Chás para Enxaqueca (Crônica, Menstrual, na Gravidez)

Dores são sempre terríveis, ainda mais aquelas que parecem que não passam nunca e causam outros diversos incômodos além da dor já sentida. Um exemplo claro para esse tipo de desconforto, é a famosa enxaqueca.
Algo congênito, de difícil cura e que a cada dia que passa muitas e muitas pessoas tem desenvolvido, isso se dá por conta dos hábitos e costumes de hoje em dia.

Antigamente as pessoas provavelmente também tinham todos esses problemas, porém em proporções diferentes, por conta de todos os hábitos da época. Todos sabemos que os remédios eram muito mais naturais do que os que usamos hoje em dia.

Por isso, em alguns casos de doenças ou problemas congênitos e que exigem cuidados em crises, que podem ser diárias e na maioria das vezes “atacar” várias vezes ao dia, é válido intercalar os medicamentos comuns, prescritos por médicos com outras formas de alívio de dores naturais, isso porque muitas pessoas optam por não se “entupirem” de remédios sempre.

Falando de enxaqueca e métodos naturais, encontramos alguns chás, que são nossas queridinhas receitas de vó e que conseguem sim aliviar os sintomas. Vejam!

1) Chá de laranja

A laranja possui grande teor de vitamina C, por isso, mais que tomar no momento da crise, é ideal que o chá seja tomado com certa frequência, para elevar os níveis da vitamina no organismo, o que fortalecerá o sistema imunológico e consequentemente protege o organismo da enxaqueca.

Separe 2 laranjas, 300 ml de água e mel (a gosto).

Descasque as laranjas, coloque as cascas em um recipiente com a água e deixe ferver por 5 minutos. Enquanto a água ferve, esprema as laranjas e reserve. Assim que a água estiver morna, misture-a com o suco das laranjas, coe e adoce com o mel. Beba ainda morno e durante o dia, dividindo em várias doses.

2) Chá de hortelã

A hortelã é uma erva procurada para amenizar diversos problemas, no caso da enxaqueca, ela é eficaz pois possui óleos com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, isso alivia muito as dores.

Para fazer o chá, será necessário 10 folhas de hortelã e 200 ml de água.

Junte as folhas na água e coloque para ferver, o ideal é deixar de 3 a 5 minutos. Após esse período, coe o chá e adoce. É importante que o chá seja tomado logo em seguida.

3) Chá de gengibre, limão e hortelã

O gengibre, muito usado também para outras finalidades, contém as mesmas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que o hortelã, por isso a combinação dos dois é uma boa. O limão entra nessa mistura pois desintoxica o nosso organismo, que no caso da enxaqueca é um aliado, pois as dores causam desconfortos abdominais, enjoos e náuseas.

Para fazê-lo, você vai precisar de 1 L de água, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 3 rodelas de limão e 1 colher de sopa de hortelã picada.

Coloque o gengibre para ferver com a água e após levantar fervura, deixe descansando por uns 5 minutos e desligue o fogo. Acrescente a hortelã e o limão e tampe o recipiente. Assim que o chá estiver morno tome uma xícara e o restante da bebida, tome durante o dia.

4) Chá de camomila

A camomila é um ótimo relaxante muscular que alivia as tensões, o que é fator que muitas vezes ajuda a desenvolver ou piorar uma crise de enxaqueca. Ele é muito bom em aliviar as dores de cabeça.

Para fazê-lo, separe 1/2 L de água e um punhado da erva. Misture a camomila na água e leve ao fogo até pegar fervura. Após 10 minutos de infusão, deixe ficar morno, coe e beba em seguida.

5) Chá de sementes

As sementes de citrino, são consideradas remédios naturais que atuam diretamente contra as dores de cabeça, sejam elas mais leves ou enxaquecas, isso pois as sementes possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Para prepará-lo separe 10 sementes de laranja 10 sementes de tangerina e 10 sementes de limão.
As sementes devem estar em pó para preparar o chá. Para fazer isso, coloque todas as sementes no forno, deixe-as secar e depois de frias bata todas juntas no liquidificador, por alguns minutos. Após trituradas, coloque 1 colher de sopa do pó das sementes em água fervente, mexa até ficar homogêneo e beba ainda morno. É importante tomar 1 xícara antes das refeições.

6) Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é um dos mais procurados para diversas situações, seja para apenas tomar um chazinho ou para aliviar algum problema. A erva possui como benefícios desde melhorar distúrbios do sono, problemas digestivos, dores de cabeça, cólicas menstruais e ainda ajuda a promover bem-estar e tranquilidade.

Para preparar o chá, separe 1 xícara de chá de água e 3 colheres de sopa da erva.

Coloque a água para ferver e após levantar fervura, adicione a erva doce. Deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos. Depois disso, coe e beba chá durante o dia, divida entre 3 a 4 xícaras.

Um grande ponto positivo dos chás é que todos são de fácil preparo, são gostosos e são benéficos para diversas situações. Uma dica para os chás que devem ser tomados durante o dia é mantê-los em garrafas térmicas, para conservar a temperatura ideal.

Além dos chás, existem outras formas de aliviar as dores das crises:

  • faça compressas com bolsas de água gelada
  • coloque fatias de batatas frescas na testa e amarre com uma faixa ou atadura. As batatas irão “chupar” a dor, o ideal é que isso seja feito antes de dormir, deixando as batatas durante toda a noite
  • reduza os índices de café (evitando a ingestão de café, chocolates e derivados)
  • durma bem
  • evite grandes exposições ao barulho e locais com grande incidência de luz

Lembrando que independente de combinar os chás com bons hábitos e com os medicamentos, é muito importante que ao ter crises recorrentes um médico seja procurado. Enxaquecas podem ser sinais de várias coisas, incluindo hereditariedade e estresse.

O que você achou dos chás? Qual dos chás sugeridos você gosta mais? Qual você sugere ao nosso leitor? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)