5 Chás Medicinais para Cólica Menstrual, Intestinal e Renal

Publicidade

Para quem já sentiu aquele desconforto na barriga por causa de gases, de cálculo biliar, de pedra nos rins ou mesmo aquela cólica menstrual no caso das mulheres, sabe que as cólicas incomodam, não é mesmo? Como se sabe, a cólica é um tipo de dor espasmódica que acomete algumas partes ocas do nosso corpo, por isso existem vários tipos, como a menstrual, a intestinal, a renal, a biliar e a lactente. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a se livrar desse terrível incômodo. Confira alguns chás para aliviar e combater cólicas:

Chá de Quebra-pedraUm poderoso diurético e anti-inflamatório contra pedras nos rins
Chá para CólicasErva doce, Camomila e Louro para aliviar o desconforto dos pequenos
Chá de BardanaUm poderoso diurético que estimula o fluxo biliar
Chá de Anis EstreladoUma planta medicinal diurética para tratar gases e distúrbios digestivos
Chá de CalêndulaAnalgésica e anti-inflamatória, a calêndula é ótima para cólicas menstruais

1. Chá de quebra-pedra para cólica renal

Um poderoso diurético e anti-inflamatório contra pedras nos rins

dicas de chás

Para quem sofre de cólica renal ou tem qualquer outro problema nos rins, experimente tomar o chá de quebra-pedra para aliviar os sintomas ou até mesmo sumir com a indesejável cólica de rins. Suas propriedades diuréticas, analgésicas e anti-inflamatórias fazem do quebra-pedra uma poderosa erva no combate de pedras nos rins, cólicas renais, disenteria, problemas na próstata, além de infecções respiratórias, ácido úrico elevado, inchaços e hepatite B. Essa planta medicinal é composta de ácido linoleico, linolênico e ricinoleico, além de vitamina C, derivados flavonicos, esteroides, estradiol, entre muitas outras substâncias. Conheça como fazer um chá de quebra-pedra para aliviar a cólica renal:

Ingredientes:

  • 20g de quebra-pedra;
  • 01 Litro de água.

Saiba como preparar:

Ferva a água e quando estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente o quebra-pedra. Tampe o recipiente e deixe repousar por cerca de 10 minutos, escorra com uma peneira e tome a bebida ainda morna. Não utilize açúcar para a bebida não perder o efeito.

Esse chá é contraindicado para crianças menores de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação por ter propriedades que fazem mal a saúde da criança. O chá também não deve ser ingerido por mais de 3 meses seguidos, sendo necessário haver uma pausa de uma semana depois desse período.

2. Um poderoso chá para cólica de bebês

Erva doce, Camomila e Louro para aliviar o desconforto dos pequenos

cuidados tomar

Se o seu bebê está sofrendo de cólica e você não sabe o que fazer, o chá de camomila, erva doce e louro pode ser uma solução para aliviar as dores do seu pequeno. Ricas em potássio, vitamina C, magnésio, entre muitas outras, essas ervas são poderosos calmantes e digestivos, uma vez que a camomila e a erva doce são antiespasmódicas e calmantes, elas atuam contra dor de barriga, indigestão, gases e inchaço. Além disso, o louro atenua as cólicas e estimula a digestão, diminuindo a dor e o desconforto causado pelas cólicas intestinais. Se interessou nesse chá para o seu bebê? Confira uma receita de como fazer:

Ingredientes:

  • 01 punhado de camomila;
  • 1/2 Colher de chá de erva-doce;
  • 01 Folha de louro;
  • 01 copo de água.

Saiba como preparar:

Coloque todas as ervas com a água e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Escorra com uma peneira e espere amornar. Dê uma colher de sopa para o bebê sempre antes de tomar a mamadeira.

Antes de mais nada, vale lembrar que crianças com menos de 6 meses de vida não devem tomar nenhum tipo de chá, a não ser por recomendação expressa do médico. Por isso, para crianças que estão sendo amamentadas exclusivamente pelo peito, o recomendado é que a mãe beba o chá para as propriedades da bebida serem absorvidas pelo leite materno, assim quando o bebê mamar, isso ajudará a aliviar as cólicas dele.

