11 Benefícios INCRÍVEIS do Chá de Alpiste + Receita Como Fazer

Publicidade

Muito comum ao se falar de chás pensar que eles são apenas os mais comuns e conhecidos, como: camomila, erva doce, cidreira, hortelã e etc. Além disso, os chás têm grande fama de serem usados pelos avós e na maioria dos casos para apenas curar doenças. Em partes é isso mesmo, os chás ajudam e muito na recuperação de algumas enfermidades, mas mais que isso, os chás ajudam a preveni-las e vão muito além das doenças, a bebida hoje tem sido muito difundida, pois seus benefícios para corpo e mente tem vindo a tona.

Chá de Alpiste

Os chás são muito eficazes em algumas situações, como por exemplo:

  • para curar e prevenir enfermidades
  • atuando com questões inflamatórias
  • age no organismo para acelerar a queima de gordura
  • melhora as condições para o emagrecimento
  • é um bom calmante natural
  • alivia sintomas de algumas doenças forma rápida

E por ai vai, cada tipo de chá possui uma característica específica e a capacidade de ajudar em diversas áreas do corpo ou problemas específicos.

Em relação aos tipos, os chás podem ser ervas medicinais, folhas de flores, frutas, plantas que dão origem a itens de nosso consumo diário (mesmo que não seja como alimento), ou seja, eles podem ser feitos através de muitas coisas, incluindo as menos prováveis, como o alpiste.

sementes

Sim, existe chá de alpiste e não é para passarinhos. A semente de alpiste pertence a família das ervas gramíneas, que contém em sua composição química alguns princípios ativos, além de vitaminas, como a E e muita proteína. Além disso, a semente é rica em fibras que ajudam no processo do transito intestinal, na eliminação de toxinas, ajuda e muito no controle do trato urinário, o que contribui para o regulamento de diversas funções do organismo.

Benefícios e Propriedades

Veja agora algumas funções que o chá de alpiste oferece:

  • propriedades anti-inflamatórias, por isso, proporciona ao organismo grande capacidade de cura e para recarregar as energias do corpo;
  • por ser um anti-inflamatório natural, o chá age diretamente nos órgãos que ajudam na parte diurética e digestiva;
  • também é eficaz em disfunções do trato urinário;
  • oferece componentes que auxiliam na perda de peso, por isso, é muito usado por pessoas que pretendem emagrecer;
  • ajuda a reduzir a retenção de líquido no organismo, fazendo assim com que o inchaço seja aliviado;
  • por conta das vitaminas que possui em sua composição natural, o alpiste ajuda a potencializar o crescimento das unhas e cabelo;
  • tem ativos que ajudam no tratamento da diabetes;
  • também é eficaz no controle da pressão arterial e ajuda a amenizar os sintomas das crises de pressão alta;
  • ainda por conta da ação anti-inflamatória, o alpiste ajuda na redução e controle da acne;
  • ajuda a tonificar os músculos;
  • por possuir antioxidantes em sua propriedades, ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e desgaste da pele.

No geral, o alpiste ajuda e muito toda a parte gástrica, digestiva, aliviando o inchaço e contribuindo para a manutenção da dieta e redução de gordura.

Por ter esses ativos e ainda ser muito forte em sua função anti-inflamatória, o alpiste é muito procurado por quem precisa eliminar gordurinhas indesejadas, ajudando também no controle dos órgãos que são responsáveis pelo trato digestivo e urinário (para evitar a retenção de líquidos).

passo a passo

Receitas Passo a Passo

Agora que você já sabe quais as funções do chá, veja como você pode prepará-lo e como consumir a bebida.

Modo de preparo do chá:

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de semente de alpiste
  • 1 canela em pau

Preparo:

Em uma panela ou chaleira, junte a água com as sementes de alpiste e a canela e leve ao fogo para ferver por volta de 5 minutos. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe a infusão em descansando por mais 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

É muito importante não adoçar, nem com açúcar, adoçante ou mel. A adição de açúcar atrapalha a ação enzimática da semente.

como ingerir

Como ingerir o chá

Uma boa sugestão para consumir o chá durante o dia é dividir em 3 xícaras, para que o uso não seja excessivo mas que consiga ser absorvido pelo organismo para fazer o efeito esperado, por isso, você pode optar por dividir da seguinte forma:

  • 1 xícara um pouco antes do almoço (1h antes aproximadamente)
  • 1 xícara após o almoço
  • 1 xícara após o jantar

DICAS GERAIS:

Além do chá, o alpiste pode ser consumido de diversas formas, como: incrementando a semente em massas (frescas de preferência, aquelas que você pode preparar em casa, como pães por exemplo), saladas (salpicando por cima) e para fazer farinha (moendo as sementes). Essa variação permite uma utilização mais abrangente do alpiste e faz com que você tenha outras opções de utilização e aproveitamento da erva.

Outro ponto forte dessa sementinha poderosa é que há muita proteína em sua composição, por isso, ela equivale a um pedaço de carne. Essa dica é válida para os vegetarianos, que encontram uma fonte de reposição de proteína.

dicas gerais

Lembre-se que mesmo com todas as dicas e sugestões mencionadas é importante que você faça acompanhamento com um médico e tenha atenção caso surja alguma reação não esperada em relação ao chá ou consumo da erva.

Além do acompanhamento médico mencionado acima, o chá terá seu efeito potencializado e os efeitos serão melhor atingidos e visualizados se houver uma combinação entre o consumo do chá, com uma boa alimentação, bons hábitos no dia – a – dia e com a prática frequente de exercícios.

Por isso, sempre mantenha os bons hábitos que tanto os objetivos estéticos como a saúde terão benefícios percebidos e significativos.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This