Para Que Serve Chá de Alfazema? Emagrece? Engorda? Receitas!

Publicidade

Os chás tem sido muito procurados atualmente, isso porque hoje a medicina alternativa é cada vez mais aceita e os benefícios muito difundidos entre as pessoas. Além disso existem muito mais influenciadores do que tempo atrás, são as nutricionistas, médicos, blogueiras e por ai vai. Todos esses através da internet e seus blogs, posts e vídeos tem a capacidade de atingir milhares de pessoas com suas dicas e sugestões.

flores de jardim

Em todas essas maneiras, o chá é abordado como uma bebida que possui várias funções:

  • de apenas aquecer no frio, porque um chazinho sempre vai bem;
  • ação diurética, que ajuda a eliminar gorduras através da contenção da retenção de líquido;
  • ação termogênica, os agentes das ervas desses chás combinados com outras especiarias ajudam a acelerar o metabolismo e com isso estimular a queima de gordura;
  • função medicinal, que ajuda a curar ou a melhorar de certos sintomas e doenças, como por exemplo: resfriados, dores de barriga, problemas no trato urinário e regiões íntimas;
  • ações no sentido emocional, como por exemplo os chás que possuem propriedades relaxantes, que acalmam e estimulam o sono.

saiba tudo sobre

Por conta de todas essas funções os chás são coringas e cada vez mais ervas, flores, frutos, especiarias e derivados são estudados para um potencializar o efeito do outro. Uma dica de chá que vem lá das antigas mas nunca é esquecido é o chá de alfazema. Ele pode ajudar de inúmeras formas , isso porque a alfazema é uma planta medicinal e que possui diversas propriedades em sua composição, veja algumas delas:

* analgésica; * antirreumática; * antiinflamatória; * anticonvulsiva; * antisséptica; * antimicrobiana; * antidepressiva; * calmante; * cicatrizante; * diurética; * descongestionante; * relaxante muscular; * sedativa e entre muitas outras.

Veja dicas de como usar essa planta como chá é obter benefícios para seu organismo.

A alfazema pode ser facilmente em casas de ervas, mercados e feiras, o que facilita o consumo do chá.

principais benefícios

Benefícios e Propriedades

Indo mais a fundo e sendo mais específico, o chá de alfazema pode ajudar no tratamento de alguns problemas, como:

  • sistema nervoso: ajuda a controlar a ansiedade, angústia e agitação.
  • pele: a erva pode trazer benefícios em vários aspectos no que se diz respeito a pele, pois pode ajudar com alergias, picadas de insetos, acne, dermatite, abcessos, queimaduras, feridas e eczemas, além de limpar, acalmar e amaciar a pele.
  • músculos: ajuda e muito na exaustão física e no cansaço, pois relaxa os músculos.
  • sono: a alfazema ajuda a melhorar a qualidade do sono.
  • cabeça: evita e ameniza as crises de enxaquecas e espasmos e também ajuda em casos de vertigens.
  • sistema digestivo: a erva ajuda a controlar o excesso de gases e também alivia outros problemas gástricos, como as dores de estômago, enjoos, náuseas, crises de fígado e baço.
  • respiração: doenças como asma, sinusite, bronquite, resfriados e gripes em geral podem ter seus sintomas amenizados usando o chá de alfazema.
  • circulação: eficaz nos casos de má circulação e hipotensão arterial.
  • reumatismo: atua aliviando os sintomas de doenças reumáticas (artrites, contusões, etc).
  • trato urinário: a alfazema também é grande aliada nas disfunções do trato urinário e para as mulheres, ajuda bastante durante o período menstrual.
  • coração: a erva também age em alguns casos de problemas cardíacos, aliviando os sintomas.
  • aromaterapia: claro que uma flor tão cheirosa não podia deixar de ter essa função, o seu cheiro pode ajudar em casos de estresse, já que relaxa, acalma e promove o sono.

Isso tudo acontece pois a alfazema possui princípios ativos que são potencializados ao fazer o chá, nesses princípios estão distribuídas todas as funções citadas acima, cada um é responsável por um benefício que a alfazema pode trazer.

Chá de Alfazema

O chá é muito usado para crises de dores de cabeça, enjoos, insônia, cólicas e flatulências, isso porque ele possui rapidez na ação de sintomas mais simples.

receitas

Receita Passo a Passo

Veja como fazer o chá dessa erva:

Ingredientes:

– 70 g de flores de alfazema – 1 L de água

Modo de preparo:

Em uma panela coloque a água e deixe ferver.

Após levantar fervura, coloque as flores e deixe fervendo junto por aproximadamente 5 minutos.

Em seguida, retire do fogo e deixe a infusão em descanso por mais alguns minutos (de 15 a 20).

Depois é só coar e beber.

outras formas de usar

Apesar do chá ser uma das formas mais fáceis de consumir a erva, você pode usá-la com os mesmos benefícios em outras situações, como os banhos, compressas e óleos:

– Banho quente de alfazema

Esse banho irá relaxar os músculos e o corpo, trazendo tranquilidade e calma. Para prepará-lo, você deve ferver um pouco de água, o suficiente para que você possa jogar no seu corpo e depois de fervida a água, acrescente as flores ou até mesmo o óleo.

– Compressa e massagem

Mais uma opção que faz ajuda bastante no relaxamento do corpo e no alívio de algumas dores. Para realizar a compressa, você deve misturar duas ou três colheres de sopa em 1 litro de álcool. A mistura é antisséptica e cicatrizante, no caso de dores articulares ou musculares, ocorre o alívio da dor.

Gostou das dicas? Como você prepara o seu? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This