3. Chá de Bardana para cólica biliar

Um poderoso diurético que estimula o fluxo biliar

dicas de bebidas quentes para desinxar

Nativa da Europa e do norte da Ásia, a bardana é uma erva com propriedades antibacterianas, laxativas, antissépticas, diaforéticas, fungicidas, adstringentes, entre outras. Além de ser depurativa do sangue e combater doenças de pele como acnes, furúnculos, abcessos, eczemas e caspa, a bardana ajuda no tratamento da má digestão, gastrite, prisão de ventre, diabetes, reumatismo, gota, bronquite, cólicas renais e cólicas biliares por causa da sua ação diurética, calmante, cicatrizante, estomáquica e anti-inflamatória. Quer saber como fazer um chá dessa planta medicinal? Confira uma receita de chá com a bardana para cálculos biliares:

Ingredientes:

  • 01 Colher de sopa de raiz de bardana;
  • 01 xícara chá de água.

Saiba como preparar:

Coloque a raiz para ferver junto com a água por aproximadamente 5 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais 10 minutos, para apurar, e escorra com uma peneira. O consumo recomendado é de uma xícara de chá 3 vezes ao dia, entre as principais refeições. Você também pode comer a raiz cozida.

Entre os efeitos colaterais encontram-se aumento da frequência urinária e dos níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos. Mulheres grávidas também não devem ingerir esse chá porque estimula contrações uterinas e podem fazer mal a saúde do bebê.

4. Chá de anis estrelado para cólica intestinal

Uma planta medicinal diurética para tratar gases e distúrbios digestivos

fotografia com zoom

Para quem sofre com diarreias, gases estomacais e outros distúrbios do aparelho digestivo, o chá de anis estrelado pode ser uma alternativa por ter ação anti-inflamatória, anódina, antiespasmódica, diurética, entre outras. Nativa do sudoeste da China e do nordeste do Vietnã, o anis estrelado é rico em ácido xiquímico, cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, propriedades que melhoram cólicas, gases, indigestão, além de tratar pneumonias, reumatismos e constipações decorrentes de gripes e resfriados. Estimulante das células cerebrais, o chá de anis estrelado ainda revitaliza glândulas e órgãos do corpo como cérebro, fígado, pulmões e coração. Interessante, não é mesmo? Conheça um chá com essa semente para cólica intestinal:

Ingredientes:

  • 01 Colher de chá de sementes de anis estrelado;
  • 01 Litro de água.

Saiba como preparar:

Aqueça a água e quando estiver em tempo de ebulição, coloque o anis e deixe ferver por 2 minutos. Desligue o fogo, tampe e abafe a infusão por cerca de 10 minutos. Escorra com uma peneira e tome em seguida. O consumo recomendado é de 2 a 3 xícaras da bebida por dia no máximo.

Mulheres grávidas, em processo de amamentação e crianças só devem fazer uso do anis estrelado com orientação médica. Além disso, pessoas com condições sensíveis a hormônios como câncer uterino, de ovário, de mama e endometriose não devem usar anis estrelado, por causa dos compostos que acentuam essas condições.

5. Chá de Calêndula para cólica menstrual

Analgésica e anti-inflamatória, a calêndula é ótima para cólicas menstruais

o que tomar

Com propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, antialérgicas, antifúngicas, antivirais, analgésicas, calmantes e cicatrizantes, a calêndula ainda é antiabortiva, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida. Rica em óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides, a calêndula é usada no tratamento de problemas de pele como queimaduras, frieiras, acnes, feridas e micoses, além de estimular o fluxo da bile, aliviar problemas gástricos, cólicas menstruais ou menstruação muito intensa e a regulagem hormonal estrogênica. Natural das Ilhas Mediterrâneas, a calêndula pode ser usada tanto externamente quanto internamente, mas para aliviar os sintomas da cólica menstrual, é necessário tomar o chá. Conheça a receita:

Ingredientes:

  • 01 colher de sobremesa de flores de calêndula;
  • 01 xícara de chá de água.

Saiba como preparar:

Ferva a água e desligue o fogo. Coloque a calêndula, tampe e deixe agir por 10 minutos aproximadamente. Escorra e beba em seguida. O recomendado é que comece a tomar esse chá 10 dias antes da menstruação para ter o efeito desejado.

A calêndula não possui efeitos colaterais, mas é recomendado que mulheres grávidas façam uso dessa planta medicinal com prescrição médica.

Gostou das nossas dicas de chás para cólicas? Conhece mais alguma? Conta aqui para a gente!

como saber qual chá você deve tomar

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *