanguíneos estourem e fiquem inflamados, o que poderia piorar ainda mais o quadro em questão.

Essa bebida é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças, pessoas com lesões digestivas ou com problemas de circulação. Também não deve ser consumido em excesso para evitar problemas de visão, enjoos e náuseas.

Como fazer?

Para fazer essa bebida, misture o equivalente a dois copos de água a meia colher de sopa de sementes de castanha da Índia, com casca e tudo.

Deixe que essa bebida ferva por 5 a 15 minutos, sempre tampada. Desligue e deixe a bebida esfriar. Em seguida, coe e ingira uma xícara depois do almoço e do jantar.

2. Chá de alecrim

Muitos benefícios, não?

O chá de alecrim é outro entre os 5 chás para hemorroida. Ele combate infecções e também conta com propriedades antioxidantes, melhorando o funcionamento do corpo e a circulação em geral.

Como a prisão de ventre pode ser um dos fatores da hemorroida, essa bebida também é importante porque melhora a digestão, favorecendo a eliminação de resíduos pelo intestino.

Grávidas devem evitar porque ele pode ser abortivo, além de poder causar problemas em pessoas com histórico de epilepsia. O seu uso intenso pode causar prejuízos para o intestino, em vez de ajudá-lo a funcionar melhor.

Chá das 5!

Como fazer?

A bebida deve ser feita começando com a fervura de 1 litro de água. É importante que ela atinja o ponto, mas não precisa estar com uma temperatura elevada demais.

Na sequência, acrescente 1 colher de sopa das folhas do alecrim. Se elas estiverem frescas é melhor, mas compre sempre em lojas especializadas.

Deixe tampado por 5 a 10 minutos e, quando amornar, coe e beba. De preferência, ingira a bebida de 2 a 3 vezes ao dia.

3. Chá de alho

O alho é um grande aliado para lidar com as hemorroidas. Ele pode ser ingerido na forma de cápsulas ou mesmo ser utilizado de maneira tópica para conter a inflamação. O chá, por sua vez, é mais uma maneira de conseguir obter os seus benefícios para aliviar o incômodo e a sensação trazida por essa inflamação.

Ele conta com propriedades anti-inflamatórias e as suas propriedades antioxidantes facilitam a vascularização das regiões, inclusive do reto e do intestino. Ele é vasodilatador e, por isso, colabora para eliminar veias inflamadas.

De quebra, ele combate as ações de fungos, os quais podem contribuir para piorar a situação da região.

Quem estiver amamentando ou tiver problemas na região estomacal deve evitar o consumo dessa bebida. Seu exagero também deve ser combatido, de modo a evitar efeitos colaterais.

Receita

A preparação dessa bebida é iniciada com a fervura de uma xícara de água. Enquanto o líquido esquenta, descasque um dente de alho e o amasse diretamente no fundo de uma xícara. É importante que ele fique no próprio recipiente de consumo para não perder os óleos essenciais.

Despeje a água quente por cima e deixe a mistura abafada por 10 minutos. Adoce com um pouco de mel e consuma ainda morno, duas vezes por dia.

Conheça o chá de pitanga!

4. Chá de Hamamélis

O chá de Hamamelis tem características anti-inflamatórias e antioxidantes que, como você já viu, ajudam o corpo a funcionar melhor e a reduzir a inflamação. Ele também conta com propriedades adstringentes, que ajudam a limpar o organismo.

Ele ainda possui a capacidade de oferecer mais relaxamento muscular, aliviando a dor e a sensação de incômodo.

Não deve ser ingerido por gestantes, por lactantes, por crianças menores de 12 anos ou pessoas com problemas no trato digestivo, nos rins ou no fígado.

Passo a Passo Fácil

Ferva uma xícara de chá de água para começar a preparar essa bebida. Quando atingir o ponto de fervura, retire do fogo e despeje sobre meia colher de folhas picadas colocada no fundo de uma xícara.

Cubra o recipiente por, aproximadamente 10 minutos e, quando estiver morno, coe. Ingira-o ainda morno, tomando de 2 a 3 vezes por dia.

5. Chá de camomila

O chá de camomila é conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes, o que ajuda o corpo a ficar mais relaxado quando ingerido. No caso das hemorroidas, entretanto, seu uso mais indicado é de maneira tópica.

Ela também atua de maneira antiespasmódica, de modo a evitar que o corpo aumente ainda mais o estresse na região, o que poderia piorar a inflamação. O ideal é fazer um banho de assento com uma infusão desta planta, o que não possui quaisquer contraindicações.

Preparo

Para preparar esse chá, você deve ferver três litros de água e misturar um punhado de flores de camomila. Tampe a panela e deixe que a mistura repouse por cerca de 10 minutos.

Coe em seguida e misture o resultado com água morna. Faça um banho de assento, jogando esse chá na região afetada, por aproximadamente 15 minutos.

Repita esse processo diariamente e a melhora aparece num período de 2 a 7 dias.

Se usados corretamente, esses 5 chás para hemorroida garantem um alívio contínuo dos sintomas e da sensação de desconforto. Porém, não deixe de conversar com o seu médico para tratar o quadro da maneira mais adequada.

Você encara esse problema? Conte nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)