Muito comum ao se falar de chás pensar que eles são apenas os mais comuns e conhecidos, como: camomila, erva doce, cidreira, hortelã e etc. Além disso, os chás têm grande fama de serem usados pelos avós e na maioria dos casos para apenas curar doenças. Em partes é isso mesmo, os chás ajudam e muito na recuperação de algumas enfermidades, mas mais que isso, os chás ajudam a preveni-las e vão muito além das doenças, a bebida hoje tem sido muito difundida, pois seus benefícios para corpo e mente tem vindo a tona.

Os chás são muito eficazes em algumas situações, como por exemplo:
- para curar e prevenir enfermidades
- atuando com questões inflamatórias
- age no organismo para acelerar a queima de gordura
- melhora as condições para o emagrecimento
- é um bom calmante natural
- alivia sintomas de algumas doenças forma rápida
E por ai vai, cada tipo de chá possui uma característica específica e a capacidade de ajudar em diversas áreas do corpo ou problemas específicos.
Em relação aos tipos, os chás podem ser ervas medicinais, folhas de flores, frutas, plantas que dão origem a itens de nosso consumo diário (mesmo que não seja como alimento), ou seja, eles podem ser feitos através de muitas coisas, incluindo as menos prováveis, como o alpiste.

Sim, existe chá de alpiste e não é para passarinhos. A semente de alpiste pertence a família das ervas gramíneas, que contém em sua composição química alguns princípios ativos, além de vitaminas, como a E e muita proteína. Além disso, a semente é rica em fibras que ajudam no processo do transito intestinal, na eliminação de toxinas, ajuda e muito no controle do trato urinário, o que contribui para o regulamento de diversas funções do organismo.
Benefícios e Propriedades
Veja agora algumas funções que o chá de alpiste oferece:
- propriedades anti-inflamatórias, por isso, proporciona ao organismo grande capacidade de cura e para recarregar as energias do corpo;
- por ser um anti-inflamatório natural, o chá age diretamente nos órgãos que ajudam na parte diurética e digestiva;
- também é eficaz em disfunções do trato urinário;
- oferece componentes que auxiliam na perda de peso, por isso, é muito usado por pessoas que pretendem emagrecer;
- ajuda a reduzir a retenção de líquido no organismo, fazendo assim com que o inchaço seja aliviado;
- por conta das vitaminas que possui em sua composição natural, o alpiste ajuda a potencializar o crescimento das unhas e cabelo;
- tem ativos que ajudam no tratamento da diabetes;
- também é eficaz no controle da pressão arterial e ajuda a amenizar os sintomas das crises de pressão alta;
- ainda por conta da ação anti-inflamatória, o alpiste ajuda na redução e controle da acne;
- ajuda a tonificar os músculos;
- por possuir antioxidantes em sua propriedades, ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e desgaste da pele.
No geral, o alpiste ajuda e muito toda a parte gástrica, digestiva, aliviando o inchaço e contribuindo para a manutenção da dieta e redução de gordura.
Por ter esses ativos e ainda ser muito forte em sua função anti-inflamatória, o alpiste é muito procurado por quem precisa eliminar gordurinhas indesejadas, ajudando também no controle dos órgãos que são responsáveis pelo trato digestivo e urinário (para evitar a retenção de líquidos).

Receitas Passo a Passo
Agora que você já sabe quais as funções do chá, veja como você pode prepará-lo e como consumir a bebida.
Modo de preparo do chá:
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 2 colheres de semente de alpiste
- 1 canela em pau
Preparo:
Em uma panela ou chaleira, junte a água com as sementes de alpiste e a canela e leve ao fogo para ferver por volta de 5 minutos. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe a infusão em descansando por mais 10 minutos. Em seguida, coe e beba.
É muito importante não adoçar, nem com açúcar, adoçante ou mel. A adição de açúcar atrapalha a ação enzimática da semente.

Como ingerir o chá
Uma boa sugestão para consumir o chá durante o dia é dividir em 3 xícaras, para que o uso não seja excessivo mas que consiga ser absorvido pelo organismo para fazer o efeito esperado, por isso, você pode optar por dividir da seguinte forma:
- 1 xícara um pouco antes do almoço (1h antes aproximadamente)
- 1 xícara após o almoço
- 1 xícara após o jantar
DICAS GERAIS:
Além do chá, o alpiste pode ser consumido de diversas formas, como: incrementando a semente em massas (frescas de preferência, aquelas que você pode preparar em casa, como pães por exemplo), saladas (salpicando por cima) e para fazer farinha (moendo as sementes). Essa variação permite uma utilização mais abrangente do alpiste e faz com que você tenha outras opções de utilização e aproveitamento da erva.
Outro ponto forte dessa sementinha poderosa é que há muita proteína em sua composição, por isso, ela equivale a um pedaço de carne. Essa dica é válida para os vegetarianos, que encontram uma fonte de reposição de proteína.

❤️Seus amigos estão gostando:
Lembre-se que mesmo com todas as dicas e sugestões mencionadas é importante que você faça acompanhamento com um médico e tenha atenção caso surja alguma reação não esperada em relação ao chá ou consumo da erva.
Além do acompanhamento médico mencionado acima, o chá terá seu efeito potencializado e os efeitos serão melhor atingidos e visualizados se houver uma combinação entre o consumo do chá, com uma boa alimentação, bons hábitos no dia – a – dia e com a prática frequente de exercícios.
Por isso, sempre mantenha os bons hábitos que tanto os objetivos estéticos como a saúde terão benefícios percebidos e significativos.

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por chás.