Tudo Sobre o Chá de Coca: Benefícios e Efeitos Colaterais!

Publicidade

Os chás são mais conhecidos como bebidas de inverno, que proporcionam uma sensação de bem estar para o organismo, ajuda a aquecer e além disso lembram das famosas receitinhas de vó, afinal, os chás não são apenas bebidas quentinhas que nos aquecem.

Eles além de trazer esse bem estar para o corpo, proporcionam diversos benefícios para a saúde e ajudam em muitas outras coisas, alguns atuam como diuréticos, o que facilita no processo de emagrecimento, outros agem em áreas específicas do corpo amenizando sintomas e até mesmo prevenindo doenças.

Chá de Coca

São muitas as opções de chás encontrados, hoje eles tem sido cada vez mais introduzidos nas dietas alimentares e no dia – a – dia das pessoas e vão muito além dos chás comuns.

Um dos tipos de chás que possui muitas propriedades e gera um certo tipo de curiosidade nas pessoas é o chá de coca, nativo da América do Sul, as folhas são usadas há muito tempo e foram difundida pelos índios, que viviam na Cordilheira dos Andes.

Chá de Coca

Propriedades Medicinais

propriedades medicinais

A erva é conhecida por conter diversas propriedades e apresenta muitos benefícios por possuir algumas propriedades como: nutrientes, alcaloides, substância vitaminas A, C, E, B2 e B6. Essas propriedades, trazem benefícios para todo o corpo, veja abaixo alguns deles:

  • aumenta a energia: uma das substâncias que a folha de coca tem, a inulina possui um efeito estimulador, que aumenta os níveis de energia no corpo.
  • melhora o sistema imunológico: algumas das vitaminas que fazem a composição do chá de coca possuem propriedades antioxidantes, isso significa que essas vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, fazendo com que doenças sejam evitadas já que o organismo estará mais forte.
  • reduz o risco de doenças cardiovasculares: algumas vitaminas e os antioxidantes que estão presentes na folha de coca ajudam na redução do risco de doenças ligadas ao coração.
  • alivia problemas de altitude: uma das propriedades que fazem com que a folha de coca seja mais conhecida é a de aliviar os sintomas relacionados à altura. Tomando o chá ou até mesmo mastigando a folha de coca, você evita sentir tonturas, náuseas, dor de estômago, diarreias e até mesmo vômitos. Isso acontece porque os componentes das folhas de coca ajudam a captar mais oxigênio, o que melhora o fluxo sanguíneo em altitudes elevadas.
  • ajuda no combate da indigestão: as propriedades que estão presentes nas folhas de coca, quando combinadas, podem ser usadas para aliviar os problemas gastrointestinais, como a indigestão.
  • reduz enjoos: como já mencionado acima, o chá de coca ajuda com problemas digestivos, principalmente nos quadros de enjoo.
  • equilibra os níveis de glicose: as vitaminas e outras propriedades da erva ajudam no controle do nível de glicose no sangue, o que acelera o metabolismo e ajuda na redução de diabetes.
  • emagrece: tomar o chá dessa erva regularmente pode potencializar a queima de gordura, pois seus componentes pode influenciar na quebra dos ácidos graxos. Também é uma opção mastigar a folha, isso pode ajudar a reduzir o apetite.
  • analgésico natural: a folha de coca também propicia um efeito analgésico, que diminui as dores e o cansaço, a erva tem sido usada para essa função há muitos anos.
  • fonte de nutrientes: a erva é rica em nutrientes e vitaminas, o que proporciona mais força para o organismo e deixa o organismo mais saudável.

efeitos colaterais

Efeitos Colaterais

Assim como qualquer tipo de remédio, o chá de coca também possui alguns efeitos colaterais, veja alguns deles:

Os efeitos colaterais que serão mencionados abaixo não acontecem necessariamente em todas as pessoas que consomem a erva, muito pelo contrário, os efeitos colaterais são difíceis de serem percebidos. Isso acontece, quando acontece, em pessoas que possuem uma pré – disposição de desenvolver algum sintoma ou doença específica.

  • abortivo: as mulheres que estão grávidas ou pretendem engravidar, devem evitar consumir o chá de coca pois a folha contém quantidades de cocaína em sua substância que podem causar abortos espontâneos. As mulheres que já deram a luz e estão em período de amamentação também não podem consumir o chá, pois as substâncias contidas nele podem passar para o bebê.
  • acentua os sintomas da asma: a folha de coca pode acentuar as crises de asma, dificultando ainda mais a respiração, por isso que a pessoa que sofre da doença deve evitar consumir o chá.
  • doenças cardíacas: para as pessoas que possuem doenças cardíacas, as substâncias da folha de coca podem potencializar os efeitos e sintomas da doença. Para que não haja nenhum tipo de complicação, o ideal é que quem faz qualquer tipo de controle de doença cardíaca não consuma a folha de coca de nenhuma maneira.
  • aumenta o nível de açúcar: se você possui qualquer tipo de doença que altere os níveis de açúcar do sangue, como a diabetes, deve ficar longe do chá de coca, isso porque as substâncias podem impulsionar o aumento do índice de açúcar no organismo.
  • hipertensão: as substâncias presentes nas folhas de coca podem causar pressão alta em alguns casos, portanto, se uma pessoa for hipertensa esse sintoma pode ser acentuado.

curiosidades

Uma curiosidade é que as folhas de coca são usadas com muita frequência em Machu Picchu, no Peru. Isso porque a altitude da cidade é elevadíssima e ao mastigar a coca ou tomar o chá da erva, os sintomas ficam mais leves e em muitas vezes imperceptíveis.

dos bolivianos

Isso ajuda e muito nos passeios para conhecer toda Machu Picchu, as pessoas são orientada a mastigar uma folha ou tomar uma xícara de chá da erva logo ao chegar, para que as sensações não tomem conta por completo.

Agora que já sabe os benefícios do chá, consuma quando houver necessidade e não hesite em agendar sua viagem para o Peru.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This