Chá para Colesterol Alto e Ruim: Receita Passo a Passo

Publicidade

Depois da água, você sabia que é o chá a bebida mais consumida por todo o mundo? E a ciência vem explorando os potenciais benéficos dos chás. Toda semana, pipocam mais estudos provando ou refutando alguns dos ditos benefícios do chá.

Chá para colesterol!

Os chás mais tomados pelo mundo vem da camellia sinensis, uma erva utilizada para fazer os principais chás: chá verde, chá preto e chá oolong. Destes três, o mais conhecido, principalmente por aparecer bastante nas reportagens de TV e nas revistas de saúde, é o chá verde, que já foi muito utilizado na medicina mais antiga para curar e precaver diversas doenças.

A principal vantagem do chá verde é que ele não passa por tanto processamento quanto outras ervas, como o processo de fermentação, que neste chá dura pouco tempo, evitando que se perca parte de seus antioxidantes.

Atualmente, fala-se muito no chá verde para reduzir o colesterol.

Mais saúde!

Mas como acontece isso?

Não há nenhum estudo (até onde eu pesquisei) que prove que o chá verde reduza o colesterol. Mas há muitos estudos relacionando a catenina com a redução do colesterol. E o chá verde é rico em catenina. E como funciona a catenina? Ao que a ciência aponta, ele intensifica um receptor conhecido como LDL, localizado no fígado, que reduz a absorção do colesterol no intestino. Mas esta redução é significativa? Um estudo mostrou que reduziu em até 11,3%. Para tal, foi utilizada grandes ingestões de chá verde.

Tome quente!

Mas só isso? Não sabemos! Há estudos que mostram que pode reduzir em até 40%.  Então o chá verde realmente reduz o colesterol? Na ciência, pouca coisa é definitiva. Há estudos com até seis xícaras de chá verde por dia que não se mostraram eficazes na redução do colesterol. Mas muitas das variáveis presentes nestas amostragens são incontroláveis. Portanto, não podemos afirmar e nem negar com certeza, como tudo na ciência, como foi supracitado.

Mude sua alimentação!

E outros chás? Há alguma investigação com o chá preto e o chá oolong e suas relações com a redução do colesterol. Como eles também tem catenina, embora em quantidade um pouco menor, eles também podem ajudar a reduzir o colesterol.

Reduzindo colesterol!

Há muitos estudos. O que podemos concluir é que vale a pena tentar. Claro que não é uma bebida mágica que vai reduzir o seu colesterol com tudo. Também é verdade que possa ser que ele não reduza. Não custa tentar!

Chá para colesterol!

Se você quer buscar por certezas. Coloque o chá verde na sua dieta e passe a medir seu colesterol antes e após a inclusão do chá. Então você vai saber se realmente funcionou no seu caso. Você pode usar um dos três chás abaixo:

  1. Chá Verde;
  2. Chá Preto;
  3. Chá Oolong;

É importante sempre consultar um nutricionista. Este artigo é informativo e não nos responsabilizamos pelas informações aqui apresentadas. Refletem apenas uma percepção de alguns apontamentos dados pela ciência a respeito dos chás e o colesterol.

Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)